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Biblioteca Universitária

A Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Rondonópolis é a unidade responsável pela organização e disponibilização do acervo institucional e tem como principal objetivo auxiliar a comunidade acadêmica (estudantes, professores e pessoal técni­co-administrativo) no processo de formação científica e profissional. Atualmente, os serviços de informação oferecidos à comunidade acadêmica são:

 

  • Empréstimo de obras;
  • Renovação de obras (presencial e online);
  • Reserva de materiais online;
  • Consulta local ao acervo;
  • Consulta no catálogo eletrônico;
  • Laboratório de informática com 28 computadores (disponível também para a comunidade externa);
  • Internet sem fio;
  • Orientação no acesso às fontes de informação eletrônicas;
  • Treinamento de usuário;
  • Visitas orientadas.


REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

A biblioteca atenderá em regime de plantão de segunda a sexta-feira das 07h às 11h e das 18:30h às 20:30h.

O atendimento será exclusivamente para empréstimo e devolução.
Não será permitida a permanência de usuário no interior da Biblioteca.
Mais informações através do e-mail biblioteca@ufr.edu.br ou wattsapp (66) 3410-4032.

 

As instalações da Biblioteca Universitária compreendem uma área construída total de 1.210.80 m², subdividida nas seguintes instalações: Área de recepção com guarda-volumes, Setor de atendimento ao usuário, Acervo bibliográfico, Sala de treinamento de usuário, Laboratório de informática, Sala para estudo em grupo, Cabines para estudo individual, Setor de Processamento Técnico, Sala do Centro de documentação do Grupo de pesquisa ALFALE/PPGEdu e uma área que futuramente será instalado o Setor de Preservação de Acervos em parceria com o curso de Biblioteconomia.

Em 2018, o acervo de livros totaliza 24.434 títulos e 75.465 exemplares, distribuídos entre: Acervo Geral, composto por livros científicos; Coleção de Referência (enciclopédias, dicionários, catálogos); Coleção Mato Grosso e Coleção de livros em Braille.

Além deste acervo geral, há o acervo de Trabalhos Acadêmicos em formato impresso defendidos até o segundo semestre de 2018. Atualmente, as monografias de graduação e especialização latu sensu são depositadas na Biblioteca Digital de Monografias (http://bdm.ufmt.br) e as dissertações e teses no Repositório Institucional – RI (http://ri.ufmt.br/), tendo seu acesso somente em formato digital.

O acervo da Biblioteca Universitária pode ser consultado na página http://www.biblioteca.ufmt.br, que possibilita também, a busca integrada à outras bases de dados científicas. O acervo é de livre acesso à comunidade interna e externa. Entretanto, o empréstimo de obras é exclusivo para aqueles que possuem algum vínculo institucional.

  • Aluno de graduação e pós-graduação: Apresentar um documento com foto e preencher a ficha cadastral. Alunos com o cadastro vencido devem apresentar planilha de horário para renovar o cadastro.
  • Docentes e técnicos-administrativos: Apresentar comprovante de vínculo (comprovação por holerite).
  • Docentes substitutos: Apresentar declaração emitida pela coordenação do curso, matrícula SIAPE e a data de vigência do cadastro ou cópia de seu contrato.
  • Funcionários terceirizados: Apresentar declaração do vínculo emitida pelo fiscal de contrato da empresa.
  • Aluno de graduação, técnicos-administrativos, funcionários terceirizados e aposentados: 3 obras pelo prazo de 15 dias corridos.
  • Aluno de pós-graduação e docentes: 5 livros pelo prazo de 20 dias corridos.
  • Empréstimo especial: o material deve ser devolvido até 21:30h do mesmo dia. A não devolução no prazo estipulado implica em 7 dias de suspensão por dia de atraso.

Para pesquisar o acervo físico da Biblioteca da UFR o usuário pode acessar o catálogo eletrônico em qualquer computador com acesso a internet

 

Como a Biblioteca da UFR ainda está compartilhando o sistema de gestão de bibliotecas da UFMT, o usuário deverá selecionar a Unidade de Informação “Câmpus Universitário de Rondonópolis” e escolher a “Biblioteca Regional” para que retornem apenas os títulos do acervo da UFR. As buscas podem ser feitas por “Título, Autor, Assunto” entre outras possibilidades.

 

No caso de retorno positivo da obra desejada, o usuário poderá verificar o número de exemplares da obra e a disponibilidade para empréstimo clicando sobre a aba EXEMPLARES localizada abaixo do título.

 

Aparecerá a tela com as informações dos exemplares: total de exemplares, quantos estão disponíveis e/ou emprestados.

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE!

O exemplar da Coleção de Reserva é o exemplar que fica permanente na biblioteca. Eles estão identificados com uma tarja vermelha e com a escrita RESERVA na etiqueta do livro.

Este material pode ser emprestado mediante a realização de “empréstimo especial”, e deve ser devolvido no mesmo dia, sujeito a multa de 7 dias por dia de atraso.

Após a pesquisa anote o “número de chamada” para conseguir localizar os livros na estante.

Dica de como anotar o número de chamada:

611(084.4)

S677a

21. ed.

Poderão ser reservados somente os livros que não disponham de exemplar para empréstimo na Biblioteca da UFR e que o usuário já não esteja de posse de um exemplar da mesma obra em seu cadastro no momento da reserva.

Esse procedimento pode gerar uma fila, se houver mais de uma reserva para uma mesma obra. Assim, terá sempre preferência o primeiro usuário que tiver reservado a obra, a fila será controlada automaticamente pelo sistema.

 

COMO REALIZAR UMA RESERVA

 

1) Após localizar a obra no catálogo on-line da biblioteca, clique sobre o título para verificar os detalhes da obra e se existem exemplares disponíveis para empréstimo:

 

2) No exemplo acima, após clicar na aba “Exemplares”, vimos que o único exemplar está emprestado. Por isso, iremos realizar a reserva de um exemplar dessa obra, para que seja possível emprestá-la assim que estiver disponível. Para tanto, basta apenas clicar em “Reserva”, conforme ilustrado abaixo:

 

3) Após clicar em “Reserva”, aparecerá uma pequena janela para que o usuário informe seu número de matrícula na biblioteca e sua senha de empréstimo. Observe que ao informar seu número de matrícula, automaticamente o sistema apresenta o nome do usuário, mas a reserva só pode ser concluída mediante o uso da senha pessoal. Após informar o número de matrícula e a senha, basta clicar em “Confirmar”.

 

4) Pronto! Na tela seguinte aparecerá a confirmação de que a reserva foi concluída:

 

COMO VERIFICAR SE O LIVRO ESTÁ MESMO RESERVADO?

 

Para verificar se o livro está mesmo reservado, bem como se já foi devolvido para que possa ser emprestado, basta que o usuário utilize o “Acesso Usuário”, disponível na página do catálogo on-line da biblioteca (www.biblioteca.ufmt.br), ou seja, no mesmo local onde pode consultar os livros que estão emprestados e efetuar renovações de empréstimos:

Após clicar em “Acesso Usuário”, na tela seguinte, informe seu número de matrícula e senha de empréstimo e depois clique em “Acessar”:

Quando conectar na página personalizada, clique em “Reserva”, e será possível verificar a obra reservada. Caso nenhum exemplar da referida obra ainda não tenha sido devolvido à biblioteca, o Status da Reserva apresentará a informação: “Aguardando”.

 

COMO SABER SE ALGUM EXEMPLAR DO LIVRO RESERVADO JÁ FOI DEVOLVIDO À BIBLIOTECA?

 

Quando o primeiro exemplar da obra reservada for devolvido à Biblioteca e o usuário for o primeiro da fila de reservas, o Status da Reserva informará que a obra está “Disponível” e o usuário poderá emprestá-la na biblioteca.

A partir da data da devolução, o usuário terá 24 horas para fazer o empréstimo do exemplar na Biblioteca. Caso não retire a obra nesse prazo, a reserva será automaticamente cancelada e o livro devolvido ao acervo ou encaminhado ao próximo usuário da fila de reserva.

Durante o período em que a obra estiver na biblioteca, aguardando que o usuário que a reservou venha emprestá-la, ou seja, no prazo de 24 horas após a devolução, nenhum outro usuário poderá emprestar o exemplar, senão aquele que o reservou primeiro, pois o sistema bloqueia automaticamente o empréstimo para outros usuários.

Para retirar a obra reservada, o usuário deverá procurar o setor de empréstimos e informar os dados do livro, como título e nome do autor, para que o funcionário da biblioteca o localize entre as demais obras reservadas para efetuar o empréstimo.

 

O usuário pode renovar o material até duas vezes através do MEU PERGAMUM ou presencialmente na biblioteca com o material em mãos.

Para renovar o empréstimo, acompanhar a reserva de obras, verificar o histórico de empréstimos, entre outras funcionalidades, utilize o “Meu Pergamum”, disponível na parte superior do Catálogo.

 

 

Ao clicar em MEU PERGAMUM, abrirá uma nova tela onde deverão ser preenchidos o campo “Matrícula”, ou seja, o código de sua inscrição na biblioteca (RGA, SIAPE, CPF), variando conforme a categoria de usuário cadastrado na biblioteca, e a sua senha pessoal utilizada na biblioteca.

Ao conectar no MEU PERGAMUM, do lado esquerdo da tela aparecem os menus onde o usuário poderá encontrar diversas opções, sendo a primeira referente a “Renovação”. Ao clicar em renovação serão apresentadas ao usuário as informações das obras que estão emprestadas em seu nome. Selecione a(s) obra(s) que deseja efetuar a renovação e clique no ícone “Renovar”. Após este comando surgirá uma janela com as informações de confirmação se as obras foram ou não renovadas. Se o usuário quiser, poderá enviar para seu e-mail a confirmação de renovação, ou mesmo imprimir a confirmação caso tenha acesso a uma impressora. O usuário poderá renovar cada obra emprestada por até 02 (duas) vezes consecutivas, exceto se alguma delas estiver reservada para outro usuário.

 

  • Não é permitida a entrada com alimentos e bebidas (exceto água).
  • Esta medida é necessária para a conservação do acervo e dos espaços da biblioteca.
  • Ao chegar na biblioteca, bolsas, mochilas, sacolas, cases e pastas devem ser guardadas no guarda-volume.
  • Para isso, realize o empréstimo de um armário pelo período de 6 horas.
  • Após esse período, o usuário que não renovar o empréstimo do armário ficará suspenso de empréstimo de LIVROS.
  • A suspensão de armários equivale a multiplicação de cada hora de atraso por 2 dias de suspensão de LIVROS. (POR EXEMPLO: ATRASO DE 2 HORAS = 4 DIAS SUSPENSO).
  • A perda/extravio da chave implica em reposição de cadeado ou cópia de chave (conforme modelo de cadeado). Nestes casos, informar-se com um funcionário da biblioteca.
  • A utilização do laboratório é de uso exclusivo dos estudantes e pessoas com vínculo com a instituição, sendo que 2 (dois) computadores são destinados à comunidade externa para fins de pesquisa e estudo;
  • Não é permitido ao usuário consumir qualquer tipo de alimento ou bebida no interior do laboratório;
  • Manter a ordem e o silêncio necessários para o desenvolvimento das atividades acadêmicas;
  • Ao constatar o mau funcionamento de equipamento ou software, informar à Supervisão da Biblioteca;
  • Ao utilizar os computadores do laboratório, o usuário deverá gravar seus trabalhos em mídias próprias. A Biblioteca não se responsabilizará pela integridade dos arquivos deixados nos equipamentos de uso coletivo;
  • É proibida a alteração de qualquer tipo de configuração dos equipamentos no laboratório, tais como: cabo de rede, cabo de vídeo, mudança do local dos computadores, instalação e remoção de softwares, etc.;
  • Proibições: instalar e/ou executar JOGOS nos computadores dos laboratórios, acessar sites que contenham conteúdo pornográfico, redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas e utilizar programas hackers; A violação de algum dos itens que constam nas Políticas de utilização da internet, intranet e ativos de informática poderá resultar em:
  • Suspensão de uso do laboratório;
  • Pena disciplinar prevista no Regimento Discente, observadas as normas pertinentes.
  • A BDM é um serviço de informação que visa o armazenamento, preservação e disseminação da produção intelectual dos discentes de graduação e especialização. O seu conteúdo está disponível publicamente e, por estar amplamente acessível, proporciona maior visibilidade e impacto da produção acadêmica da instituição. O autor de um trabalho disponibilizado na BDM pode acompanhar as estatísticas de downloads e consultas.
  • Para acessar as coleções da UFR:

https://bdm.ufmt.br/handle/1/5

NORMAS PARA O DEPÓSITO DE MONOGRAFIAS NA BDM

  • Para que um Trabalho de Conclusão de Curso seja depositado na BDM é necessário que o aluno entregue em sua unidade acadêmica:
  1. O arquivo digital (PDF) do seu trabalho em texto completo;
  2. O arquivo digital (PDF) dos termos de autorização do autor e do orientador, preenchidos e assinados.
  • A unidade acadêmica é responsável por conferir os arquivos e enviar à Biblioteca todos os trabalhos e termos (tanto de Graduação quanto de Especialização lato sensu), de uma única vez, da seguinte maneira:
  1. Iniciar processo no Sistema Eletrônico de Informações – SEI! ;
  2. Tipo do processo: TRABALHO DE CURSO DE GRADUAÇÃO – TC;
  3. Gerar “Ofício” contendo o nome dos autores dos trabalhos anexados;
  4. Anexar os arquivos dos trabalhos renomeados como “TCC + Nome do autor”;
  5. Anexar os arquivos das autorizações do autor e do orientador renomeados como “Autorizações + Nome do Autor”;
  6. Enviar para a Unidade SEI! Supervisão da Biblioteca (CUR – Supervisão da Biblioteca).
  • Observações importantes:
  1. Os termos de autorização não devem ser anexados ao TCC;
  2. Os modelos dos termos estão em:

http://bdm.ufmt.br/docs/Termo_de_autorizacao_%20do_autor_BDM.pdf
http://bdm.ufmt.br/docs/Declaracao_do_orientador_BDM.pdf

  • Dúvidas, por gentileza, contate-nos pelo telefone (66) 3410-4030 ou whatsapp (66) 3410-4032.

Buscando atender as necessidades dos alunos dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) que estão concluindo suas Teses e Dissertações, indicamos o sistema para elaboração de Fichas Catalográficas desenvolvido pela UFMT. Salienta-se, no entanto, que esta Ficha Catalográfica será gerada de acordo com as informações digitadas pelos usuários do sistema, sendo de sua inteira responsabilidade as informações apresentadas na mesma.

O sistema tem a função de gerar as fichas catalográficas nos padrões de catalogação exigido pelo Código de Catalogação Anglo-Americano – AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules, Second Edition). Porém, a forma como o aluno digitar as informações nos campos do sistema implicará no resultado final da apresentação da ficha.

Informamos ainda que nesta modalidade de confecção de ficha catalográfica, não será gerada a classificação de assunto da obra, apenas a classificação de Cutter (classificação de autor). Os descritores da ficha também poderão não estar corretos pela falta de conhecimento em indexação por parte do usuário, pois os termos descritores serão apresentados na forma digitada pelo usuário.

Recomendamos que antes de preencher os dados para elaboração da ficha catalográfica, veja este tutorial que informa os procedimentos e apresenta dicas e exemplos de como preencher o formulário para que a ficha seja criada da forma mais correta possível.

SISTEMA DE ELABORAÇÃO DE FICHAS CATALOGRÁFICAS

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