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Biblioteca Universitária

Atendimento da Biblioteca Universitária durante o Calendário Letivo Especial

 

A biblioteca atenderá em regime de plantão a partir de 07/07/2020, das 07h às 11h, de segunda a sexta-feira.
O atendimento será exclusivamente para empréstimo e devolução.
Não será permitida a permanência de usuário no interior da Biblioteca.
Para atendimento no período noturno o usuário poderá agendar através do whatsapp (66) 3410-4032 ou e-mail renata@ufr.edu.br.

 

A Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Rondonópolis é a unidade responsável pela organização e disponibilização do acervo institucional e tem como principal objetivo auxiliar a comunidade acadêmica (estudantes, professores e pessoal técni­co-administrativo) no processo de formação científica e profissional. Atualmente, os serviços de informação oferecidos à comunidade acadêmica são:

 

  • Empréstimo de obras;
  • Renovação de obras (presencial e online);
  • Reserva de materiais online;
  • Consulta local ao acervo;
  • Consulta no catálogo eletrônico;
  • Laboratório de informática com 28 computadores (disponível também para a comunidade externa);
  • Internet sem fio;
  • Orientação no acesso às fontes de informação eletrônicas;
  • Treinamento de usuário;
  • Visitas orientadas.


REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

O horário de atendimento ao público no período letivo é de 07:00h às 22:00h, de segunda a sexta-feira e aos sábados de 7:00h às 13:00h, exceto em feriados e outras datas em que o expediente for suspenso, de acordo com o calendário acadêmico da UFMT. Quando os feriados caírem na sexta-feira o sábado seguinte não terá funcionamento.

Durante o período de recesso escolar que pode ocorrer entre os meses de fevereiro a dezembro, o atendimento ao público é de 07:00h às 20:00h, segunda a sexta-feira e aos sábados de 7:00h as 13:00h.

No mês de JANEIRO (período de férias docentes) o atendimento é de 07:00h às 19:00h, de segunda a sexta-feira. Na semana que compreende os feriados de Natal e Ano Novo, o atendimento é de 07:00h às 17:00h de segunda a sexta-feira, com exceção dos dias 24 e 31 que será de 07:00h às 13:00h ou conforme normativa do Ministério do Planejamento. Resumidamente:

 

  • Período letivo
segunda a sexta das 07h às 22h
sábados das 7h às 13h
  • Recesso escolar
segunda a sexta das 7h às 20h
sábados de 7h às 13h
  • Janeiro
segunda a sexta das 7h às 19h

As instalações da Biblioteca Universitária compreendem uma área construída total de 1.210.80 m², subdividida nas seguintes instalações: Área de recepção com guarda-volumes, Setor de atendimento ao usuário, Acervo bibliográfico, Sala de treinamento de usuário, Laboratório de informática, Sala para estudo em grupo, Cabines para estudo individual, Setor de Processamento Técnico, Sala do Centro de documentação do Grupo de pesquisa ALFALE/PPGEdu e uma área que futuramente será instalado o Setor de Preservação de Acervos em parceria com o curso de Biblioteconomia.

Em 2018, o acervo de livros totaliza 24.434 títulos e 75.465 exemplares, distribuídos entre: Acervo Geral, composto por livros científicos; Coleção de Referência (enciclopédias, dicionários, catálogos); Coleção Mato Grosso e Coleção de livros em Braille.

Além deste acervo geral, há o acervo de Trabalhos Acadêmicos em formato impresso defendidos até o segundo semestre de 2018. Atualmente, as monografias de graduação e especialização latu sensu são depositadas na Biblioteca Digital de Monografias (http://bdm.ufmt.br) e as dissertações e teses no Repositório Institucional – RI (http://ri.ufmt.br/), tendo seu acesso somente em formato digital.

O acervo da Biblioteca Universitária pode ser consultado na página http://www.biblioteca.ufmt.br, que possibilita também, a busca integrada à outras bases de dados científicas. O acervo é de livre acesso à comunidade interna e externa. Entretanto, o empréstimo de obras é exclusivo para aqueles que possuem algum vínculo institucional.

  • Aluno de graduação e pós-graduação: Apresentar um documento com foto e preencher a ficha cadastral. Alunos com o cadastro vencido devem apresentar planilha de horário para renovar o cadastro.
  • Docentes e técnicos-administrativos: Apresentar comprovante de vínculo (comprovação por holerite).
  • Docentes substitutos: Apresentar declaração emitida pela coordenação do curso, matrícula SIAPE e a data de vigência do cadastro ou cópia de seu contrato.
  • Funcionários terceirizados: Apresentar declaração do vínculo emitida pelo fiscal de contrato da empresa.
  • Aluno de graduação, técnicos-administrativos, funcionários terceirizados e aposentados: 3 obras pelo prazo de 15 dias corridos.
  • Aluno de pós-graduação e docentes: 5 livros pelo prazo de 20 dias corridos.
  • Empréstimo especial: o material deve ser devolvido até 21:30h do mesmo dia. A não devolução no prazo estipulado implica em 7 dias de suspensão por dia de atraso.

O usuário pode renovar o material até duas vezes através do MEU PERGAMUM ou presencialmente na biblioteca com o material em mãos.

  • Não é permitida a entrada com alimentos e bebidas (exceto água).
  • Esta medida é necessária para a conservação do acervo e dos espaços da biblioteca.
  • Ao chegar na biblioteca, bolsas, mochilas, sacolas, cases e pastas devem ser guardadas no guarda-volume.
  • Para isso, realize o empréstimo de um armário pelo período de 6 horas.
  • Após esse período, o usuário que não renovar o empréstimo do armário ficará suspenso de empréstimo de LIVROS.
  • A suspensão de armários equivale a multiplicação de cada hora de atraso por 2 dias de suspensão de LIVROS. (POR EXEMPLO: ATRASO DE 2 HORAS = 4 DIAS SUSPENSO).
  • A perda/extravio da chave implica em reposição de cadeado ou cópia de chave (conforme modelo de cadeado). Nestes casos, informar-se com um funcionário da biblioteca.
  • A utilização do laboratório é de uso exclusivo dos estudantes e pessoas com vínculo com a instituição, sendo que 2 (dois) computadores são destinados à comunidade externa para fins de pesquisa e estudo;
  • Não é permitido ao usuário consumir qualquer tipo de alimento ou bebida no interior do laboratório;
  • Manter a ordem e o silêncio necessários para o desenvolvimento das atividades acadêmicas;
  • Ao constatar o mau funcionamento de equipamento ou software, informar à Supervisão da Biblioteca;
  • Ao utilizar os computadores do laboratório, o usuário deverá gravar seus trabalhos em mídias próprias. A Biblioteca não se responsabilizará pela integridade dos arquivos deixados nos equipamentos de uso coletivo;
  • É proibida a alteração de qualquer tipo de configuração dos equipamentos no laboratório, tais como: cabo de rede, cabo de vídeo, mudança do local dos computadores, instalação e remoção de softwares, etc.;
  • Proibições: instalar e/ou executar JOGOS nos computadores dos laboratórios, acessar sites que contenham conteúdo pornográfico, redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas e utilizar programas hackers; A violação de algum dos itens que constam nas Políticas de utilização da internet, intranet e ativos de informática poderá resultar em:
  • Suspensão de uso do laboratório;
  • Pena disciplinar prevista no Regimento Discente, observadas as normas pertinentes.
  • Os Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e de Especialização latu sensu devem ser entregues à biblioteca somente em formato digital e contendo os Termos de Autorização (modelo em anexo conforme Resolução CONSEPE N.o 51, DE 28 DE ABRIL DE 2014) assinados pelo orientador (a) e pelo aluno (a).
    O CD-ROM de cada aluno deve conter a versão final do trabalho em PDF e os Termos de Autorização do orientador e do aluno (assinados e digitalizados).
  • Os modelos das autorizações estão disponíveis em:

http://bdm.ufmt.br/docs/Termo_de_autorizacao_%20do_autor_BDM.pdf
http://bdm.ufmt.br/docs/Declaracao_do_orientador_BDM.pdf

  • Os CD-ROM contendo os trabalhos devem ser conferidos nas referidas Coordenações de Curso e enviados de uma só vez à Biblioteca (ou seja, o total de trabalhos de uma mesma turma).
  • Dúvidas, contate-nos pelo telefone (66) 3410-4034.

Buscando atender as necessidades dos alunos dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) que estão concluindo suas Teses e Dissertações, indicamos o sistema para elaboração de Fichas Catalográficas desenvolvido pela UFMT. Salienta-se, no entanto, que esta Ficha Catalográfica será gerada de acordo com as informações digitadas pelos usuários do sistema, sendo de sua inteira responsabilidade as informações apresentadas na mesma.

O sistema tem a função de gerar as fichas catalográficas nos padrões de catalogação exigido pelo Código de Catalogação Anglo-Americano – AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules, Second Edition). Porém, a forma como o aluno digitar as informações nos campos do sistema implicará no resultado final da apresentação da ficha.

Informamos ainda que nesta modalidade de confecção de ficha catalográfica, não será gerada a classificação de assunto da obra, apenas a classificação de Cutter (classificação de autor). Os descritores da ficha também poderão não estar corretos pela falta de conhecimento em indexação por parte do usuário, pois os termos descritores serão apresentados na forma digitada pelo usuário.

Recomendamos que antes de preencher os dados para elaboração da ficha catalográfica, veja este tutorial que informa os procedimentos e apresenta dicas e exemplos de como preencher o formulário para que a ficha seja criada da forma mais correta possível.

SISTEMA DE ELABORAÇÃO DE FICHAS CATALOGRÁFICAS

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