Apresentação

Com a criação a nova gestão administrativa da Universidade Federal de Rondonópolis (2024/2027) houve o desmembramento da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXA) em duas novas Pró-reitorias, a Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e a Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis (PRAE). Esta reestruturação adotada pela nova gestão da Universidade Federal de Rondonópolis foi pensada justamente para melhor atender todas as demandas de inclusão e auxílio aos discentes, bem como expandir os programas e ações de extensão universitária.

Você conhece a PRAE?

É a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFR, responsável pela formulação, implementação, gestão e acompanhamento de políticas institucionais no âmbito da assistência estudantil e de ações afirmativas que objetivam favorecer o acesso e a permanência dos estudantes, além de apoiar o protagonismo estudantil no ambiente acadêmico para uma formação científica, humana, política e profissional qualificada. 

Aqui também é o lugar de referência para os estudantes que precisam e buscam apoio institucional quando se encontram em dificuldades de se manter e permanecer na Universidade. Por isso, programas e projetos são desenvolvidos com a finalidade de atender aos objetivos de permanência e êxito acadêmico. 

Conheça nossos Auxílios e Bolsas

Auxílios

Auxílio permanência

O auxílio permanência é o repasse financeiro para estudantes com a finalidade de subsidiar despesas com os estudos. Este auxílio tem o objetivo de minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação. 

Auxílio moradia e casa do estudante universitário 

O auxílio moradia poderá ser concedido por meio de vaga na casa do estudante universitário ou através de repasse financeiro para custear parcialmente despesas comprovadamente realizadas com moradia. 

Para ter direito ao auxílio moradia o estudante deverá: 

I – não ser oriundo do município de Rondonópolis; 

II – comprovar despesas com aluguel no município; e 

III – não possuir grupo familiar com domicílio e nem parentes de primeiro grau por consanguinidade no município de Rondonópolis.

Auxílio complementar de alimentação 

  O auxílio complementar de alimentação será concedido aos estudantes beneficiados com o auxílio moradia, sendo que o valor será definido mensalmente de acordo com o período de fechamento do restaurante universitário durante o semestre letivo. 

Já no caso de fechamento do restaurante universitário em períodos de férias, greves ou outras situações previstas em contrato, o auxílio será concedido a todos os estudantes vinculados ao Programa de Assistência Estudantil que comprovarem a permanência no município de Rondonópolis no período correspondente ao fechamento.

Subsídios no restaurante universitário

O subsídio total (gratuidade no RU) será concedido para os estudantes em situação de vulnerabilidade social, conforme critérios estabelecidos nos editais.  Já o subsídio parcial será concedido aos demais estudantes de graduação e pós-graduação. 

Auxílio creche

O auxílio creche destina-se a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que tenham filhos com até seis anos incompletos.

Para concessão deste auxílio o estudante com filhos deverá comprovar: 

I – a guarda da criança e residência no município de Rondonópolis; e 

II – a não existência de vaga em creche na rede pública (não se aplica aos estudantes do período noturno).

Auxílio emergencial 

Auxílio emergencial consiste em repasse financeiro destinado a estudantes que estejam vivenciando dificuldades socioeconômicas emergenciais, inesperadas e momentâneas, que colocam em risco a sua permanência na universidade.

Auxílio evento 

O auxílio financeiro para participação em eventos é um repasse financeiro de até um salário mínimo, concedido a estudantes para apoiar a participação estudantil em eventos técnico-científicos ou de representação institucional.

Bolsas acadêmicas

Monitoria inclusiva

A Bolsa de Monitoria Inclusiva é um subsídio financeiro destinado a monitores que oferecem suporte a atividades voltadas para diversos grupos, incluindo estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, superdotação, altas habilidades, indígenas, quilombolas e LGBTQIAP+. 

Acompanhamento acadêmico estudantil

A bolsa de acompanhamento acadêmico estudantil, é um subsídio destinado a monitores que desenvolvam ações voltadas para os aspectos emocionais, comportamentais e atitudinais, em especial atendimento psicológico aos estudantes de graduação da Universidade Federal de Rondonópolis, prioritariamente aos discentes vinculados ao Programa de Assistência Estudantil, a partir de demandas previamente identificadas pela Gerência de Atenção à Saúde Estudantil (GASE). 

Links interessantes