Universidade Federal de Rondonópolis

PROEG | UFR

FAQ

  1. Solicitar ao Colegiado de Curso, nos termos da Resolução CONSEPE nº 117/2009, Anexo, art. 4º § único, indicação de docente para supervisionar o estágio obrigatório e não obrigatório;
  2. Informar o local de acesso dos Termo de Compromisso de Estágio na página da Proeg e orientar sobre o seu preenchimento;
  3. Encaminhar ao setor de registro acadêmico para lançamento no histórico escolar do estudante, comprovação de realização de estágio não obrigatório, quando for o caso, conforme o disposto no Art. 1º, § 2º da Lei 11.788/2008 e Art. 3º, § 2º da Resolução CONSEPEnº 117/2009.

 

O estudante só pode iniciar o estágio após a aprovação da solicitação pelo colegiado de curso.

  • Histórico Escolar – que comprova a matrícula na disciplina de estágio;
  • Termo de compromisso  de estágio (TCE modelo UFR) assinado por todas as partes (estudante, supervisor,
    empresa e coordenador de curso), os termos estão disponíveis logo abaixo.
    O termo de compromisso da UFR pode ser susbtituído pelo termo de compromisso das agências de
    integração (CIEE, IEL, etc) desde que atenda ao disposto na Lei 11.788/2008 e estejam preenchidos com os dados corretos.
  • Plano de trabalho do Estágio Supervisionado (consta no termo de compromisso da UFR). O plano de atividades do estagiário, elaborado em acordo das 3 (três) partes a que se refere o inciso II do caput do artigo 3º da Lei 11.788/08, será incorporado ao termo de compromisso por meio de aditivos à medida que for avaliado, progressivamente, o desempenho do estudante.
  • Declaração do Aluno (conforme Resolução Consepe nº 60)

Acesse abaixo o seu Termo de Compromisso correspondente:

TCE estágio não obrigatório (UFR CONCEDENTE)

 TCE estágio não obrigatório (CONCEDENTE EXTERNO)

 TCE estágio obrigatório (UFR CONCEDENTE)

 TCE estágio obrigatório (CONCEDENTE EXTERNO)

Termo Aditivo TCE (ADITIVO TC ESTÁGIO)

Para Rescisão do Termo de Compromisso de Estágio (obrigatório e não obrigatório): (RESCISÃO TC ESTÁGIO)

APÓLICE SEGURO UFR

  • Estudante, verifique no Projeto Pedagógico do Curso (normalmente, no Regulamento de Estágio, que é um apêndice do PPC), a partir de qual semestre é possível a realização de estágio.
  • A solicitação é feita pelo estudante via processo pelo SEI e encaminhada ao Colegiado de Curso.

Na UFR, o Estágio segue o que é regulamentado pela mesma norma vigente na UFMT:

Resolução Consepe nº 134, de 07 de junho de 2021.

Durante o período de pandemia o estágio na UFR, segue a norma vigente que aprova o calendário letivo e a Resolução Consepe nº 60, de 28 de setembro de 2020.

  • Nacionalmente, o Estágio é regido pela:

LEI 11.788 DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 e pela ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 24 DE JUNHO DE 2016. 

Nova Cartilha Esclarecedora sobre a Lei do Estágio, Ministério do Trabalho e Emprego

  • Constar no Projeto Pedagógico do Curso;
  • Estar formalizado através do Termo de Compromisso de Estágio;
  • Ser desenvolvido no ambiente de trabalho.

Os estudantes regularmente matriculados em instituições de educação superior.

Existem dois tipos de estágio:

  • Estágio Obrigatório: Pré-Requisito para obtenção do diploma.
  • Estágio Não Obrigatório: Atividade Opcional, acrescida a carga horária regular e obrigatória. O pagamento de bolsa é obrigatório.

Ambos são CURRICULARES e atos educativos SUPERVISIONADOS.

A mobilidade acadêmica é realizada conforme condições estabelecidas em edital, o qual é publicado na página da UFR.

Não. Se você é ingressante, não há essa opção. Se é veterano, apenas dentro do prazo de 30 dias após o primeiro dia letivo.

Acesse o link dos cursos de graduação e confira os horários de atendimento bem como os telefones de contato de sua coordenação.

É preciso formalizar um processo no SEI anexando o histórico escolar e os planos de ensino e encaminhá-lo à Coordenação de Curso para aprovação pelo Colegiado. Após aprovação, o processo é encaminhado ao Registro Escolar.

 

Última atualização: 20 de dezembro de 2021

 

A mudança de curso é realizada mediante edital de transferência, o qual é publicado no site da UFR. O mesmo edital vale também para mudança de horário, ainda que dentro do mesmo curso.

Você pode solicitar seu atestado de matrícula via SEI ou se dirigindo presencialmente ao setor do Registro Escolar. Para acesso ao SEI, é preciso se cadastrar como usuário externo, conforme orientação neste tutorial.

Não. Para se tornar bolsista, será necessário que o(a) estudante seja titular de uma conta corrente ou poupança, desde que não seja conta digital.

 

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação conta neste momento com bolsas oriundas de cinco diferentes programas/projeto:

1- Programa de Monitoria – visa proporcionar aos estudantes a participação efetiva e dinâmica no ensino, no âmbito de determinada unidade curricular, sob a orientação direta do docente responsável pelo componente curricular. É necessário ter cursado disciplina para ser monitor dela;

2- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid: objetiva uma aproximação prática com a realidade das escolas públicas de educação aos(às) estudantes na primeira metade do curso de licenciatura;

3- Programa Residência Pedagógica – PRP: objetiva induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do(a) estudante na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso;

4- Programa de Educação Tutorial – PET: intenta desenvolver grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial;

5- Projeto Acolhida Digital Discente – objetiva apoiar o(a) estudante ingressante na navegação dos sistemas da universidade, tirando dúvidas relativas ao letramento digital e acadêmico.

O valor das bolsas é de R$ 400 por mês.

Atualizado em 03 de dezembro de 2021.

Atualmente a UFR conta com 19 cursos. São eles:

Administração, Biblioteconomia, Ciências Biológicas – Bacharaleado, Ciências Biológicas – Licenciatura, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Mecânica, Geografia, História, Letras – Língua Inglesa, Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Medicina, Pedagogia, Psicologia, Sistemas de Informação, Zootecnia.

Ao acessar a página do curso de seu interesse, você pode conferir o Projeto Pedagógico de Curso, onde se pode ler as disciplinas de cada curso, bem como os contatos do coordenador do curso e da secretaria.

 

O ingresso nos cursos de graduação da UFR ocorre por meio de processos seletivos, regulado por edital, de acordo com as resoluções aprovadas no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) ou por deliberações no Conselho Universitário (Consuni). Os editais são publicados no Portal do Estudante.

Há pelo menos três maneiras de ingressar nos cursos de graduação da UFR:

1- pelo Sistema de Seleção Unificada – SiSU, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos(as) participantes do Exame Nacional de Ensino Médio – Enem.

2- por meio de processos seletivos, regulado por edital, de acordo com as resoluções aprovadas no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) ou por deliberações no Conselho Universitário (Consuni).

3- pelo preenchimento de vagas remanescentes em cursos de graduação será feito através do:

a) remanejamento interno de acadêmico(a) regularmente matriculado(a) em curso de graduação da UFR;

b) reingresso de acadêmicos(as) formados(as) pela UFR para complementação de  currículo;

c) processo seletivo aberto a graduados(as) ou acadêmicos(as) regularmente matriculados em Instituição de Ensino Superior (IES).