O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2026–2031 da Universidade Federal de Rondonópolis foi concebido a partir de um processo participativo, envolvendo a comunidade acadêmica em suas diversas representações, o que  assegurou legitimidade, alinhamento institucional e aderência às demandas sociais e regionais. Essa  construção coletiva marca uma nova etapa de maturidade institucional, distinta do contexto que orientou o PDI 2021–2025, elaborado em cenário de implantação da universidade, criada pela Lei n.º 13.637/2018. Naquele momento inicial, a instituição contou com o apoio técnico e administrativo de sua universidade tutora, a Universidade Federal de Mato Grosso, que contribuiu para a estruturação das bases organizacionais e do planejamento estratégico inaugural.

O novo PDI consolida a transição de uma universidade em fase de plantação para uma instituição em processo de fortalecimento, expansão e afirmação de identidade própria. O documento expressa a visão estratégica da UFR ao traduzir necessidades sociais em diretrizes, objetivos e ações concretas, orientadas para a promoção do ensino, da pesquisa, da extensão, da inovação e da gestão pública eficiente. Nesse sentido, o PDI constitui instrumento fundamental de acompanhamento do desempenho institucional, permitindo avaliar avanços, mensurar resultados e identificar desafios que demandam aprimoramento contínuo.

Alinhado às políticas públicas educacionais e às agendas nacionais e internacionais de desenvolvimento, o PDI 2026–2031 reafirma o compromisso da Universidade com a excelência acadêmica, a inclusão social, a sustentabilidade, a  produção do conhecimento e o desenvolvimento regional. Trata-se de um marco institucional que orientará a consolidação da UFR como referência em educação superior, ciência, tecnologia e cultura, fortalecendo sua atuação como polo de inovação e transformação socioeconômica. 

Mais do que um instrumento normativo, este Plano orienta a trajetória institucional ao fortalecer o papel da Universidade como agente transformador da sociedade, promovendo a formação de profissionais altamente qualificados e comprometidos com a construção de um futuro mais justo, sustentável e inclusivo. Ao ampliar parcerias, intensificar o diálogo com a sociedade e fomentar a integração entre educação, pesquisa, extensão e inovação, a UFR reafirma sua vocação pública e seu compromisso com o enfrentamento dos desafios contemporâneos.

Com base em metodologias de planejamento estratégico e gestão orientada a resultados, o capítulo de Planejamento Estratégico conta com dezesseis objetivos estratégicos distribuídos em quatro dimensões estruturantes: sociedade;  processos internos; pessoas; orçamento. Cada objetivo estratégico se desdobra em eixos temáticos que especificam metas, indicadores de desempenho, periodicidade de monitoramento e iniciativas necessárias ao alcance dos resultados previstos. Essa arquitetura favorece maior clareza dos rumos institucionais, agilidade na execução das estratégias e fortalecimento do monitoramento contínuo, assegurando avaliação sistemática da eficácia das ações e do impacto institucional

Em resumo, o PDI da UFR é um documento dinâmico e fundamental para o planejamento e a gestão da universidade. Através de um processo contínuo de revisão e atualização, o PDI garante que a UFR esteja sempre preparada para enfrentar os desafios do futuro e oferecer uma educação de qualidade aos seus alunos. Disponibilizamos abaixo os links de acesso ao PDI. 

O PDI 2026-2031 foi aprovado pelo Conselho Superior Universitário – CONSUNI, conforme Resolução CONSUNI/UFR nº 208, de 24 de Março de 2026. A Resolução poderá ser consultada no link: RESOLUÇÃO CONSUNI/UFR Nº 208,  DE 24 DE MARÇO DE 2026

PDI 2026-2031 – Aprovado em 24 de Março de 2026

 

PDI anteriores: 

PDI 2021-2025 ATUALIZADO EM 2024


PDI 2021-2025 ATUALIZADO EM 2022

 

Reuniões ( Elaboração do PDI em 2020)

1ª Reunião (21/08/2020) – Vídeo / Ata 01

2ª Reunião (11/09/2020) – Vídeo / Ata 02

3ª Reunião (14/09/2020) – Vídeo / Ata 03

4ª Reunião (18/09/2020) – Vídeo / Ata 04

5ª Reunião (21/09/2020) – Vídeo / Ata 05

6ª Reunião (06/10/2020) – “Erro na gravação” / Ata 06

7ª Reunião (09/10/2020) – Vídeo / Ata 07

8ª Reunião (13/10/2020) – Vídeo / Ata 08

9ª  Reunião (16/10/2020) – Vídeo / Ata 09

10ª Reunião (23/10/2020) – Vídeo / Ata 10

11ª Reunião (29/10/2020) – Vídeo / Ata 11

12ª Reunião (13/11/2020) – Vídeo 1 – Vídeo 2 / Ata 12

13ª Reunião (19/11/2020) – Vídeo 1 – Vídeo 2 / Ata 13

14ª Reunião (26/11/2020) – Vídeo 1 – Vídeo 2 / Ata 14