Comunicação Institucional e Social

Por Thiago Cardassi Publicado em: 22/02/2024 11:02 | Última atualização: 18/03/2024 12:03

O setor de comunicação institucional da Universidade Federal de Rondonópolis tem compromisso com a divulgação da produção intelectual, técnica e artística produzida no campus e atua como mediador entre a comunidade interna (estudantes, técnicos, docentes) e a imprensa local, no intuito de promover as iniciativas realizadas pela universidade, contribuindo para a transparência das ações desenvolvidas.

A Comunicação também se responsabiliza em divulgar os cursos e eventos elaborados pelos programas de graduação, pós-graduação e unidades administrativas. Esse plano de divulgação se dará nas seguintes frentes de trabalho:

1. seção de notícias no website da universidade;
  2. mala-direta institucional (serviço de mailings);
  3. página do facebook da UFR;
  4. perfil do instagram da UFR;
  5. Divulgação de Newsletter mensal
  6. Divulgação de releases para meios e comunicação de Rondonópolis e região (canais de TV, jornais impressos e onlines);
  7. Radio UFR (em desenvolvimento)

Cada umas dessas plataformas possui sua abrangência e particularidades, podendo a mesma notícia ser apresentada de diferentes maneiras a fim de atrair o perfil de usuário da plataforma, porém sempre remetendo ao site institucional, matriz e arquivo das ações desenvolvidas no câmpus.

Com o intuito de organizar o fluxo de informações, solicitamos que os interessados em divulgar eventos, cursos, projetos, publicações científicas, prêmios, e outras atividades, entrem em contato pelo formulário de serviços, preenchendo os dados necessários para a produção da matéria e, de preferência, anexando uma foto ou arte que represente o evento. O setor de comunicação produz material informativo e publicitário exclusivamente relacionados à marca e identidade UFR, trabalhando para publicizar e fortalecer a imagem da instituição junto ao seu público.

Sob nenhuma hipótese os servidores responsáveis pela comunicação  institucional podem valer-se de seu cargo e ferramentas midiáticas para promover sua própria imagem pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública (conferir Lei 8112). Não serão divulgados pelo setor de comunicação quaisquer serviços ou produtos que não pertençam a marca ou serviços da Universidade Federal de Rondonópolis a fim de garantir a imparcialidade e credibilidade das informações veiculadas.

Finalmente, lembramos que a UFR não realiza matéria paga em sites, revistas e jornais, sejam eles impressos ou virtuais. Todas as matérias e reportagens que são veiculadas na grande mídia são gratuitas, informativas, e produzidas por seus próprios jornalistas através de informações cedidas pelo setor de comunicação institucional, seja por meio de informativos, seja por meio de indicação de entrevistados da própria instituição. Por este motivo, a veiculação de uma matéria na imprensa externa depende do aceite e interesse dessas empresas. O setor de comunicação funciona com um mediador, propondo pautas e sugestões, mas estas nem sempre são aceitas pelos jornalistas que se guiam pelas diretrizes do veículo em que trabalham.

Contatos disponíveis

Diretoria de Comunicação Social / PROTIC