Universidade Federal de Rondonópolis

Ingresso | UFR

Formas de Ingresso

 

Sistema de Seleção Unificada (SISU) - É o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual Instituições Públicas de Ensino Superior, oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A cada edição, as instituições optam por participar do SISU, via adesão, onde ofertam vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas, que estarão aptos aos seus processos de pré-matrícula dentro das convocatórias estabelecidas em edital. Para saber mais sobre o Sistema de Seleção Unificada, acesse o sítio eletrônico do programa.

SISU – Vagas remanescentes – Processo de ingresso à graduação, regulado por edital, ofertam vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), das edições anteriores, ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos com a nota maior do Enem, dentro do número de vagas ofertadas, que estarão aptos à pré-matrícula dentro das convocatórias.

Transferência facultativa – O processo de ingresso à graduação por transferência facultativo é um seletivo regulado por edital, destinado a ocupar vagas ociosas, de acordo com as possibilidades de atendimento dos cursos.

Portador de diploma – Direcionada para pessoas que já possuem diploma de nível superior devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. Este processo seletivo é regulado por edital, ocorre quando há vagas remanescentes do processo de transferência facultativa.

Transferência Compulsória - Dar-se-á na forma da legislação em vigor, consiste na matrícula obrigatória de aluno, decorrente de transferência de servidores públicos ou seus dependentes, em razão de mudança do local de trabalho, no interesse da administração pública.