Cursos de Pós-Graduação


Stricto Sensu

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) – autorizado em 2009, com abertura de sua primeira turma em 2010 – mantém formação acadêmica stricto sensu, em nível de Mestrado. Objetiva propiciar formação voltada para a pesquisa e produção científica, tendo como pontos basilares reflexões sobre a natureza da educação, os dilemas enfrentados nos processos formativos e a ambiência em que se articulam processos e políticas educacionais, visando a qualificação profissional sensível ao contexto regional e às diversidades étnicas e socioculturais. Está organizado em torno de uma área de concentração: “Educação, Cultura e Processos Formativos”, e abriga três linhas de pesquisa: a) Linguagens, Cultura e Construção do Conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea; b) Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais; c) Infância, Juventude e Cultura Contemporânea: direitos, políticas e diversidade.

 

INFORMAÇÕES DO CURSO

Carga horária: 390h e 26 créditos e/ou até 420h e 28 créditos incluindo Estágio de Docência (obrigatório para mestrandos beneficiados com Bolsa de Pesquisa).

Modelo de regime: estrutura curricular semestral

Duração: O prazo mínimo para o cumprimento da integralização é de 12 (doze) meses, a contar da data de matrícula, e o máximo é de 24 meses.

Turno: oscila entre os turnos matutino, vespertino e noturno, de acordo com a oferta semestral de disciplinas.

Vagas: em média de 30 vagas, distribuídas entre ampla concorrência e ações afirmativas, mas esse número varia anualmente dependendo do número de vagas disponíveis por docente.

Telefones: (66) 3410-4035 / (66) 3410-4038

Horário da secretaria: 7h às 11h / 13h às 17h.

E-mail: secppgedu.ufr@gmail.com (Secretaria)
ppgedu.ufr@gmail.com (Coordenação)

Este Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PGEAgri) é o único curso de mestrado em Engenharia Agrícola implantado no Estado de Mato Grosso e reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa tem por objetivo principal formar recursos humanos na área das ciências agrarias, com qualificação acadêmica, senso crítico, formação humanística docente e científica, fundamental para o desenvolvimento da região Centro-Oeste. A Pós-Graduação é um excelente ambiente para atualização, criação e motivação no sentido de superar desafios, visando a geração de alternativas técnicas para os sistemas produtivos e para o avanço do conhecimento acadêmico e científico.

 

Carga horária do curso: 390 horas/aulas e 26 Créditos e/ou até 420 horas/aulas e 28 Créditos incluindo Estágio de Docência (obrigatório para mestrandos beneficiados com Bolsa de Pesquisa)

Modelo de regime acadêmico: Estrutura curricular semestral

Duração do curso: O prazo mínimo para o cumprimento da integralização é de 12 (doze) meses, a contar da data de matrícula, e o máximo é de 24 meses

Turno de funcionamento: Matutino e vespertino de acordo com a oferta semestral de disciplinas.

Quantidade de vagas anuais: 12 vagas de Ampla Concorrência

Telefone: (66) 3410-4041 / 3410-4121 (Coordenação/Secretaria)

Horário da secretaria: 7h às 11h e das 13h às 17h

E-mail: spgeagri@hotmail.com (Secretaria)

Website: https://ufr.edu.br/pgeagri

O Programa de Pós-Graduação em Geografia é um programa da modalidade “acadêmico” aprovado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) desde o ano de 2012. E tem como principal objetivo a formação de recursos humanos (profissionais da educação) com elevada qualificação acadêmica propiciada pelo aperfeiçoamento e avanço de suas formações teórica, metodológica, técnica e de senso crítico sobre as relevantes questões de natureza social, econômica e ambiental trabalhadas pela Ciência Geográfica. Contudo, tendo em vista que a proposta curricular do Programa se baseia também na oferta de disciplinas de caráter técnico e prático, em suas duas linhas de pesquisa (Planejamento e Gestão Territorial, Geotecnologias Aplicadas à Gestão e Análise Ambiental), os alunos (muitos vindos de áreas afins à Geografia) são instrumentalizados tanto de forma teórica quanto prática para tratar das complexas questões que permeiam a relação “Ambiente e Sociedade” (área de concentração do Programa), ficando deste modo, aptos a atuar como docentes das instituições das redes pública e privada, de ensino fundamental,  médio e superior, ou como pesquisadores nos quadros técnicos de empresas e órgãos governamentais que atuam nos setores de planejamento territorial e gestão ambiental.

 

INFORMAÇÕES DO CURSO

Carga horária: 414 horas/aulas e 46 Créditos e/ou até 459 horas/aulas e 48 Créditos incluindo Estágio de Docência (obrigatório para mestrandos beneficiados com Bolsa de Pesquisa de apoio governamental).

Modelo de regime: estrutura curricular semestral

Duração: O prazo mínimo para o cumprimento da integralização é de dois (02) semestres letivos, a contar da data de matrícula, e o máximo é de cinco (05) semestres letivos em caso de prorrogação justificada e aprovada pelo Colegiado.

Turno: Integral (manhã, tarde e noite) de acordo com a oferta semestral de disciplinas.

Vagas: em média 16 vagas, mas esse número varia anualmente dependendo do número de vagas disponíveis por docente conforme o Regimento Interno do Curso.

Telefones: (66) 3410-4057/3410-4056 (Coordenação/Secretaria)

Horário da secretaria: 7h às 11h / 13h às 17h.

E-mail: mestrado.ppgeo.cur@gmail.com (Secretaria)

 

Website: https://ufr.edu.br/ppgeo/

O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Ambiental possui caráter inovador na região Centro-Oeste, ao centrar os seus eixos de pesquisa em gestão de recursos naturais e de tecnologias em sistemas ambientais, sendo recomendado pela área de Ciências Ambientais da CAPES. A característica central do programa é o de congregar disciplinas voltadas ao estudo interdisciplinar de problemas relacionados à análise da gestão dos sistemas ambientais e dos processos orientadas ao desenvolvimento socioeconômico regional. O grupo de pesquisadores vinculados ao programa foi constituído com a preocupação de operacionalizar as linhas de pesquisa em (i) Gestão Ambiental e de Recursos Naturais e (ii) Tecnologias Ambientais e Sustentabilidade, com formação caráter interdisciplinar em três eixos: cientistas sociais (Administração, Ciências Econômicas e Geografia), pesquisadores em produção agrícola (Agronomia, Engenharia Agrícola) e pesquisadores ambientais (Ecologia, Química e Engenharia Ambiental).

Carga horária do curso: 360 horas/aulas e 24 Créditos e 405 horas e 27 Créditos incluindo o Estágio de Docência (obrigatório para todos os mestrandos matriculados como aluno regular)

Modelo de regime acadêmico: Estrutura curricular semestral

Duração do curso: O prazo mínimo para o cumprimento da integralização é de 12 (doze) meses, a contar da data de matrícula, e o máximo é de 24 meses

Turno de funcionamento: Matutino e vespertino e noturno, em regime de módulos e sequencial, de acordo com a oferta semestral de disciplinas.

Quantidade de vagas anuais: 12 vagas de Ampla Concorrência

E-mail: ppgta@ufr.edu.br

Website: https://ufr.edu.br/ppgta

 

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
O PROFMAT visa atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência.
O PROFMAT realiza seleções anuais, regulamentadas em edital que descrevem orientações e informações necessárias para a realização do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao programa. Além disso, o citado programa foi recomendado pela CAPES, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação – CNE e validado pelo Ministério da Educação com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado).

Carga Horária do curso: O número mínimo de créditos em disciplinas necessários à integralização do Programa PROFMAT/UFR são de setenta e dois (Cada crédito corresponde a dezesseis horas de atividades em disciplinas).

Modelo de Regime Acadêmico: Semestral

Duração do curso: 24 meses (2 anos)

Turno de funcionamento: O curso funciona aos sábados no período matutino e vespertino.

Quantidade de Vagas: 10 vagas/anual

E-mail para contato: profmat@ufr.edu.br

Telefone para contato: 3411- 4026/ 3411- 4027/ 3411-4028 e 3411 – 4071

Horário de Atendimento: 7h às 11 e das 12:45 às 16:45

Website: www.ufr.edu.br/profmat

O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia/UFMT/Rondonópolis (PPGZoo) – autorizado em 2018, com abertura de sua primeira turma em 2019 – mantém formação acadêmica stricto sensu, em nível de Mestrado. Objetiva propiciar aos profissionais relacionados à ciências agrárias da região sul de Mato Grosso a qualificação em nível de pós-graduação. Formar pesquisadores e docentes; estimular o pensamento crítico e o desenvolvimento de uma visão holística sobre os sistemas de produção animal; formar profissionais capazes de identificar problemas e propor soluções; produzir conhecimentos, tecnologias e produtos inovadores associados à criação e exploração racional de animais de interesse zootécnico; contribuir para a fixação de mestres em Zootecnia na região Centro-Oeste; apoiar os programas de difusão tecnológica, voltados para a realidade regional, transferindo os conhecimentos aos produtores rurais, contribuindo para a promoção do desenvolvimento socioeconômico da região; promover e consolidar a integração com outras instituições; capacitar os grupos de pesquisa na área de Zootecnia e afins da UFMT e de instituições parceiras; prestar assistência às entidades governamentais e não-governamentais em programas de desenvolvimento da produção animal na região; reduzir o impacto ambiental decorrente da pressão dos sistemas de produção animal sobre os recursos naturais. Está organizado em torno de uma área de concentração: Produção Animal, abriga duas linhas de pesquisa: Nutrição e Produção Animal e Melhoramento Genético Animal.

 

Carga horária do curso: 370h e 18 créditos

Modelo de regime acadêmico: crédito semestral

Duração do curso: O prazo mínimo para o cumprimento da integralização é de 12 (doze) meses, a contar da data de matrícula, e o máximo é de 24 meses.

Turno de funcionamento: Oscila entre os turnos matutino e vespertino, de acordo com a oferta semestral de disciplinas.

Quantidade de vagas anuais: 11 vagas

Telefone: (66) 3410-4078 (Secretaria)

Horário da secretaria: 7h às 11h e das 13h às 17h

E-mail: ppgzoo@ufr.edu.br (Coordenação)

 

Website: ufr.edu.br/zootecnia/mestrado

O PROFSAUDE/MPSF é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC). O PROFSAUDE/MPSF é um mestrado profissional que visa atender à expansão da graduação e da pós-graduação no país, bem como à educação permanente de profissionais de saúde, com base na consolidação de conhecimentos relacionados à Atenção Primária em Saúde (APS), à Gestão em Saúde e à Educação. O curso é oferecido na modalidade EaD, abrangendo 09 (nove) encontros síncronos e atividades desenvolvidas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As instituições de Ensino Superior (IES) que integram a Rede Nacional do PROFSAUDE/ MPSF são denominadas instituições associadas e são responsáveis pela execução do curso localmente. A UFR é uma das instituições associadas.

Público Alvo: profissionais de saúde, em especial aqueles ligados à Atenção Primária e Saúde da Família, com atuação e/ou interesse em docência/preceptoria

Modalidade: o PROFSAUDE é oferecido na modalidade semipresencial, abrangendo encontros presenciais e atividades desenvolvidas à distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Objetivos:
Formar profissionais de saúde para exercerem atividades de atenção à saúde, docência e preceptoria, produção de conhecimento e gestão em Saúde da Família;
Fortalecer as atividades educacionais de atenção à saúde, produção do conhecimento e de gestão em Saúde da Famíliá nas diversas regiões do país;
Articular elementos da educação, atenção, gestão e investigação no aprimoramento da Estratégia de Saúde da Família;
Estabelecer uma relação integradora entre o serviço, os trabalhadores, os estudantes da área de saúde e os usuários.

Concepção Pedagógica

O PROFSAUDE é centrado no aluno como sujeito de aprendizagem, respeitando sua autonomia e acolhendo a importante bagagem de conhecimentos e experiências que traz de sua vivência profissional. A organização curricular baseia-se nos referenciais da educação por competências. Seu desenho curricular contempla três eixos pedagógicos: Atenção, Educação e Gestão

Coordenação Nacional
Pró-reitor: Luiz Augusto Facchini – ABRASCO
Coordenador Acadêmico Nacional: Cristina Guilam – FIOCRUZ
Coordenador Executivo Nacional – Carla Pacheco Teixeira – FIOCRUZ
Equipe de Coordenação executiva- Danielle Alves (assessoria), Ana Paula Bragança (assessoria) e Flavia Sanchez (secretaria executiva)
Coordenação local: Letícia S. Goulart – UFR

CORPO DOCENTE:
Alcindo José Rosa (Colaborador)
André Demambre Bacchi (Colaborador)
Aristides José da Silva Júnior
Débora Aparecida da Silva Santos
Letícia Silveira Goulart
Lorena Araujo Ribeiro
Magda de Mattos

Carga Horária do Curso: 960 horas totais

32 créditos disciplinas obrigatórias = 480 horas

10 créditos atividades complementares = 150 horas

22 créditos para o Trabalho de Conclusão do Mestrado = 330 horas

PROCESSO SELETIVO:

Para mais informações acesse: Link

Website: www.ufr.edu.br/cursos/profsaude

Contato:  

E-mail: profsaúde@ufr.edu.br

Telefone: (66) -3410 – 4095

Residência

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PREMSAF) caracteriza-se como prática de ensino de pós-graduação na forma de Curso de Especialização lato sensu. Este é um curso destinado aos profissionais graduados que atuam na área da saúde legalmente reconhecidas, sendo desenvolvido na Rede de Atenção à Saúde do Município de Rondonópolis desde março de 2015. A entrada no programa obedece fluxo contínuo por meio de Edital da CAPES em que anualmente iniciam 12 profissionais, contemplando 6 enfermeiros, 3 psicólogos e 3 farmacêuticos.

 

Carga horária do curso: 5760 horas divididos em 4.608 horas em atividades teóricas e 1.152 horas em atividades práticas

Modelo de regime acadêmico: anual

Duração do curso: 24 meses

Turno de funcionamento: de acordo com as atividades e  funcionamento da Estratégia Saúde da Família.

Quantidade de vagas anuais: 12 (6 enfermeiros, 3 psicólogos e 3 farmacêuticos)

Telefone: (66) 3410-4095 / (66) 3410-4092

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso da UFMT/CUR propõe inserção no cotidiano hospitalar, em serviços especializados do Sistema Municipal de Saúde, levando sempre em consideração os arranjos organizacionais da Estratégia Saúde da Família do município, os hospitais, instituição de longa permanência e os centros de convivência de idosos. Entende-se que a Residência Multiprofissional em Saúde com foco na “saúde do adulto e idoso” é vista como um espaço muito rico, dinâmico e propício para a integração das atividades de ensino de pós-graduação, uma vez que abre a possibilidade de articulação de saberes multiprofissionais, com introdução de conteúdos e práticas de trabalho compartilhado, colaborando para a construção do novo processo de trabalho em saúde.

A inserção dos residentes junto ao contexto hospitalar, preocupados também com a Rede de Atenção à Saúde, fortalece o desenvolvimento do trabalho em interprofissional e a troca de saberes para a construção de novos conhecimentos que são originados na interface dos diferentes campos de trabalho, aprofundando a parceria entre serviços de diferentes complexidades e densidades tecnológicas, e destes com a universidade.

A residência visa contribuir para expansão e consolidação das Redes de Atenção à Saúde, formando profissionais capazes de se comprometer e de operacionalizar as mudanças necessárias na organização do cuidado, promovendo a melhoria na saúde e qualidade de vida das pessoas, a partir de um projeto político-pedagógico fundamentado na aprendizagem baseada em problemas, na problematização da prática profissional, dialogia, educação de adultos e aprendizagem significativa.

Primeira turma iniciou em março de 2016.


Carga horária do curso:
 5760 horas divididos em 4.608 horas em atividades teóricas e 1.152 horas em atividades práticas

Modelo de regime acadêmico:  anual

Duração do curso: 24 meses

Turno de funcionamento: integral

Quantidade de vagas anuais: 10 (seis enfermeiros, dois psicólogos, um farmacêutico e um nutricionista), financiado pelo Ministério da Educação.

Telefone: (66) 3410-4004

Horário da secretaria: 7:00h às11:00h e das 13:00h às 17:00h.

E-mail: premsai@ufr.edu.br

Website: www.ufr.edu.br/premsai

Lato Sensu

O MBA em Finanças e Controladoria tem como objetivo aprofundar os estudos teóricos e práticos no campo das finanças e controladoria, disponibilizando técnicas e ferramentas modernas que serão úteis na formulação de planos e estratégias.

 

Carga horária do curso: 420h, distribuídos em 14 disciplinas mais elaboração de monografia no final do curso

Modelo de regime acadêmico:  Modular (01 semana por mês)

Duração do curso: 14 meses (mínimo) 20 meses (máximo)

Turno de funcionamento: De Segunda-Feira a Sexta-Feira: 18h às 23h e Sábado: 13h às 18h

Quantidade de vagas anuais: 60 vagas

Telefone: (66) 3410-4053 (Departamento de Ciências Contábeis)

Horário da secretaria: 7h às 11h e das 19h às 22:30h

E-mail: jbacj@hotmail.com / rreisveiga@hotmail.com.

A Pós-Graduação Lato Sensu “Sociedade, Política e Cidadania na Contemporaneidade” objetiva contribuir para a formação humana e para a qualificação profissional na perspectiva transdisciplinar na área de Ciências Humanas e Sociais trabalhadores (as) em estabelecimentos de ensino e de saúde, com diploma de graduação.

 

Carga horária do curso: 460 horas (360h Módulos + 100h TCCE)

Modelo de regime acadêmico: Modular

Duração do curso: 15 meses

Turno de funcionamento: Um encontro semanal nas sextas-feiras à noite (19h00 às 23h00) e nos sábados pela manhã (08h00 às 12h00), e eventualmente nos sábados à tarde (13h30 às 17h30)

Quantidade de vagas anuais: total de 35 vagas, sendo 20 vagas para ampla concorrência e 15 para cotas, sendo estas distribuídas nas seguintes categorias: 2 (duas) para funcionários (as) da universidade, 08 (oito) para negros (as); 03 (três) para indígenas e 02 (duas) para pessoas com necessidades educacionais especiais.

Telefone: (66) 3410-4018

Horário da secretaria: 7h às 11h e das 19h às 22h30

E-mail: beatriz-feitosa@uol.com.br / plinio.feix@terra.com.br