Institucional

Por William Reis Publicado em: 20/01/2020 11:01 | Última atualização: 29/04/2022 09:04

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) é a segunda universidade pública federal do Estado de Mato Grosso. Sua trajetória possui mais de 40 anos, tendo se tornado uma instituição autônoma por meio da lei nº 13.637, de 20 de março de 2018.

A história da UFR é marcada por lutas que remontam a 1974, quando os habitantes da cidade pleitearam a criação de cursos de ensino superior junto ao Centro Pedagógico de Corumbá, da Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT). Assim, em 31 de março de 1976, foi criado o Centro Pedagógico de Rondonópolis, com dois cursos de Licenciatura Curta: Estudos Sociais e Ciências Exatas. Com a divisão do Estado de Mato Grosso em 1979, o Centro Pedagógico de Rondonópolis foi incorporado à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que havia sido criada em 1970.

Hoje, por meio de muitas lutas e dedicação conjunta de estudantes, técnicos e professores, a UFR conta com mais de 4300 estudantes matriculados em 19 cursos regulares de graduação presencial e 13 cursos de pós-graduação. São mais de 300 professores concursados, aproximadamente 60 substitutos, e 90 técnicos administrativos em educação que, juntos, trabalham com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da UFR no tripé ensino, pesquisa, e extensão em todas as áreas do conhecimento, guiando-se por padrões de qualidade que contribuam para a formação de profissionais e pesquisadores competentes e, sobretudo, éticos.

Situada a 210 km da capital do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, a UFR encontra-se em uma região caracterizada por diversa e extensiva área de transição entre biomas e nascentes de rios que compõem as Bacias dos Rios Araguaia e Paraguai, com rica paisagem e formações geológicas. O município também ocupa uma posição de destaque, caracterizando-se como centro econômico dinâmico da região com taxa média de crescimento real superior à média do Estado (IBGE), fato que o torna foco de interesse para investidores e para a consolidação de novos negócios.

 

MISSÃO DA UFR

Ser uma universidade de excelência em ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento, referenciado por padrões internacionais, que contribua para a formação de profissionais e pesquisadores competentes e éticos que possam promover o desenvolvimento sustentável nos biomas cerrado e pantanal e as relações socioculturais e ambientais neles existentes.

 

DIRETRIZES

Para atender aos anseios da sociedade regional, visando ao desenvolvimento sustentável, a UFR deverá garantir a formação de indivíduos, na perspectiva humana, com possibilidade de produção, preservação e divulgação do conhecimento e de desenvolvimento de atitudes e habilidades que garantam um desempenho profissional competente, crítico e ético, tendo como princípios norteadores:

  • Ampliação do acesso ao ensino superior;
  • Compromisso de inclusão social;
  • Desenvolvimento regional integrado;
  • Fortalecimento das políticas públicas;
  • Incentivo à geração de novas tecnologias.

 

OBJETIVOS

A Universidade Federal de Rondonópolis, considerando o tripé ensino, pesquisa e extensão terá como objetivos:

  • Formar profissionais qualificados nas grandes áreas do conhecimento;
  • Produzir e divulgar conhecimentos nas diferentes áreas do saber com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento sustentável;
  • Promover atividades científico-culturais, de relevância social, que permitam a interação entre a Academia e a comunidade.

 

PROJETO DE CRIAÇÃO DA UFR

Clique aqui para fazer o Download