UFR celebra o Dia Nacional do(a) Pedagogo(a)

Por Thiago Cardassi Publicado em: 20/05/2023 16:05 | Última atualização: 20/05/2023 16:05

Neste sábado (20), o Brasil celebra o Dia Nacional do(a) Pedagogo(a), uma data que homenageia e reconhece a dedicação e importância dos profissionais que atuam na área da Educação. A data foi instituída pela Lei nº 13.083 de 2015.

As pedagogas e pedagogos desempenha um papel fundamental no campo educacional, atuando em diferentes níveis e contextos, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos. É um profissional capacitado para planejar, orientar e mediar processos de ensino-aprendizagem, buscando sempre promover a qualidade da educação e o pleno desenvolvimento dos estudantes.

Neste Dia Nacional do(a) Pedagogo(a), é importante destacar o compromisso desses profissionais com a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária, garantindo a todos os alunos o direito à educação de qualidade. Não a toa, o patrono declarado da educação brasileira é o professor Paulo Freire, um dos pensadores mais citados no mundo e autor de uma obra vasta na qual propõe um modelo de ensino com uma dinâmica menos vertical e uma educação livre, crítica, emancipatória e cidadã.

Neste sentido, o(a) licenciado(a) em pedagogia é um(a) profissional capaz de atuar de forma crítica, compreender a educação no contexto social, econômico e político de modo que seu fazer profissional seja promotor de uma sociedade mais justa no que se refere à riqueza cultural produzida socialmente, mas também em todas as relações de poder historicamente construídas. Desta forma, o(a) pedagogo(a) é vetor de transformação social que compreende que “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção(Paulo Freire).

O curso de licenciatura em Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) foi criado no ano de 1981 e desde então tem formado profissionais competentes e comprometidos com a equidade e o pensamento crítico.

Neste Dia Nacional do(a) Pedagogo(a), é fundamental reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais, que enfrentam desafios diários para proporcionar uma educação de qualidade a todos. Seu compromisso, dedicação e amor pela profissão são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade e para a construção de um futuro melhor.