Grupo de Pesquisa ALFALE realiza evento em comemoração aos 20 anos de trajetória

No período de 12 de maio à 30 de junho, o Grupo de Pesquisa ALFALE - Alfabetização e Letramento Escolar, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), promove um evento ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 30/04/2021 18:04 | Última atualização: 30/04/2021 18:04

No período de 12 de maio à 30 de junho, o Grupo de Pesquisa ALFALE – Alfabetização e Letramento Escolar, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), promove um evento comemorativo para celebrar os 20 anos de sua trajetória com um Ciclo de Palestras composto por 8 lives, contando com a participação de importantes pesquisadores do campo da alfabetização, leitura e escrita, de renome nacional e internacional.

O evento ALFALE 20 ANOS – um balanço sobre pesquisas, reflexões e fontes históricas em torno da alfabetização, leitura e escrita é a realização de um projeto de extensão homônimo que possui como objetivo marcar academicamente a história do Grupo (2001-2021), trabalhando em dois eixos: a) no aprofundando de reflexões sobre alfabetização, leitura e escrita, em diferentes perspectivas; b) na reestruturação e visibilização do acervo do Centro de Documentação.

A ação acontecerá em ambiente virtual, de forma gratuita, e será aberta a toda a comunidade acadêmica e externa. As inscrições podem ser realizadas por meio do website do evento com um simples cadastro na plataforma Even3. As palestras serão realizadas sempre às quartas-feiras, das 13h30 às 16h00 (horário de Mato Grosso) e transmitidas pelo canal do Youtube Grupo de Pesquisa ALFALE. A programação completa já está disponível no website do evento.

O ALFALE está vinculado à Linha de Pesquisa “Linguagens, Cultura e Construção do Conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea” do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEdu/UFR) e possui como objetivo desenvolver atividades de pesquisa e de formação de acervo histórico na área de alfabetização, leitura e escrita. O grupo conta com professores doutores e mestres, com experiência em pesquisa nas áreas de Alfabetização, Linguagem, Oralidade, Leitura e Escrita e História da Educação, e alunos de graduação e de pós-graduação que realizam pesquisas na área da alfabetização, leitura e escrita, priorizando o Ensino Fundamental e a Educação Infantil, com abordagem contemporânea e histórica.

O evento ALFALE 20 ANOS – um balanço sobre pesquisas, reflexões e fontes históricas em torno da alfabetização, leitura e escrita é uma realização do grupo Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE), Centro de Documentação (NUPED), Mestrado em Educação (PPGEDU), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), e tem como parceiros apoiadores a Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf), o GT 10 Alfabetização, Leitura e Escrita da

Entre os professores e pesquisadores confirmados estão: Anne-Marie Chartier (LARHRA – Université Lyon 2); Eliane Peres (UFPel/GT10-ANPED); Joel Martins Luz (UFR); Isabel Cristina da Silva Frade (UFMG); Lourival José Martins Filho (UDESC/ABALF); Sandra Regina Franciscatto Bertoldo (UFR); Marlon Dantas Trevisan (UFR); Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (UFSJ); Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues (UFR); Ana Luiza Bustamante Smolka (UNICAMP); Cecília Maria Aldigueri Goulart (UFF); Sheila Cristina Ferreira Gabriel (UFR); e Cancionila Janzkovski Cardoso (UFR).