UFR celebra Dia do Engenheiro Mecânico

Por Thiago Cardassi Publicado em: 05/06/2023 21:06 | Última atualização: 05/06/2023 21:06

Nesta segunda-feira (5), o Brasil celebra o Dia do Engenheiro Mecânico, dedicado ao reconhecimento e valorização do trabalho desses profissionais capazes de desenvolver e aprimorar tecnologias, especializados na concepção, projeto e análise de sistemas, produtos e processos mecânicos.

O Engenheiro mecânico possui uma alta capacidade de raciocínio e criatividade diante de problemas que envolvam a produção, inovação e precisão no uso de tecnologias. As áreas de atuação abrangem um amplo número de oportunidades, desde a concepção e desenvolvimento de máquinas e sistemas, até a criação de soluções inovadoras para os desafios tecnológicos contemporâneos.

Os graduados na área desempenham um papel crucial no progresso e no desenvolvimento da indústria, explorando os princípios fundamentais da física, da matemática e da ciência dos materiais para criar soluções técnicas eficientes. Eles são responsáveis pela idealização, construção e manutenção de uma variedade de dispositivos, sistemas e máquinas que impulsionam a economia e melhoram a qualidade de vida das pessoas.

Além disso, os engenheiros mecânicos desempenham um importante papel na busca por soluções sustentáveis e ambientalmente conscientes. Com o aumento da preocupação com a mudança climática e a necessidade de fontes de energia limpa, esses profissionais estão na vanguarda da pesquisa e do desenvolvimento de tecnologias de energia renovável, eficiência energética e transporte sustentável.

O Dia do Engenheiro Mecânico é comemorado no dia 5 de junho em homenagem ao nascimento do industrial Delmiro Gouveia (1863-1917), considerado um pioneiro da interiorização do desenvolvimento do país. A data é uma oportunidade para reconhecer e valorizar a dedicação e a expertise desses profissionais. Suas contribuições são essenciais para o avanço tecnológico e industrial, impulsionando a economia global e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

O acadêmico Gabriel Furini, do curso de Engenharia Mecânica da UFR, está no oitavo semestre e conta que escolheu essa profissão por “paixão de família”, já que seu pai é técnico mecânico e seu irmão também é engenheiro mecânico. Desde criança, Gabriel percebeu que possuía facilidade para montar e desmontar coisas, assim como uma curiosidade em descobrir como as coisas funcionam, como se movimentam e se transformam.

Desta forma, o estudante explica que o que mais o motivou a cursar Engenharia Mecânica “[…] foi justamente essa questão de poder brincar, de poder inovar, fazer, juntar peças e fazer algo funcionar. […] As coisas que a gente produz na engenharia são representações da vida real. Então tudo que você vê na vida real, ela faz sentido e ela foi feita para fazer sentido. Isso é algo muito bonito dentro da engenharia, que é quase como uma filosofia implícita lá dentro. […] A engenharia é uma forma de […] transformar o mundo em novas coisas e adaptar para o que a gente precisa. É essa forma de ver o mundo com os olhos de quem quer criar, sabe?” relatou o estudante.

A cada dia, os profissionais da Engenharia mecânica enfrentam desafios complexos, trabalhando em projetos de grande escala, como a construção de veículos automotivos, aeronaves, máquinas industriais, sistemas de energia renovável e até mesmo robôs. Suas habilidades técnicas e criatividade são fundamentais para garantir a segurança, a eficiência e a inovação nesses empreendimentos.

No campo da automação e robótica, os engenheiros mecânicos desempenham um papel crucial na integração de sistemas avançados, como inteligência artificial e aprendizado de máquina, para melhorar a automação industrial e criar máquinas autônomas mais inteligentes. Essas inovações revolucionam a forma como a indústria opera, aumentando a produtividade e a precisão.

Gabriel Furini conta que, dentro de todas as diversas áreas de atuação possíveis para o engenheiro mecânico, ele está apaixonado pela criação de banco de dados. O estudante diz que esta é uma área que, muitas vezes, as pessoas ignoram a existência, mas que é uma possibilidade muito interessante de atuação do profissional.

Nesta segunda-feira, 5 de junho, é importante destacar a importância da educação e do desenvolvimento contínuo para os engenheiros mecânicos. O constante aprimoramento de habilidades técnicas e o acompanhamento das últimas tendências e avanços tecnológicos são fundamentais para se manterem atualizados em um campo tão dinâmico e em constante evolução, comprometido com a excelência e a construção de um futuro melhor.