UFR oferta 1.151 vagas para 19 cursos de graduação pelo SiSU

O processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), iniciou nesta terça-feira (15) o período de inscrições para preenchimento das ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 15/02/2022 18:02 | Última atualização: 16/02/2022 09:02

O processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), iniciou nesta terça-feira (15) o período de inscrições para preenchimento das vagas disponíveis para ingresso no ensino superior no ano de 2022. Neste ano, a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) oferta 1.151 vagas em 19 cursos de graduação presenciais, sendo 572 vagas para ampla concorrência e 579 nas diferentes modalidades de ações afirmativas.

Podem participar do SiSU apenas estudantes que realizaram o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/2021), obtiveram nota na redação maior que zero e que não não se inscreveram na condição de treineiro.

No ato de inscrição, os candidatos poderão escolher até duas opções de vagas, colocando em ordem de preferência a instituição de educação superior participante,  o local de oferta, o curso, o turno e a modalidade de concorrência. Os candidatos que optarem pelas mesmas vagas concorrerão entre si e serão classificados de acordo com sua nota no Enem.

Ações afirmativas na UFR

Ao inscrever-se no SISU 2022 para concorrer ao ingresso nos cursos na UFR,  os estudantes terão oportunidades de se candidatar em vagas reservadas, conforme dispõe a Lei nº 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais. O Edital Reitoria/UFR nº 001, de 8 de fevereiro de 2022, prevê a distribuição das vagas conforme critérios de renda familiar, ensino médio cursado em escolas públicas e autodeclaração de pretos, pardos ou indígenas, ou pessoas vivendo com algum tipo de deficiência. Os candidatos que não se enquadrarem em nenhum tipo de vaga reservada podem concorrer em ampla concorrência, onde são ofertadas 572 vagas.

Cronograma e Inscrições

As inscrições para a primeira edição do SISU 2022 começam nesta terça-feira (15). Os candidatos interessados em fazer graduação presencial na UFR devem acessar o sítio eletrônico do SiSU até às 23h59 (horário de Brasília) da sexta-feira (18) para se candidatarem às vagas ofertadas.

O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 22 de fevereiro por meio do sítio eletrônico do SiSU e da Página de Ingresso da UFR. A partir do mesmo dia até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 28, os candidatos não selecionados poderão participar da lista de espera.

O período de matrículas da primeira chamada regular será de 23 de fevereiro a 8 de março. Na UFR este período será destinado a pré-matrícula, realizada de modo online.

Os candidatos selecionados deverão acessar o Sistema de Ingresso por meio de cadastro prévio feito com base nos dados fornecidos pelo SiSU, e encaminhar a documentação determinada no edital na forma de arquivos digitalizados (.pdf, .jpg ou .jpeg), com boa qualidade (sem cortes, rasuras ou emendas) e com todas as informações legíveis com tamanho máximo de 5Mb cada.

As datas para pré-matrícula das demais chamadas e demais informações deste processo seletivo serão divulgadas no menu Cronograma do Sistema de Ingresso.

Sobre a UFR e cursos de graduação

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) é a segunda universidade pública federal do estado de Mato Grosso. Apesar de ter se tornado uma instituição autônoma por meio da lei nº 13.637, de 20 de março de 2018, sua história já possui quase meio século de existência e remonta a 1974, ocasião em que, por demanda popular dos cidadão rondonopolitanos, foram criados os primeiros cursos de ensino superior do Centro Pedagógico que viria a ser incorporado à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Hoje a UFR é uma universidade independente que vem se destacando em indicadores nacionais como o Exame Nacional de Desempenho dos Discentes (ENADE), que avalia o desempenho acadêmico dos discentes concluintes dos cursos de graduação de instituições públicas e privadas do país. Atualmente a UFR conta com 3650 estudantes matriculados em cursos de graduação e pós-graduação de acordo com os dados de 2020  do Monitoramento da Rede Federal de Educação, realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Confira abaixo os cursos de graduação ofertados nesta edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Clique no nome do curso para conhecer um pouco mais sobre o perfil do profissional da área, informações básicas do programa e o projeto pedagógico de cada curso:

CURSO DE GRADUAÇÃO HABILITAÇÃO
  Administração Bacharelado