PROTIC entrega equipamentos de TIC para Institutos e Faculdades da UFR

Por Thiago Cardassi Publicado em: 11/11/2022 17:11 | Última atualização: 11/11/2022 17:11

A Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) realizou, nesta quarta-feira(9), uma reunião para entrega de equipamentos de TIC para os Institutos e Faculdades de acordo com as demandas de cada setor previstas no Plano Anual de Contratação (PAC) 2022.

A reunião para entrega dos equipamentos ocorreu no Auditório do Bloco A e contou com a participação do Pró-Reitor da PROTIC e dos diretores das unidades acadêmicas. Ao todo, foram entregues 10 computadores ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), 2 computadores e 2 monitores ao Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), 1 computador e 1 monitor ao Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas (ICAT), e 3 computadores e 2 monitores à Faculdade de Ciências da Saúde (FCS).

Os equipamentos foram distribuídos conforme as demandas previstas no Plano Anual de Contratação, instrumento que planeja e consolida as compras e contratações dos órgãos públicos. Na UFR, os gestores das unidades possuem autonomia para decidir onde aplicar estes recursos conforme suas necessidades, de forma compatível com o orçamento disponível da instituição. Quando a natureza destes investimentos estão relacionados com a área de tecnologia de informação e comunicação, a PROTIC atua diretamente na aquisição, auxiliando os gestores na identificação dos melhores equipamentos a serem adquiridos conforme as necessidades apresentadas e realizando todo o processo de aquisição.

Por este motivo, para além da entrega dos equipamentos, a reunião entre PROTIC e diretores de institutos e faculdades serviu para promover o estreitamento das relações entre o administrativo e o acadêmico na UFR, de forma à alinhar os interesses institucionais e maximizar os futuros investimentos para 2023. O pró-reitor de tecnologia da informação e comunicação, Gustavo Fachim, explica que o trabalho conjunto da PROTIC alivia o peso administrativo em cima dos demais setores ao transferir a responsabilidade das licitações de TI para a pró-reitoria, que recolhe as demandas apresentadas, providencia as cotações para definir o melhor custo-benefício para a universidade e realiza apenas uma compra centralizada. Desta forma, o procedimento fortalece os fluxos de trabalho na UFR ao evitar que diversos setores desempenhem o mesmo tipo de função, atribuindo à área competente a tarefa de consultoria, auxílio no planejamento e aquisição dos equipamentos e serviços necessários.

Para além das licitações, a PROTIC tem trabalhado ativamente para atender as demandas de tecnologia da informação da universidade. No ano de 2022, os laboratórios de informática da UFR foram transferidos dos institutos e faculdades para a PROTIC, que assume a gestão administrativa destes espaços. Com isso, a pró-reitoria concentrará os investimentos diretamente para a manutenção, prevenção e atualização dos sete laboratórios do campus. Diante do fato, o pró-reitor ressaltou que “[…] apesar de estarem sob gestão da PROTIC, os laboratórios de informática estão disponíveis para a utilização de todos os institutos e faculdades da universidade. Portanto, estes investimentos não possuem outro beneficiário senão a própria universidade e todos aqueles que estudam e trabalham nela”.

Ao longo do ano, as mais de 200 máquinas distribuídas pelos laboratórios foram atualizadas com upgrades na capacidade de armazenamento e processamento de dados. Em virtude do alto investimento, estes espaços receberam fechaduras eletrônicas para garantir a segurança e controle de acesso. A PROTIC também atuou na criação do primeiro estúdio de gravação da UFR, na implantação do módulo de Ensino e do módulo de Pesquisa do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) e na modernização dos auditórios da universidade que receberam novos equipamentos, câmeras, microfones, mesa de som e computadores.