UFR cria seu primeiro Estúdio de Gravação para atender comunidade acadêmica

Por Thiago Cardassi Publicado em: 04/10/2022 12:10 |

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) inaugurou na última semana o primeiro Estúdio de Gravação do campus universitário. A estrutura foi construída para ampliar os recursos da antiga sala multimídia, oferecendo ferramentas audiovisuais mais avançadas aos usuários. O planejamento e implantação do Estúdio foi uma iniciativa da Pró-reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC) com o objetivo de atender as demandas da comunidade acadêmica na criação e transmissão de conteúdo audiovisual. O serviço já está disponível para reserva por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

A infraestrutura do Estúdio de Gravação foi implementada no prédio da Biblioteca Universitária de forma a centralizar as demandas em um local de fácil acesso para todos. A nova sala conta com equipamentos atualizados e recursos tecnológicos que permitem a realização de uma variedade de produções audiovisuais como entrevistas, gravação de podcasts, produção de aulas e outros conteúdos. O estúdio foi inaugurado na semana passada com reserva solicitada pela Editora Universitária da UFR. Na ocasião, foi gravada a primeira entrevista de uma série de conversas com os autores das obras publicadas pela Editora.

A reitora da universidade, professora Analy Castilho Polizel de Souza, visitou o local das gravações e elogiou os recursos oferecidos. Segundo a reitora, a criação do Estúdio de Gravação vem atender às necessidades de crescimento da universidade. “Reconhecemos que o investimento em tecnologias pode melhorar as possibilidades de oferta do ensino, pesquisa, extensão e inovação, razão pela qual a Universidade Federal de Rondonópolis tem buscado melhores condições para o desenvolvimento de suas atividades pedagógicas”, comentou a professora.

O pró-reitor de tecnologia da informação e comunicação, Gustavo Fachim, afirmou que a criação do estúdio foi um desafio para a PROTIC que exigiu trabalho e investimentos. “Mesmo com a pandemia e um time pequeno, avançamos sobre o tema investindo R$70 mil para alcançar o estado atual e mais R$40 mil serão investidos até o final de 2022 para proporcionar um ambiente moderno e de qualidade para produção de conteúdos audiovisuais que apoiará o ensino, pesquisa, extensão e inovação”. O pró-reitor também explicou que o objetivo da nova sala multimídia é que, em breve, “tenhamos vários podcasts, aulas gravadas e diversos conteúdos desenvolvidos nesse local para toda a comunidade acadêmica”.

A reserva do Estúdio de Gravação da UFR já está disponível por meio da plataforma SUAP. É possível solicitar a utilização deste espaço por meio do menu lateral, na opção Administração. Escolha a guia Reserva de Sala, e depois o item Salas. Ao surgir a listagem de todos as salas disponíveis, escolha Estúdio de gravação [508]. O ambiente está disponível para reserva de segunda à sexta-feira, nos horários de funcionamento da universidade, uma vez que não há expediente administrativo aos sábados, domingos e feriados. Todas as solicitações serão analisadas de acordo com a disponibilidade de um técnico para operação das atividades, pois o ambiente está equipado com recursos tecnológicos que exigem experiência e prática na utilização.

O diretor de comunicação e conteúdos digitais, professor Tiago Gonçalves Goto, reiterou o êxito da pró-reitoria na construção do estúdio e explicou que, agora, o próximo desafio será a administração de recursos humanos para desempenhar o acompanhamento técnico das atividades no estúdio. “Estamos empenhados em gerenciar o ambiente, orquestrando as solicitações de reservas e mobilizando o time sempre que possível para os atendimentos. No primeiro momento será necessário que o técnico de audiovisuais esteja disponível e sem nenhum atendimento nos auditórios para conduzir os trabalhos no estúdio, mas logo será contratado um novo profissional, proporcionando 100% das solicitações de atendimento”, concluiu o professor.

A primeira gravação no estúdio da UFR foi realizada pela Editora da UFR. Na foto, o diretor da EdUFR, professor Rodolfo Berber; o diretor de comunicação e conteúdos digitais, professor Tiago Goto; a professora Cancionila Janzkovski Cardoso; e o pró-reitor da PROTIC, Gustavo Fachim.

A vice-reitora, professora Antonia Marilia Nardes; a reitora da UFR, professora Analy Polizel; o pró-reitor da PROTIC, Gustavo Fachim; e o diretor de comunicação e conteúdos digitais, professor Tiago Goto.

Passo a passo de como solicitar a reserva do Estúdio de Gravação da UFR via SUAP