UFR participa de missão internacional junto a pesquisadores de Senegal

Por Thiago Cardassi Publicado em: 18/05/2023 10:05 | Última atualização: 18/05/2023 10:05

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio do Grupo de Pesquisas e Inovação em Sistemas Puros e Integrados de Produção Agropecuária (GPISI), recebeu a delegação senegalesa em missão de prospecção no Brasil para conhecer na prática, técnicas e manejos da agropecuária brasileira. O objetivo é utilizar esses conhecimentos no Projeto de Reflorestamento e da Grande Muralha Verde para contenção do avanço do deserto do Saara no Senegal.

A visita técnica da delegação faz parte da iniciativa liderada pela União Africana que pretende combater os efeitos da mudança climática e a desertificação, de forma a combinar empoderamento das populações, geração de renda e preservação do meio ambiente.

A missão iniciou no dia 27 de abril na cidade de Sinop (MT), com visita técnicas na Embrapa Agrossilvipastoril e em algumas propriedades da região que trabalham com foco em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA). Em seguida, a caravana de pesquisadores brasileiros coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE Brasil – Itamaraty) em parceria com a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Aliança SIPA/GPISI, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Embrapa, seguiu para São José dos Cordeiros (PB), em visita a estação experimental da Universidade Federal de Pernambuco (UFPB) onde há um núcleo de desertificação. O coletivo visitou propriedades que utilizam tecnologias de convivência com a seca, como campos de palma, plantios consorciados, palma irrigada, tanques de psicultura, caprino de corte em confinamento e caprino de leite em semi-confinamento, cisternas para captação de água entre outras.

No dia 2 de maio, visitaram a Fazenda Salambaia, em Cabaceiras (PB), conhecida como a cidade que menos chove no Brasil. A fazenda trabalha com turismo rural e mantém Unidades de Conservação da Caatinga, assim como trabalham com criação de ovinos, produção de caprinos em confinamento e semi-confinamento, produção de leite bovino, sistema de horta e frutíferas na fazenda de forma sustentável.

No dia 3 de maio, estiveram em Carnaúbas e Boqueirão (PB) para conhecer propriedades com sistema de mandala com psicultura e criação de patos, frutas, verduras e forrageiras. Também observaram sistemas de captação, armazenamento e tratamento de água, desde dessalinizador solar, cisterna calçadão, cisterna de água potável, tratamento de resíduos sanitários, e uma série de plantas que podem ser utilizadas como forrageiras, para fenação e silagem. Finalizando o dia visitaram sistemas de consórcios de palma com milho, gliricídia com palma, barragem subterrânea, sistemas de tratamento de água, sistema de irrigação de frutíferas, hortaliças e cisternas (tanto de água potável, quanto de calçadão), e assistiram apresentação da associação de produtores da região que tem trabalhado com tecnologias de convivência com a seca.

Visita faz parte de missão internacional entre Brasil e Senegal

A visita da delegação senegalesa faz parte de missão de prospecção firmada entre o governo de Senegal e pesquisadores brasileiros. Em fevereiro de 2023, uma equipe do Brasil esteve no país a convite do Ministério das Relações Exteriores, motivados pela preocupação do governo senegales com o avanço de ações humanas de desflorestamento, degradação dos solos e dos ecossistemas que afetam as comunidades rurais e a atividade pecuária na região. Na ocasião, membros do GPISI/UFR participaram da missão internacional.

O professor Edicarlos Damacena de Souza, do Curso de Zootecnia da UFR, diretor do Grupo de Pesquisas e Inovação em Sistemas Puros e Integrados de Produção Agropecuária (GPISI) e vice-diretor da Aliança SIPA, explica que a UFR, por meio do GPISI e em parceria com a Aliança SIPA, têm contribuído com o Ministério das Relações Exteriores por meio da Agência Brasileira de Cooperação a fim de somar esforços com o governo senegalês para levar àquele povo tecnologias que imitam a natureza e que são baseadas em processos e não puramente em insumos. “Muito pode ser feito por nós brasileiros a fim de contribuir com as pequenas comunidades do Senegal para que possam ter alimentos em quantidade e qualidade para suas famílias”, afirmou o professor.

Deste modo, os pesquisadores brasileiro estão auxiliando o Governo do Senegal a conter o avanço da desertificação e, ao mesmo tempo, intensificar a pecuária do país por meio dos Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA). Os SIPA são sistemas que combinam a produção agrícola com a pecuária a partir de pilares conservacionistas, como: sistema plantio direto, boas práticas de manejo, uso eficiente de insumos e utilização da pastagem em intensidades de pastejo moderadas. Por isso, são conhecidos por intensificarem a produção de alimentos de maneira sustentável pois, ao explorarem os sinergismos entre os componentes solo, planta, animal e atmosfera, diminuem o uso de insumos agrícolas e atingem uma maior eficiência de produção.