Pesquisa

UFR participará de missão de prospecção no Senegal para promover desenvolvimento sustentável

Por Thiago Cardassi Publicado em: 23/01/2023 10:01 | Última atualização: 23/01/2023 10:01

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio da Aliança SIPA/GPISI, participará de uma missão de prospecção no Senegal junto a Embrapa Agrossilvipastoril e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), entre os dias 4 e 12 de fevereiro de 2023.

O convite foi realizado pelo Ministério das Relações Exteriores, em virtude da preocupação do governo senegalês com o avanço de ações humanas de desflorestamento, degradação dos solos e dos ecossistemas que afetam as comunidades rurais e a atividade pecuária na região.

O objetivo da missão é estabelecer um modelo de desenvolvimento sustentável na Grande Muralha Verde (GMV), uma iniciativa liderada pela União Africana que pretende combater os efeitos da mudança climática e a desertificação, de forma a combinar empoderamento das populações, geração de renda e preservação do meio ambiente.

O professor Edicarlos Damacena de Souza, do Curso de Zootecnia da UFR, diretor do Grupo de Pesquisas e Inovação em Sistemas Puros e Integrados de Produção Agropecuária (GPISI) e vice-diretor da Aliança SIPA, junto a outros pesquisadores brasileiros, auxiliará o Governo do Senegal a conter o avanço do deserto do Saara para o Sul e, ao mesmo tempo, intensificar a pecuária do país por meio dos Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA), não só nessa primeira missão de prospecção, como em outras missões futuras.

Os SIPA são sistemas que combinam a produção agrícola com a pecuária a partir de pilares conservacionistas, como: sistema plantio direto, boas práticas de manejo, uso eficiente de insumos e utilização da pastagem em intensidades de pastejo moderadas. Por isso, são conhecidos por intensificarem a produção de alimentos de maneira sustentável pois, ao explorarem os sinergismos entre os componentes solo, planta, animal e atmosfera, diminuem o uso de insumos agrícolas e atingem uma maior eficiência de produção.

Isso ocorre até mesmo em solos arenosos, como observado em pesquisas desenvolvidas pelo grupo GPISI-UFR e Aliança SIPA no Cerrado Mato-grossense, onde os sistemas integrados possibilitaram maior produção de alimentos com o aumento da diversidade funcional, de modo a utilizar a ciclagem de nutrientes, matéria orgânica, atividade microbiana e estoque de carbono a favor do sistema.

A Aliança SIPA é uma iniciativa que promove a cooperação entre os setores público e privado para a pesquisa e a difusão de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária sob pilares da intensificação sustentável. Sua biblioteca virtual conta com cerca de 200 dissertações e teses defendidas na linha de sistemas sustentáveis de produção, além de disponibilizar o conteúdo em linguagem técnica, voltada a produtores rurais. Além disso, a Aliança SIPA também promove treinamentos e dias de campo para os públicos acadêmico, técnico e rural, o que a torna especializada em formação de recursos humanos. Para conhecer mais a respeito da Aliaçã SIPA é possível acessar o sítio eletrônico www.aliancasipa.org