Ensino

Matrícula de veteranos será realizada de 19 à 21 de julho por meio de novo sistema

Por Thiago Cardassi Publicado em: 21/07/2022 12:07 | Última atualização: 21/07/2022 12:07

As matrículas para veteranos da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) acontecem entre os dias 19 e 21 de julho (terça à quinta-feira). Este é um procedimento para confirmar a vinculação do estudante com seu curso e para que ele possa escolher as disciplinas que serão cumpridas no próximo semestre letivo. Para facilitar o processo, a matrícula será realizada de forma online e pode ser feita por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet.

A partir do próximo semestre, a UFR adotará uma nova plataforma gerenciadora tanto das atividades acadêmicas quanto administrativas da instituição, o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Desta forma, os sistemas da universidade estarão melhor integrados, facilitando o acesso à informações e oferta de serviços no campus. No Módulo Ensino do SUAP os estudantes terão à disposição recursos aprimorados, pensados sob medida para atender as necessidades da comunidade acadêmica.

Isso significa que as matrículas serão feitas exclusivamente pelo novo sistema, o que exige algumas instruções. A primeira delas é que o acesso ao SUAP será concedido automaticamente por meio da criação do e-mail @aluno.ufr.edu.br, fazendo com que todos os estudantes precisem solicitar sua conta institucional. Aqueles que ainda não possuem seu e-mail UFR poderão solicitá-lo rapidamente pelo próprio site da universidade. Para uma explicação completa sobre o funcionamento e criação do e-mail institucional, clique neste endereço eletrônico.

Com o e-mail institucional criado, o estudante já terá acesso ao SUAP e poderá dar início ao processo de matrícula. A Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), criou um tutorial para ensinar como realizar este procedimento. Todas as instruções estão disponíveis por meio deste documento, disponível para consulta e download.

O vídeo abaixo também apresenta passo a passo, as etapas necessárias para realizar a matrícula de veteranos.

Os estudantes que precisarem de auxílio durante o procedimento de matrícula poderão vir presencialmente até a Universidade Federal de Rondonópolis. Na Biblioteca Central, haverá um ponto de apoio à matricula, onde serão disponibilizados computadores e uma equipe de veteranos formada pelos membros do projeto Acolhida Digital e do Diretório Central de Estudantes da UFR para auxiliar aqueles que necessitarem. A Biblioteca Universitária funciona no período noturno também, das 7h às 21h30.

A Direção de Registro e Controle Acadêmico também está à disposição para auxiliar no procedimento. O setor fica localizado no prédio da Reitoria e funciona em horário administrativa, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Telefone de atendimento (66) 3410-4006.

Em caso de dúvidas e outras informações, é possível entrar em contato com a Pró-reitoria de Ensino de graduação (PROEG) por meio do telefone (66) 3410-4166 ou pelo e-mail proeg@ufr.edu.br.