Estudantes devem criar e-mail da UFR para matrícula e acesso aos sistemas

E-mail institucional confere segurança e facilidades aos estudante da UFR
Por Thiago Cardassi Publicado em: 15/07/2022 14:07 | Última atualização: 18/07/2022 11:07

O que é o e-mail institucional?

O e-mail institucional @aluno.ufr.edu.br é a ferramenta exclusiva do estudante para acesso aos sistemas da universidade. Por meio dele, o aluno poderá realizar sua matrícula, fazer login nos ambientes digitais de ensino, emprestar livros na Biblioteca Central, acessar a biblioteca digital e se alimentar no Restaurante Universitário. É importante aprender como utilizá-lo, pois seu acesso irá acompanhar o estudante ao longo de toda a vida acadêmica na UFR.

O e-mail @aluno.ufr.edu.br é uma conta Google com a mesma interface e recursos oferecidos pela plataforma, porém com muito mais vantagens. Uma vez criada, será possível acessar e sincronizar a conta em desktops e celulares através do website https://mail.google.com/ da mesma forma que qualquer outra conta da Google.

Por que preciso de um e-mail da UFR?

O domínio @aluno.ufr.edu.br é uma forma de identificação institucional. Ao utilizar este e-mail, o estudante estará apresentando uma credencial que apenas as pessoas pertencentes à comunidade acadêmica UFR possuem. Trata-se de uma comprovação de seu vínculo com a universidade que poderá ser utilizada em eventos, congressos, publicações científicas ou sempre que o estudante precisar deixar evidente seu vínculo institucional.

Além disso, o e-mail @aluno.ufr.edu.br permite acesso à ambientes específicos como o Portal de Periódicos da CAPES, Office online 365, Sistema de Normas e Documentos Regulatórios, e até mesmo ofertas especiais e serviços gratuitos em diversos sites. Confira todas as vantagens de utilizar sua conta institucional no site do SheerID.

Contudo, o mais importante a saber é que, a partir de 2022, com a implantação do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), o estudante da Universidade Federal de Rondonópolis poderá utilizar apenas o e-mail @aluno.ufr.edu.br para fazer login nos sistemas da instituição. Por este motivo, é necessário que ele saiba a melhor maneira de utilizar este recurso.

Como fazer meu e-mail?

Para criar o e-mail institucional, clique neste endereço, ou acesse a página inicial do site da UFR e selecione a aba @ serviços digitais , depois E-mail institucional. O usuário será direcionado para uma página onde há três opções: 1) Acessar, 2) Recuperar senha e 3) Solicitar

Clique nesta opção para acessar sua conta. Será possível fazer login em qualquer computador ou celular por meio do site https://mail.google.com/

Caso esqueça a senha ou o login do seu e-mail institucional será possível recuperar o acesso por meio desta opção. Será solicitado algumas informações para confirmar sua identidade e a opção para redefinição de senha será disponibilizada.
Escolha esta opção para dar início ao processo de criação do e-mail institucional @aluno.ufr.edu.br. Confira logo abaixo o passo a passo do processo.

Etapas de Criação

Ao clicar na opção Solicitar, o usuário será encaminhado para a tela abaixo, na qual deverá escolher a opção ALUNO

Na página seguinte o usuário deverá preencher com seus dados pessoais básicos e criar uma senha para seu e-mail. Escolha uma combinação de letras e números que você possa ser capaz de lembrar mais tarde, mas que atenda a todos os requisitos de segurança:

• 1) Não possuir nome ou sobrenome.
• 2) Deve possuir caracteres especiais.
• 3) Pelo mínimo 1 letra maiúscula e minúscula.
• 4) A senha possua no mínimo 8 caracteres.

Um código de segurança será enviado para seu e-mail pessoal apresentado no cadastro da matrícula. Acesse este e-mail e digite o código enviado.

Após a confirmação você poderá escolher seu login de e-mail @aluno.ufr.edu.br a partir de sugestões dadas pelo sistema, baseadas em combinações de seu nome e sobrenome.

Confirme sua escolha e conclua o processo. Pronto, seu e-mail UFR está criado!