Consuni aprova Plano Institucional de Internacionalização da UFR
O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) aprovou o Plano Institucional de Internacionalização da UFR (PII-2021-2025). O documento foi desenvolvido pela Comissão de Relações Internacionais em participação coletiva. No período compreendido entre 5 de outubro à 12 de outubro, o PII 2021-2025 foi socializado com a comunidade acadêmica por meio do sítio eletrônico da UFR, a fim de receber contribuições.
As ações de internacionalização da gestão administrativa da UFR buscam consolidar o pleno funcionamento da SECRI, assim como envidar esforços para a capacitação do corpo de servidores em idiomas estrangeiros. Também fazem parte das ações de internacionalização a divulgação das ações da SECRI, a promoção da cultura de internacionalização institucional, o acolhimento de estudantes e servidores estrangeiros, o fortalecimento de acordos de cooperação internacional com a UFR, a ampliação da experiência internacional de docentes, e a busca por novos fluxos de receitas para promoção de atividades de internacionalização.
A Secretaria de Relações Internacionais (SECRI) da UFR, juntamente com a Comissão de Relações Internacionais (CRI), tem função primordial de auxiliar a Gestão Administrativa da UFR em relação às atividades que promovam a internacionalização institucional. Devido ao processo de emancipação, a UFR conta também com a parceria da Secretaria de Relações Internacionais (SECRI) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT, Universidade Tutora da UFR), o que possibilita assessoria na tramitação de processos, participação em sete convênios de redes (NURIMAT, OUI, GCUB, UDUAL, AULP, Grupo Tordesillas e FAUBAI) e 80 acordos bilaterais com 34 países.
Plano Institucional de Internacionalização da UFR (PII-2021-2025)