Aprimoramento institucional: Novas conquistas de investimento

A Universidade Federal de Rondonópolis foi beneficiada com mais um importante repasse de recursos no valor de 1 milhão de reais para investimento direto nas ações das Atividades Remotas em decorrência da atual pandemia.

Atualmente a universidade tem contribuído diretamente no combate à pandemia de Coronavírus em diversas ações inéditas como por exemplo, a produção e distribuição de insumos e equipamentos a diversas instituições, além disso tem se reinventado para que as atividades acadêmicas sofram menor prejuízo possível. Com a aprovação do Calendário Especial de Atividades Remotas, a universidade marca a história do país ao ser uma das instituições que inova na metodologia e se reinventa a fim de continuar garantindo sua função social. 

No dia 02 de julho, durante a Live promovida pelo Senador Wellinton Fagundes, a Reitora professora Drª Analy Castilho Polizel de Souza anunciou a liberação, pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação, de 1 milhão de reais para investimentos no Ensino Remoto. Essa liberação conta com a articulação do Senador, que frequentemente mostra seu empenho na missão de contribuir diretamente para a evolução de nossa região, em especial da nossa universidade. Com essas e outras ações, a UFR ganha cada vez mais reconhecimento perante à sociedade e comprova sua contínua e acelerada evolução de contribuição para o desenvolvimento regional.

Reitora nomeia Vice Reitora e novos Pró-Reitores

A Reitora da Universidade Federal de Rondonópolis, professora Dr.ª Analy Castilho Polizel de Souza, no uso de suas atribuições legais, nomeou, Pro tempore, a Vice-Reitora, o Pró-Reitor de Planejamento e Administração e o Pró-Reitor de Tecnologia da Informação e Comunicação, conforme as Portarias 039, 040 e 041 REITORIA/UFR/2020.

 

Vice-Reitoria
Profª Drª Antonia Marilia Medeiros Nardes

A Professora Antonia é Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos, possui Mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília, Especialização Lato Sensu – Supervisão Escolar pela Fundação Integração Desenvolvimento Educação Noroeste do Estado – Ijuí. Especialização Lato Sensu-Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário de Brasília e é graduada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Análise Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino, Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, Conscientização e Ecoturismo. E também é líder do Grupo de Pesquisa Planejamento, Ambiente e Educação Ambiental (PLANEA). Currículo Lattes
Segundo ela: “A Universidade Federal de Rondonópolis é fruto de uma luta histórica da qual fiz parte ao longo de todos desses anos. Ser escolhida como Vice-Reitora é uma honra, poder fazer parte da primeira gestão autônoma da UFR é motivo de orgulho e alegria, de certa forma, coroa anos de trabalho dedicado à Educação. Espero poder contribuir a frente deste novo cargo, com dedicação e empenho, para o bem de nossa Universidade, agradeço a Reitora professora Drª Analy Castilho Polizel de Souza, pela confiança. Por fim, gostaria de me colocar à disposição de toda à Comunidade Universitária e da sociedade para auxiliá-los no que for necessário.

 

Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD)
Professor Dr. Josemar Ribeiro de Oliveira

O professor Josemar possui Doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). É graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso e em Direito pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Possui formação complementar em Pedagogia do Ensino Superior e é Especialista em Teoria e Historia Econômica pela Universidade Federal de Mato Grosso, e em Auditoria e Controladoria pela UNIC.  Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Rondonópolis, com experiência na área de Gestão e Controladoria, com ênfase em Auditória de Gestão e Ambiental. O professor atua nas seguintes linhas de pesquisa: Gestão Ambiental, Controladoria, Auditoria de Gestão e Ambiental, Direito do Trabalho, Direito Ambiental, Inovação, Sustentabilidade e Empreendedorismo. Currículo Lattes
De acordo com o professor Josemar: “A Pró-Reitoria de Planejamento e Administração é uma unidade da Administração Superior da Universidade Federal de Rondonópolis, a quem cabe à elaboração, gestão e avaliação do planejamento, orçamento, modernização administrativa e estatística. Especificamente, a gestão do orçamento se dá por meio da execução orçamentária destinada ao atendimento das demandas das unidades acadêmicas e demais unidades administrativas, abrigando, ainda, gestão de contratos firmados com terceiros. Ao assumir essa missão, quero primeiramente agradecer a Reitora professora Drª Analy Polizel, pela confiança, e externar a toda a comunidade acadêmica e de Rondonópolis a minha satisfação em poder participar deste momento ímpar na construção de uma universidade pública, gratuita e prioritariamente democrática. Quero colocar como balizadores da minha atuação a transparência e disponibilidade, buscando parcerias para desenvolvimentos de projetos importantes para o desenvolvimento regional e do Brasil, ouvindo a sociedade para construirmos um planejamento participativo.”

 

Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC)
Sr. Jorge Gustavo Fachim Farias

Gustavo é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia, na linha de pesquisa em Geotecnologias Aplicadas à Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso. Graduado em Sistemas de Informação pela UNIC, também é Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação e em Gestão de Redes e Segurança da Informação. Atualmente é Técnico Administrativo em Educação na Universidade Federal de Rondonópolis. Currículo Lattes
Nas palavras de Gustavo: “Estar à frente da PROTIC é um desafio, pois é uma Pró-Reitoria conectada com todos os setores da UFR e essencial para promoção da inovação tecnológica no tripé ensino, pesquisa e extensão que constitui a universidade. Em meio a tantos desafios e adversidades, destaco os avanços que já foram realizados, como a criação do domínio “ufr.edu.br”, a disponibilização de e-mails institucionais para toda a comunidade acadêmica, além de parcerias com grandes empresas que proporcionaram à comunidade acadêmica maior facilidade de aprendizagem em meio à pandemia. Os desafios não param por aí, pois temos a necessidade de criar diversos processos. Todavia, conto com o apoio de toda a comunidade acadêmica no planejamento e execução das ações. Acredito que com comprometimento e dedicação de todos caminharemos para uma universidade de reconhecimento nacional e internacional pela sua relevância social e inovadora.”

Reitora nomeia Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis e Secretário de Relações Internacionais

A Reitora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Profª Drª Analy Castilho Polizel, no uso de suas atribuições legais, nomeou a Profª Drª Claudineia de Araújo como Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis e o Prof. Dr. Jofran Luiz de Oliveira o Secretário de Relações Internacionais.

Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis – PROECE

A Profª Drª Claudineia de Araújo é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mestre em Ciências pela mesma instituição e possui Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Aconselhamento Genético pelo Hospital Albert Einstein e também em Processos Educacionais da saúde com ênfase em Avaliação por Competência pelo Hospital Sírio Libanês. Docente efetiva desde 2012, possui experiência em ensino, pesquisa e extensão e foi coordenadora do Curso de Medicina nos anos de 2017 e 2018.

Segundo a Professora Claudineia, “Exercer essa atribuição será um dos maiores desafios de minha carreira, sinto me honrada em compor uma equipe competente e agregadora. Entendo a extensão universitária como a grande articuladora das ações de ensino e pesquisa, constituindo os principais eixos da universidade. A intenção é de prosseguir com os trabalhos já realizados com foco no fortalecimento, intensificação e renovação das ações culturais e das políticas estudantis, buscando sempre promover uma relação dialógica entre a universidade e a sociedade, com ênfase na troca de saberes com critérios científicos e sociais, estabelecendo uma ampla formação interprofissional, e colaborativa.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7052392339986141

Secretaria de Relações Internacionais – SERI

O Prof. Dr. Jofran Luiz de Oliveira possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG com período sanduiche na Iowa State University – ISU-EUA. Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa – UFV. Doutor em Engenharia Agrícola e de Biossistemas pela Iowa State University ISU-EUA. Atualmente é Professor Adjunto do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental e atua como Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR.

Segundo o professor Jofran, “A missão da Secretaria de Relações Internacionais será de desenvolver políticas para a internacionalização a partir de um plano institucional. Devemos promover acordos de cooperação com instituições de excelência internacional, incentivar a mobilidade internacional de discentes e servidores, recepcionar delegações estrangeiras e fomentar a visibilidade internacional da nossa Instituição. As atividades desenvolvidas na Secretaria de Relações Internacionais prezarão pela responsabilidade, transparência, cordialidade e respeito”.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3447680059202587

 

UFR em ação: Inclusão no e-MEC

A Universidade Federal de Rondonópolis foi incluida no e-MEC. O sistema do Ministério da Educação é utilizado para fazer a tramitação eletrônica dos processos de regulamentação. Pela internet, as instituições de educação superior fazem o credenciamento e o recredenciamento, buscam autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos.

Em funcionamento desde janeiro de 2007, o sistema permite a abertura e o acompanhamento dos processos pelas instituições de forma simplificada e transparente.

UFR participa pela primeira vez em plenária da Andifes

Na semana passada (11 e 12) as Universidade públicas federais recém-criadas (Rondonópolis, Jataí, Catalão, Delta do Parnaíba e Agreste de Pernambuco) participaram pela primeira vez da reunião plenária da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A Andifes é a representante oficial das universidades federais na interlocução com o governo federal, com associações de professores e de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral.

A reitora pro tempore da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, esteve presente na reunião que teve como principal objetivo discutir os desdobramentos da Portaria n.1469 de 22 agosto de 2019, expedida pelo MEC e que trata da divulgação de limites de provimento de cargos autorizados nos bancos de contratação. A portaria estabelece que o total resultante da soma dos limites de cargos autorizados nos bancos não poderá ser superior aos limites físicos e financeiros estabelecidos na Lei Orçamentária Anual de 2020.