Professor da UFR publica artigo científico em revista do Grupo Editorial Nature

O professor Fabio Angeoletto, do Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), é um dos autores do artigo científico “A global horizon scan of the future impacts of robotics and autonomous systems on urban ecosystems” publicado pelo periódico internacional Nature Ecology & Evolution.

O artigo foi produzido a partir da colaboração de pesquisadores de diversos países, liderados pelos cientistas da Universidade de Leeds Martin Dallimer e Mark A. Goddard. O trabalho avaliou a emergência dos sistemas robóticos e autônomos, juntamente das oportunidades e desafios que essa tecnologia de ponta pode representar para a biodiversidade urbana.

Os autores destacaram as contribuições dessas tecnologias no aperfeiçoamento da forma como monitoramos a natureza como, por exemplo, na identificação de pragas e espécies invasoras. À medida que a robótica, veículos autônomos e drones se tornarem amplamente utilizados ​​nas cidades, a poluição e congestionamentos no tráfego de veículos poderão ser reduzidos.

Por outro lado, os pesquisadores enfatizaram que os avanços na robótica e na automação também podem ser prejudiciais ao meio ambiente. Os robôs e drones podem gerar novas fontes de poluição e as cidades podem ter que ser replanejadas para fornecerem espaço suficiente para estes equipamentos operarem, potencialmente levando à perda de suas áreas verdes.

A revista Nature Ecology & Evolution possui fator de impacto de 12,541, pontuação que a coloca enquanto um dos periódicos científicos mais importantes do mundo em sua área. O artigo completo está disponível no website da revista e pode ser acessado por meio deste endereço eletrônico.

Professor de Ciências Biológicas realiza publicação científica voltada para crianças

Os professores Rodrigo Aranda, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Paulo Robson de Souza, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e o técnico de laboratório, Renan da Silva Olivier (UFMS), publicaram juntos o artigo Gafanhotinho-tigre, que bicho é esse? na revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), periódico produzido pelo Instituto Ciência Hoje com o objetivo de despertar a curiosidade do público infantil para a ciência. Criada em 1986, a CHC é distribuída em mais de 60 mil bibliotecas escolares no Brasil.

No artigo publicado, os autores contam a história do Gafanhotinho-tigre da região da Serra da Bodoquena em Mato Grosso do Sul. O texto é um desdobramento da pesquisa Potential geographic distribution niche modeling based on bioclimatic variables of three species of Temnomastax Rehn and Rehn, 1942 (Orthoptera: Eumastacidae) publicada por Rodrigo Aranda e Renan Olivier na revista Journal of Natural History. Nessa oportunidade, as conclusões do artigo previam, por meio de modelos matemáticos, a ocorrência de uma espécie desses gafanhotos para a região de Rondonópolis, onde até então não haviam sido registrados. Em 2019, a espécie foi encontrada pelo professor na reserva da UFR durante coleta de insetos, validando assim o modelo previsto anteriormente. Rodrigo Aranda garante que, certamente, esses gafanhotos podem ser achados em outras áreas verdes em Rondonópolis e região.

No artigo publicado na CHC, é proposto uma atividade de ciência cidadã para as crianças, na qual os autores apresentam material suplementar com um guia de identificação das principais espécies de gafanhotos que ocorrem no país, estimulando a observação da natureza e o olhar naturalista. O material suplementar que dá acesso ao guia de identificação também é uma ferramenta que pode ser utilizado pelos professores da rede municipal e estadual de ensino nas aulas de ensino de ciências, pois permite a regionalização de vários aspectos das espécies de gafanhoto do Brasil.

A Jornalista Cathia Abreu, subeditora da revista Ciência Hoje das Crianças, salientou a importância da divulgação científica voltada para as crianças. Segundo Cathia, “quando o material é destinado ao público infantil, o mais interessante é cativar os leitores fornecendo curiosidades sobre o animal. O gafanhotinho-tigre é minúsculo, alguns medem pouco mais de 1 centímetro. Mas são coloridos e cheios de detalhes que despertam a atenção das crianças”.

O artigo Gafanhotinho-tigre, que bicho é esse? pode ser acessado gratuitamente até o dia 5 de novembro por meio deste endereço eletrônico

Professor do curso de Letras – Português publica livro sobre escritor Raul Pompéia

O professor Danilo de Oliveira Nascimento, do curso de Letras – Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), publicou recentemente o livro Representações da Infância, da adolescência e da juventude nas crônicas e na prosa ficcional de Raul Pompéia. A obra é resultado da pesquisa de seu doutoramento em Literatura Brasileira desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) entre 2007 e 2010.

Sob o ponto de vista da sociologia da literatura, da história literária e da narratologia, o livro apresenta uma análise da representação literária da infância, adolescência e juventude na obra ficcional e não ficcional de Raul Pompéia (1863-1895) cronista do Jornal do Comércio e da Gazeta de Notícias durante o século XIX e escritor reconhecido pela crítica literária e pelo público de leitores literários pela publicação de O Ateneu (1888).

De acordo com o professor, Representações da infância, da adolescência e da juventude em Raul Pompéia objetivou resgatar contos, novelas e crônicas pouco conhecidos do autor no que se refere a estas faixas etárias. O estudo das obras de Raul Pompéia mostra que o escritor se situa em uma posição fundamental na História da Literatura Brasileira no que diz respeito à representação moderna dos sentidos de infância e adolescência a partir do final do século XIX.

Danilo Nascimento é Mestre e Doutor em Teoria e História Literária pelo Instituto de Linguagens (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ingressou na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 2002 e desde esta época leciona as disciplinas Teoria Literária e Literatura Brasileira. Atualmente, é Professor Associado no Curso de Letras – Língua Portuguesa da UFR e se dedica à pesquisa do espaço na narrativa literária sob a perspectiva da fenomenologia da percepção e da geografia humanista. 

O livro Representações da Infância, da adolescência e da juventude nas crônicas e na prosa ficcional de Raul Pompéia foi publicado em 2020 pela editora matogrossense Calini & Caniato. Os interessados em adquirir exemplares do livro podem entrar em contato com o professor pelo e-mail danilo.nascimento@ufr.edu.br

 

REFERÊNCIA:

NASCIMENTO, D. O.. Representações da Infância, da adolescência e da juventude nas crônicas e na prosa ficcional de Raul Pompéia. 1ª. ed. Cuiabá – Mato Grosso: Carlini & Caniato Editora, 2020. v. 1. 224p .