UFR disponibiliza sala multimídia para gravação de videoaula

A Pró-reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC), da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), disponibiliza aos servidores da instituição uma sala multimídia equipada com computador e acessórios para a gravação de aulas em vídeo. Haverá um estagiário a disposição para explicar o funcionamento dos aparelhos e prestar suporte.

A sala multimídia está localizada no Bloco A, sala 29 (no corredor de acesso entre o protocolo e a antiga SAE) e disponível para uso no período matutino, entre 7h e 11h, e vespertino, das 13h às 17h. Para utilizá-la é necessário realizar agendamento prévio com no mínimo 48 horas de antecedência. Solicitações de reserva realizadas fora desse prazo não serão atendidas.

Para realizar o agendamento, acesse este endereço eletrônico e preencha o formulário disponível de acordo com as instruções. Sempre consulte a disponibilidade de data e horário no calendário antes de fazer o pedido de reserva para que não haja conflitos. Informe corretamente o horário de utilização da sala, realizando o agendamento em número de horas inteiras e por no máximo até 4 horas consecutivas.

Os agendamentos serão recebidos e marcados de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h. Solicitações realizadas após este horário serão marcadas no próximo dia útil. Caso duas ou mais reservas peçam a mesma data e horário, o agendamento será feito para aquela que foi solicitada primeiro.

Para garantir a segurança do equipamento não será permitida a utilização de mídias físicas como pendrives ou HD externos. Caso seja necessário passar algum arquivo para o computador é recomendável que se faça o upload dos arquivos no Google Drive ou e-mail pessoal, fazendo o download na hora da gravação. O vídeo da aula será projetado no canto inferior direito da tela, por esse motivo solicitamos que todo material utilizado mantenha uma área de 8cm x 5 cm livre de conteúdo conforme este exemplo

A única edição que o estagiário fará é o corte no início e final da gravação. O material será posteriormente enviado para o solicitante por e-mail ou poderá ser copiado para pendrive em um outro computador com horário agendado após a edição.

Clique neste link e confira o tutorial de como realizar o agendamento

Google Meet encerra opção de gravação de vídeo. Saiba como usar o Microsoft Teams

Desde o início da pandemia a Google liberou recursos exclusivos da versão completa do Google Meet aos usuários do pacote G Suite, plataforma de trabalho colaborativo da empresa. As medidas visaram expandir as possibilidades de conexão remota por meio de reuniões maiores e facilmente compartilháveis. Os servidores e estudantes com e-mail institucional @ufr.edu.br puderam aproveitar esse benefício, uma vez que a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) possui uma parceria com a Google que disponibiliza o G Suite for Education gratuitamente à comunidade acadêmica.

A partir de 30 de setembro, os recursos avançados do Google Meet voltarão a ser exclusividade da versão comercial e completa do serviço. Como consequência, serão desativadas as opções de gravação de vídeo, transmissão de streaming, e a capacidade máxima por sala virtual passará de 250 para 100 usuários nas versões gratuitas da plataforma.

Como alternativa, a Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC) sugere a utilização do Microsoft Teams que também oferece a opção de videochamada com as mesmas funcionalidades, além da possibilidade de gravação de vídeos. Esta ferramenta é uma plataforma de comunicação e colaboração que oferece um ambiente remoto de trabalho com chat, vídeo-chamadas, armazenamento de dados e integração com os aplicativos da Microsoft, tais como o Word, Power Point, Excel, One Drive, One Note, entre outros. O Microsoft Teams, é um aplicativo que integra o conjunto de ferramentas online do Microsoft 365, que também é disponibilizado gratuitamente aos membros da comunidade acadêmica da UFR por meio do e-mail institucional @ufr.edu.br. Caso você ainda não tenha o seu e-mail clique aqui para solicitar a criação.

A coordenadoria de Comunicação, vinculada à PROTIC, disponibiliza o tutorial abaixo que ensina como utilizar o Microsoft Teams para realizar e gravar vídeo chamadas, fazer download e compartilhar os arquivos gravados:

TUTORIAL – Como utilizar o Microsoft Teams

TUTORIAL – Como realizar o download do vídeo gravado