Google estende prazo de gravações gratuitas do Google Meet até o fim do ano 

A Google decidiu prorrogar o período de utilização gratuita do recurso de gravação do Google Meet até o final deste ano. A empresa já havia comunicado que, a partir de 1º de outubro de 2020, as funcionalidades avançadas da plataforma retornariam ao seu funcionamento padrão e as gravações não seriam mais possíveis por meio do pacote G Suite for Education. Entretanto, a empresa optou por continuar oferecendo as gravações premium até o final do ano, quando deverá lançar o recurso de gravações temporárias para o pacote G Suite for Education, utilizado pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Até o final do ano, os recursos avançados poderão continuar sendo utilizados pelos estudantes e servidores da UFR cadastrados no e-mail institucional @ufr.edu.br. A partir do lançamento das gravações temporárias, recurso gratuito que estará à disposição futuramente, será possível gravar uma reunião e compartilhar a gravação no domínio por até 30 dias. Durante esse período, os participantes de uma reunião poderão usar o recurso para ver uma aula ou reunião que não puderam assistir ao vivo. Contudo, não será possível salvar ou compartilhar as gravações temporárias fora do domínio ufr.edu.br, já que apenas alunos e professores com e-mail institucional poderão ter acesso ao vídeo pelo prazo de 30 dias. Caso você ainda não tenha o seu e-mail institucional clique aqui para solicitar a criação.

Como alternativa, a Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC) sugere a utilização do Microsoft Teams que também oferece a opção de videochamada com as mesmas funcionalidades, além da possibilidade de gravação de vídeos. Para mais informações, acesse este endereço eletrônico e assista o tutorial de como utilizar o Microsoft Teams, e realizar o download de um vídeo gravado.

UFR disponibiliza sala multimídia para gravação de videoaula

A Pró-reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC), da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), disponibiliza aos servidores da instituição uma sala multimídia equipada com computador e acessórios para a gravação de aulas em vídeo. Haverá um estagiário a disposição para explicar o funcionamento dos aparelhos e prestar suporte.

A sala multimídia está localizada no Bloco A, sala 29 (no corredor de acesso entre o protocolo e a antiga SAE) e disponível para uso no período matutino, entre 7h e 11h, e vespertino, das 13h às 17h. Para utilizá-la é necessário realizar agendamento prévio com no mínimo 48 horas de antecedência. Solicitações de reserva realizadas fora desse prazo não serão atendidas.

Para realizar o agendamento, acesse este endereço eletrônico e preencha o formulário disponível de acordo com as instruções. Sempre consulte a disponibilidade de data e horário no calendário antes de fazer o pedido de reserva para que não haja conflitos. Informe corretamente o horário de utilização da sala, realizando o agendamento em número de horas inteiras e por no máximo até 4 horas consecutivas.

Os agendamentos serão recebidos e marcados de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h. Solicitações realizadas após este horário serão marcadas no próximo dia útil. Caso duas ou mais reservas peçam a mesma data e horário, o agendamento será feito para aquela que foi solicitada primeiro.

Para garantir a segurança do equipamento não será permitida a utilização de mídias físicas como pendrives ou HD externos. Caso seja necessário passar algum arquivo para o computador é recomendável que se faça o upload dos arquivos no Google Drive ou e-mail pessoal, fazendo o download na hora da gravação. O vídeo da aula será projetado no canto inferior direito da tela, por esse motivo solicitamos que todo material utilizado mantenha uma área de 8cm x 5 cm livre de conteúdo conforme este exemplo

A única edição que o estagiário fará é o corte no início e final da gravação. O material será posteriormente enviado para o solicitante por e-mail ou poderá ser copiado para pendrive em um outro computador com horário agendado após a edição.

 

Clique neste link e confira o tutorial de como realizar o agendamento

Google Meet encerra opção de gravação de vídeo. Saiba como usar o Microsoft Teams

Desde o início da pandemia a Google liberou recursos exclusivos da versão completa do Google Meet aos usuários do pacote G Suite, plataforma de trabalho colaborativo da empresa. As medidas visaram expandir as possibilidades de conexão remota por meio de reuniões maiores e facilmente compartilháveis. Os servidores e estudantes com e-mail institucional @ufr.edu.br puderam aproveitar esse benefício, uma vez que a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) possui uma parceria com a Google que disponibiliza o G Suite for Education gratuitamente à comunidade acadêmica.

A partir de 30 de setembro, os recursos avançados do Google Meet voltarão a ser exclusividade da versão comercial e completa do serviço. Como consequência, serão desativadas as opções de gravação de vídeo, transmissão de streaming, e a capacidade máxima por sala virtual passará de 250 para 100 usuários nas versões gratuitas da plataforma.

Como alternativa, a Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC) sugere a utilização do Microsoft Teams que também oferece a opção de videochamada com as mesmas funcionalidades, além da possibilidade de gravação de vídeos. Esta ferramenta é uma plataforma de comunicação e colaboração que oferece um ambiente remoto de trabalho com chat, vídeo-chamadas, armazenamento de dados e integração com os aplicativos da Microsoft, tais como o Word, Power Point, Excel, One Drive, One Note, entre outros. O Microsoft Teams, é um aplicativo que integra o conjunto de ferramentas online do Microsoft 365, que também é disponibilizado gratuitamente aos membros da comunidade acadêmica da UFR por meio do e-mail institucional @ufr.edu.br. Caso você ainda não tenha o seu e-mail clique aqui para solicitar a criação.

A coordenadoria de Comunicação, vinculada à PROTIC, disponibiliza o tutorial abaixo que ensina como utilizar o Microsoft Teams para realizar e gravar vídeo chamadas, fazer download e compartilhar os arquivos gravados:

TUTORIAL – Como utilizar o Microsoft Teams

TUTORIAL – Como realizar o download do vídeo gravado