Resultado final do Edital de apoio à inclusão por meio de tutoria – Projeto Acolhida Digital

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), por meio da Coordenadoria de Programas Especiais (CPE), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROECE) divulga os resultados do Edital n. 02 PROEG/CEP/UFR 2021 – Programa de Apoio à inclusão digital por meio de tutoria – Projeto Acolhida Digital Discente:

 

RESULTADO Projeto Acolhida Digital Discente

PROEG promove “Bate-papo com educadores” com dicas para personalizar seu AVA Moodle

Nesta sexta-feira (07), às 09h (horário de MT), a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) promove mais uma edição do evento Bate-papo com educadores. Desta vez, o bate-papo será realizado com Anedino Rodrigues Lima Júnior (SETEC/UFMT) trazendo o tema Dicas para personalizar seu AVA Moodle.

O evento trará um novo convidado a cada semana para uma conversa online a respeito dos desafios enfrentados pelo ensino em tempos de pandemia. Ao longo de três meses, estão planejados 10 encontros virtuais com diferentes profissionais vinculados à instituições de Ensino Superior do país nos quais serão tratados temas como: o ensino remoto, o ensino híbrido e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

A participação no evento é gratuita e aberta a toda comunidade. Para inscrever-se é necessário acessar o website do evento e preencher um formulário simples. A inscrição é feita em Atividades, onde se lê “Quero participar das atividades”. Os encontros serão realizados de forma on-line por meio da plataforma Google Meet. Para cada bate-papo semanal, haverá inscrição e certificação individual.

 

PROEG e PROECE promovem projeto Mães trabalhadoras e seus filhos: apoio pedagógico, psicossocial e tecnológico

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) e a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROECE) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promovem o projeto Mães trabalhadoras e seus filhos: apoio pedagógico, psicossocial e tecnológico que tem como objetivo auxiliar estudantes da Educação Básica oferecendo apoio na realização das atividades do ensino remoto. O projeto conta com o apoio da Comissão de Estágio em Psicologia da UFR, de estudantes de Licenciatura para suporte pedagógico e tecnológico e estudantes de Psicologia para atendimento psicológico às mães em rodas de conversas.

Poderão participar do projeto mães trabalhadoras que tenham pelo menos um(a) filho(a) matriculado(a) na Educação Básica (Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e estudantes de Licenciatura da UFR e estudantes do curso de Psicologia cursando as disciplinas Estágio Específico I ou II.

O projeto tem início em 17 de maio e término em 30 de julho de 2021. As mães trabalhadoras que desejarem participar devem ler o edital nº03/PROEG/CPE e inscrever-se no formulário disponível por meio deste endereço. Já os(as) estudantes que gostariam de oferecer o apoio pedagógico, tecnológico ou o psicossocial, devem consultar o edital nº04/PROEG/CPE e inscrever-se no seguinte formulário eletrônico disponível por meio deste link.

Ambos os editais podem ser consultados e baixados na íntegra abaixo:

 

EDITAL N° 03 PROEG/CPE/UFR 2021

EDITAL N° 04 PROEG/CPE/UFR 2021

 

 

 

 

 

PROEG promove novo encontro do “Bate-papo com educadores”

Nesta sexta-feira (30), às 09h (horário de MT), a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) promove mais uma edição do evento Bate-papo com educadores. Desta vez, o bate-papo será realizado com o professor Francisco Ebson Gomes-Souza (UFERSA) trazendo o tema Como tornar a minha aula virtual acessível?

O evento trará um novo convidado a cada semana para uma conversa online a respeito dos desafios enfrentados pelo ensino em tempos de pandemia. Ao longo de três meses, estão planejados 10 encontros virtuais com diferentes profissionais vinculados à instituições de Ensino Superior do país nos quais serão tratados temas como: o ensino remoto, o ensino híbrido e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

A participação no evento é gratuita e aberta a toda comunidade. Para inscrever-se é necessário acessar o website do evento e preencher um formulário simples. A inscrição é feita em Atividades, onde se lê “Quero participar das atividades”. Os encontros serão realizados de forma on-line por meio da plataforma Google Meet. Para cada bate-papo semanal, haverá inscrição e certificação individual.

 

Inscrições para o I Fórum da Graduação UFR são prorrogadas até o dia 30 de abril

Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) informa que as inscrições para o I Fórum da Graduação UFR foram prorrogadas até o dia 30 de abril de 2021.

O Fórum de Graduação, vinculado à PROEG, é uma instância de discussão permanente, autônoma, de caráter consultivo, caracterizando-se como espaço para reflexão, debate, proposição e qualificação de políticas institucionais para os cursos de graduação da UFR.

Para inscrever-se no Fórum basta acessar e preencher o formulário disponível neste endereço eletrônico.

RETIFICAÇÃO de Edital do Projeto Acolhida Digital Discente

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), por meio da Coordenadoria de Programas Especiais (CPE), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROECE), por meio da Coordenadoria de Extensão (CODEX), RETIFICAM cronograma de execução do EDITAL No 02 PROEG/CPE/UFR 2021 PROGRAMA DE APOIO À INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DE TUTORIA – PROJETO ACOLHIDA DIGITAL DISCENTE (PADD), conforme datas a seguir:

 


Retificação do Edital do Programa Acolhida Digital Discente

 

Segue abaixo a publicação original contendo o Edital Completo, lembrando que ele recebeu as alterações no cronograma conforme indicado pelo documento de retificação.


PUBLICAÇÃO ORIGINAL FEITA EM 13 DE ABRIL DE 2021

 

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), por meio da Coordenadoria de Programas Especiais (CPE), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROECE), por meio da Coordenadoria de Extensão (CODEX), abrem período de inscrição para seleção de estudantes de graduação no Projeto Acolhida Digital Discente, vinculado ao Programa de Apoio à Inclusão Digital.

Os estudantes selecionados deverão atuar como tutores em atividades de letramento digital e acadêmico junto a estudantes em vulnerabilidade social, prioritariamente os matriculados no semestre letivo 2020/2. Esta chamada visa promover ações acadêmicas que abranjam atividades que se relacionem com a inclusão de estudantes deficientes, indígenas, oriundos de comunidades tradicionais e aqueles que ingressaram por meio de ações afirmativas ou que promovam a equalização para que um grupo de estudantes tenham seus rendimentos acadêmicos potencializados.

Este edital destina-se à seleção de estudantes de todos os cursos, a partir do 3º semestre letivo, que apresentam um bom coeficiente de notas (média 7,0 ou maior) e que não recebem nenhuma outra bolsa vinculada à Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Os estudantes selecionados para atuação no PADD, em conformidade com a tutoria de inclusão digital, irão atuar diretamente na acolhida de estudantes ingressantes no semestre 2020/2, prioritariamente, e que se encontrem em vulnerabilidade socioeconômica ou que apresentem necessidades especiais que impliquem dificuldades de inclusão digital por ocasião do ensino remoto, presencial ou híbrido decorrente da pandemia da Covid-19.

Todo o procedimento relativo à inscrição/apresentação de documentos neste edital será realizado via processo SEI, conforme instruções disponíveis no edital abaixo, disponível para download.

 

Edital seleção de estudantes de graduação no Projeto Acolhida Digital Discente

Avaliação discente do ensino remoto no semestre 2020/1 na UFR

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) em conjunto com os discentes do Projeto Acolhida Digital, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e os Centros Acadêmicos (CA) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promovem a Avaliação discente a respeito do ensino remoto no semestre 2020/1.

A avaliação foi proposta em 10 de fevereiro pela Coordenadoria de Programas Especiais (CPE) da PROEG para o monitoramento da participação discente nas atividades acadêmicas realizadas no respectivo semestre.

A presente avaliação junto aos DISCENTES busca mensurar a percepção estudantil frente às adaptações exigidas para o ensino remoto e intenta fornecer subsídios à gestão e ao corpo docente para propostas de melhoria no ensino-aprendizagem no contexto de pandemia.

O formulário de avaliação está disponível para acesso e participação de todos os acadêmicos da UFR por meio deste endereço eletrônico e estará aberto para o recebimento de respostas até 30 de abril.

A PROEG e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) agradecem a participação dos estudantes e informa que os dados e respostas individuais não serão divulgados.

As informações foram prestadas pela professora Valéria Filgueiras, do curso de História da UFR. Em caso de dúvidas sobre o formulário e seu preenchimento é possível entrar em contato com a PROEG por meio do contato proeg@ufr.edu.br ou pelo Whatsapp (66) 3410-4166

PROEG retifica Edital de programa de monitoria nº 001/2021 PROEG/CEG/UFR

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), torna público o Edital de retificação  que altera o cronograma disponível no anexo I do Edital nº 001/2021 PROEG/CEG/UFR PROGRAMA DE MONITORIA.

Confira no documento disponível abaixo para download as alterações no cronograma:

 


Edital de retificação n.1

 

Inscrições prorrogadas para cursos online de AVA Moodle para estudantes e professores da UFR

O prazo de inscrições para os cursos AVA Moodle para docentes e estudantes da UFR foram prorrogados até esta segunda-feira (12). Com a alteração, o início dos cursos passa para o dia 14 de abril.

No curso Princípios de autoria e edição de cursos em AVAs – Turma 2 – UFR, o objetivo é capacitar professores da UFR para entender aspectos introdutórios em autoria e edição de cursos virtuais, implementando estratégias de ensino, comunicação e aprendizagem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A inscrições podem ser realizadas por meio deste endereço eletrônico.

Já no curso Introdução a Ambientes Virtuais de Aprendizagem – Turma 4 – UFR, a intenção é capacitar os discentes da UFR em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Para inscrever-se no curso basta acessar este endereço eletrônico.

A iniciativa é promovida pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade Federal de Rondonópolis e pela Secretaria de Tecnologia Educacional (SETEC), Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Secretaria de Comunicação (SECOM) e Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), unidades da instituição tutora da UFR, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Ambos serão ofertado de maneira totalmente virtual. Ao inscrever-se na plataforma o usuário terá a disposição sequências de aprendizagem que incluem vídeos, textos e questões eletrônicas. Após desenvolver os objetivos gerais e específicos propostos, com um aproveitamento mínimo de 70% o cursista receberá um certificado de extensão universitária no âmbito da UFR.