UFR participa do evento Transforme sua fazenda em uma máquina de produzir carne

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) participou como apoiadora da segunda edição do evento Transforme sua fazenda em uma máquina de produzir carne, iniciativa promovida pela Aliança SIPA. O objetivo do evento foi reunir a universidade com técnicos, agricultores, pecuaristas e especialistas em produção animal e gestão a fim de discutir o futuro da produção de carne, bem como novas tecnologias de produção.

A cerimônia de abertura abordou a importância da difusão do conhecimento gerado nas universidades para a sociedade e a participação da iniciativa privada neste processo. A coordenadora de extensão da UFR, professora Ana Paola de Souza Lima, abriu o evento e salientou a importância do intercâmbio de conhecimentos entre os meios rural e urbano e a universidade. A professora ainda lembrou que é por meio de ações deste tipo que a UFR pode estabelecer um contato mais próximo com a sociedade, trazendo os conhecimentos aprendidos dentro das salas de aula para o mundo real e, em contrapartida, criando oportunidades para que os professores e discentes experimentem o conhecimento técnico produzido fora do âmbito acadêmico.

Além da professora Ana Paola, também participaram da abertura o vice-diretor da Aliança SIPA, professor Edicarlos Damacena de Souza (do curso de zootecnia da UFR); o diretor da Aliança SIPA, professor Paulo César de Faccio Carvalho (do curso de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS), o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR MT), Francisco Olavo Publiesi de Castro; e o presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT), Gutemberg Silveira.

A Aliança SIPA é uma iniciativa formada pela cooperação entre o Grupo de Pesquisa e Inovação em Sistemas Puros e Integrados de Produção Agropecuária (GPISI) da UFR, o Grupo de Pesquisa em Sistema Integrado de Produção Agropecuária (GPSIPA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e pelo Núcleo de Inovação em Tecnologia Agropecuária (NITA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Confira abaixo alguns registros fotográficos realizados por  Letícia Rosa Gasques:

 

UFR promove palestra online com informações sobre câncer de próstata nesta quarta

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), em parceria com a Liga Acadêmica Médica de Urologia, promove a palestra online Elucidando o câncer de próstata, com o médico Eduardo Narvaes, professor do curso de Medicina da UFR. O evento ocorre nesta quarta-feira (24), às 20h e será transmitido por meio do canal do youtube da UFR.

A palestra faz parte da programação da campanha Novembro Azul e tem como objetivo conscientizar e sanar dúvidas a respeito do câncer de próstata. A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado no dia 17 de novembro.

 

 

 

Curso de Sistemas de Informação promove XI Escola Regional de Informática de Mato Grosso

O Curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promove, entre os dias 10, 11 e 12 de novembro, o evento XI Escola Regional de Informática de Mato Grosso – ERI-MT 2021: Distanciamentos e Aproximações. O ERI-MT é realizado anualmente pelas Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de Mato Grosso desde sua primeira edição em 2009.

O tema desta edição é Distanciamento e Aproximações, o qual traz reflexões sobre o momento atual de isolamento, em que se faz necessário buscar novas formas de aproximação social, trabalho e estudo. De acordo com os organizadores do evento, o meio digital é a forma de aproximação cujas possibilidades estão sendo mais exploradas, razão pela qual o meio fora escolhido para a realização do ERI-MT 2021.

O evento apresentará minicursos e trabalhos técnicos no período diurno e mesas redondas no período noturno. As mesas redondas serão abertas para a participação da comunidade e disponibilizadas por meio do canal do Youtube do ERI-MT.

As inscrição podem ser feitas por meio do website do evento e os valores variam entre R$10 e R$312 dependendo do tipo de categoria escolhida. O evento será certificado para aqueles que se inscreverem.

O XI Escola Regional de Informática de Mato Grosso é uma realização da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) com o apoio da Loggi e UNEMAT Rondonópolis como parceira. A organização é responsabilidade dos professores Soraia Silva Prietch, Waine Teixeira Júnior e  Carlos Alex Sander Juvêncio Gulo.

Para dúvidas e outras informações, entre em contato pelo e-mail 2021erimt@gmail.com

 

 

PPgGTA promove seminário “New Green Deal” no Brasil

O Programa de Pós-graduação Gestão e Tecnologia Ambiental (PPgGTA) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promove nesta quarta-feira (10), às 14:00, o seminário digital “New Green Deal” no Brasil: Ajustes Necessários na Governança Pública.

O evento será ministrado pelo professor Alfredo Pereira Junior (UNESP – Botucatu). O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Para realizar a inscrição, envie um e-mail para o coordenador do programa, professor Luís Otávio Bau Macedo, pelo contato luis.otavio@ufr.edu.br.

 

SINTUF oferece café da manhã em comemoração ao Dia do Servidor

O  Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (SINTUF), seção sindical de Rondonópolis, promoveu nesta quinta-feira (28) um café da manhã em comemoração ao Dia do Servidor Público. O evento ocorreu no Auditório da UFR. 

O encontro foi conduzido pelo tesoureiro do SINTUF, Aguinaldo Claúdio, que passou a palavra à Reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, e ao Presidente do SINTUF, Milton Aníbal Moreira, que parabenizaram os servidores públicos presentes, reforçando a natureza socialmente referendada do trabalho público.

 

Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas promove Ciclo de palestras ICAT inFORMA

O Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas (ICAT) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promove entre os dias 23 e 25 de novembro o Ciclo de palestras ICAT inFORMA.

O evento é voltado aos discentes do Instituto e possui o intuito de acrescentar à sua formação conteúdo voltado ao mercado de trabalho e de estágios, por meio de palestras com profissionais da área.

Na terça-feira (23), às 19h, o engenheiro Artur Soares Cavalcanti Leal, da SOS Saúde Ocupacional Service, abordará o tema “Segurança do Trabalho: Importância da Temática nas Profissões”. Na quarta-feira (24), às 19h, a professora Neide Santos da Silva (UFR) falará sobre o “Comportamento dos estagiários nas empresas”. Já na quinta-feira (25), também às 19h, a engenheira Vanessa Félix, coach de carreira, trará para debate o questionamento “O que o mercado de trabalho espera de você?”.

O ciclo de palestras ICAT inFORMA será realizado de forma on-line e integrará parte da programação do Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFR (Connect UFR 2021) que ocorre entre os dias 22 e 27 de novembro.

O Connect é uma realização da Universidade Federal de Rondonópolis que articula uma série de atividades ofertadas pelas unidades acadêmicas da instituição. O evento será realizado em grupos de discussão, com apresentação de trabalhos, e será gravado para divulgação posterior no canal do YouTube da UFR.

As atividades do Connect UFR 2021 serão ofertadas exclusivamente de forma on-line. A participação é gratuita e aberta para toda comunidade, de forma que estudantes de graduação, pós-graduação, servidores da universidade, e sociedade civil possam estabelecer pontes de diálogo e redes de solidariedade. Qualquer pessoa pode se inscrever nas atividades e assistir remotamente as mostras, palestras e mesas-redondas ofertadas ao longo da semana de 22 à 27 de novembro. A participação será certificada ao final do evento.

Os estudantes que tiverem dúvidas ou precisarem de outras informações a respeito do Ciclo de palestras ICAT inFORMA podem entrar em contato com a secretaria do instituto através do e-mailicat@ufr.edu.br. Para tirar dúvidas em geral a respeito do Connect UFR ou tratar sobre problemas técnicos é possível entrar em contato com o e-mail de suporte connect@ufr.edu.br.

 

V Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da UFR

O curso de bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promove entre os dias 22 e 26 de novembro a V Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da UFR.

O evento será composto por palestras e mesas-redondas dos mais variados temas, tendo como objetivo integrar acadêmicos e profissionais, aprimorando seus conhecimentos na área e promovendo a troca de experiências.

Neste ano, a Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da UFR será realizada de forma on-line e integrará parte da programação do Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFR (Connect UFR 2021) que ocorre entre os dias 22 e 27 de novembro.

O Connect é uma realização da Universidade Federal de Rondonópolis que articula uma série de atividades ofertadas pelas unidades acadêmicas da instituição. O evento será realizado em grupos de discussão, com apresentação de trabalhos, e será gravado para divulgação posterior no canal do YouTube da UFR.

As atividades do Connect UFR 2021 serão ofertadas exclusivamente de forma on-line. A participação é gratuita e aberta para toda comunidade, de forma que estudantes de graduação, pós-graduação, servidores da universidade, e sociedade civil possam estabelecer pontes de diálogo e redes de solidariedade. Qualquer pessoa pode se inscrever nas atividades e assistir remotamente as mostras, palestras e mesas-redondas ofertadas ao longo da semana de 22 à 27 de novembro. A participação será certificada ao final do evento.

Os estudantes que tiverem dúvidas ou precisarem de outras informações a respeito da Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental podem entrar em contato com o curso através do e-mail eaa@ufr.edu.br. Para tirar dúvidas em geral a respeito do Connect UFR ou tratar sobre problemas técnicos é possível entrar em contato com o e-mail de suporte connect@ufr.edu.br.

PPgGTA promove seminário sobre arranjos produtivos locais (APLs)

O Programa de Pós-graduação Gestão e Tecnologia Ambiental (PPgGTA) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promove no dia 27 de outubro, às 14:00, o seminário digital Arranjos produtivos locais (APLs): os impactos econômicos e ambientais da política de desenvolvimento de Mato Grosso.

O eventos será ministrado pela professora Rafaella Stradiotto Vignandi (PPgGTA). O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Para realizar a inscrição, envie um e-mail para o coordenador do programa, professor Luís Otávio Bau Macedo, pelo contato luis.otavio@ufr.edu.br.

 

 

 

Mestrado acadêmico em Biociências e saúde inicia suas atividades com aula inaugural

No dia 04 de outubro ocorreu a aula inaugural do mestrado acadêmico em Biociências e Saúde. Participaram do encontro a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Edna Maria Bonfim da Silva, o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, professor Aristides José da Silva Júnior, o coordenador de Ensino de Pós-graduação, professor Márcio Koetz, docentes e discentes do Programa.

A aula de abertura foi ministrada pela professora em Saúde Pública, Eliane Ignotti, com o tema “Importância, impactos e desafios da pesquisa em biociências e saúde no Estado de Mato Grosso”.

O programa irá contribuir coma a formação de recursos humanos qualificados para a docência, pesquisa, extensão e inovação, além da relevância de seus impactos sociais, culturais e econômicos para o município de Rondonópolis e região.

Connect UFR 2021: submissão de resumos para estudantes de Pós-Graduação na I Mostra de Pós-Graduação Stricto Sensu

A Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGP) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) informa que o período de submissão dos resumos dos trabalhos dos estudantes de Ensino de Pós-Graduação na I Mostra de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFR, será de 15 a 30/10, por meio do website do Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFR – 2021.

As normas de inscrições, submissões e apresentações de trabalhos na I Mostra de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFR, encontram-se disponíveis neste endereço eletrônico.