“PET – conexões de saberes” promove evento A vacina salvará o mundo da Covid-19?

O Programa de Educação Tutorial PET- Conexões de Saberes: Diálogo com a comunidade da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), promove no dia 14 de julho, a partir das 18h (horário de Cuiabá) o evento A vacina salvará o mundo da Covid-19?

O evento é gratuito e certificado com 2h para os inscritos. Para garantir a participação é necessário preencher o formulário disponível neste endereço.

Os convidados do evento são o médico Rivaldo Venâncio, coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e o professor de farmacologia André Bacchi da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e coordenador do Grupo de Estudos em Medicina Baseada em Evidências e Divulgação Científica da UFR.

A transmissão será realizada em aberto no canal do Youtube do PET Conexões de saberes: Diálogo com a comunidade.

Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do PET, via facebook e instagram.

 

PPgGTA promove seminário sobre cadastro ambiental rural em Mato Grosso

Na próxima quarta-feira (30/06), às 19h, o Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologia Ambiental (PPgGTA) promove o seminário digital Cadastro ambiental rural em Mato Grosso: impressões e perspectivas gerais. O evento será transmito de forma online e ministrado pelo analista de meio ambiente da SEMA, Leonardo de Carvalho Peixoto.

As inscrições são gratuitas e abertas a todo público. Para participar do seminário digital é necessário inscrever-se enviando um e-mail para o contato luis.otavio@ufr.edu.br

 

ALFALE 20 ANOS: live apresenta Diálogos emergentes: reflexões sobre alfabetização e letramento

Nesta quarta-feira (30/06), às 13h30 (horário de MT), o Grupo de Pesquisa ALFALE – Alfabetização e Letramento Escolar, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promove a live Diálogos emergentes: reflexões sobre alfabetização e letramento, com a participação de Anabela Ferrarini (UFR), Sandra Fransciscatto (UFR), Cancionila Kátia Cardoso (UFR) e Sílvia Pilegi (UFR).

Esta é a última live do ciclo de palestras que compõe a programação do evento ALFALE 20 ANOS – um balanço sobre pesquisas, reflexões e fontes históricas em torno da alfabetização, leitura e escrita que possui como objetivo marcar academicamente a história do Grupo de Pesquisa (2001-2021) com a participação de importantes pesquisadores do campo da alfabetização, leitura e escrita, de renome nacional e internacional.

A ação acontecerá em ambiente virtual, de forma gratuita, e será aberta à toda a comunidade acadêmica e externa. A live será transmitida pelo canal do Youtube Grupo de Pesquisa ALFALE, no qual também será possível assistir as palestras anteriores. A programação completa está disponível no website do evento

O ALFALE está vinculado à Linha de Pesquisa “Linguagens, Cultura e Construção do Conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea” do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEdu/UFR) e possui como objetivo desenvolver atividades de pesquisa e de formação de acervo histórico na área de alfabetização, leitura e escrita. O grupo conta com professores doutores e mestres, com experiência em pesquisa nas áreas de Alfabetização, Linguagem, Oralidade, Leitura e Escrita e História da Educação, e alunos de graduação e de pós-graduação que realizam pesquisas na área da alfabetização, leitura e escrita, priorizando o Ensino Fundamental e a Educação Infantil, com abordagem contemporânea e histórica.

 

ALFALE 20 ANOS: live apresenta trajetória histórica do grupo de pesquisa Alfale

Nesta quarta-feira (23/06), às 13h30 (horário de MT), o Grupo de Pesquisa ALFALE – Alfabetização e Letramento Escolar, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promove a live Fontes históricas e memória: trajetória de um grupo de pesquisa, com a participação de Sheila Gabriel (UFR), Cancionila Kátia Cardoso (UFR) e mediação de Joel Luz (UFR).

Esta é a sétima live do ciclo de palestras que compõe a programação do evento ALFALE 20 ANOS – um balanço sobre pesquisas, reflexões e fontes históricas em torno da alfabetização, leitura e escrita que possui como objetivo marcar academicamente a história do Grupo de Pesquisa (2001-2021) com a participação de importantes pesquisadores do campo da alfabetização, leitura e escrita, de renome nacional e internacional.

A ação acontecerá em ambiente virtual, de forma gratuita, e será aberta à toda a comunidade acadêmica e externa. As lives serão realizadas sempre às quartas-feiras, das 13h30 às 16h00 (horário de Mato Grosso) e transmitidas pelo canal do Youtube Grupo de Pesquisa ALFALE, no qual será possível assistir as palestras anteriores. A programação completa está disponível no website do evento

O ALFALE está vinculado à Linha de Pesquisa “Linguagens, Cultura e Construção do Conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea” do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEdu/UFR) e possui como objetivo desenvolver atividades de pesquisa e de formação de acervo histórico na área de alfabetização, leitura e escrita. O grupo conta com professores doutores e mestres, com experiência em pesquisa nas áreas de Alfabetização, Linguagem, Oralidade, Leitura e Escrita e História da Educação, e alunos de graduação e de pós-graduação que realizam pesquisas na área da alfabetização, leitura e escrita, priorizando o Ensino Fundamental e a Educação Infantil, com abordagem contemporânea e histórica.

 

Parceria com UFR promoveu Dia de Campo online de Sistemas Sustentáveis de Produção

No último sábado (12) ocorreu o evento Dia de Campo online de Sistemas Sustentáveis de Produção, promovido em projeto conjunto desenvolvido pela Aliança SIPA por meio do Grupo de Pesquisa e Inovação em Sistema Puros e Integrados de Produção Agropecuária (GPISI) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), em parceria com o REM Mato Grosso (Programa Global REDD Early Movers), gerido pelo FUNBIO, e Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt).

O evento contou com a participação da Reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, representando o apoio institucional da universidade, o professor Paulo Carvalho, diretor da Aliança SIPA, e Joel Strobel, representante e proprietário da Fazenda Guarita, onde se localizam alguns dos experimentos desenvolvidos pelo grupo.

A manhã foi divida em quatro módulos que abordaram questões pertinentes ao solo, plantas e animais, como também enfatizaram seus potenciais econômicos. A professora Analy Polizel destacou que o setor do agronegócio tem se mantido, mesmo durante o período pandêmico, como o maior indicador de desenvolvimento econômico brasileiro. Estes resultados são possíveis graças aos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por instituições públicas e privadas que propiciam aumento de produtividade, sustentabilidade ambiental e melhores resultados econômicos para os produtores rurais.

O evento foi marcado pela apresentação dos resultados das pesquisas conduzidas pelo grupo GPISI nas unidades UFR, IMAmt e Fazenda Guarita, os quais podem servir de modelo para as propriedades rurais, mesmo em solos “frágeis”, como os arenosos. Durante a transmissão, o professor Edicarlos Damacena de Souza, salientou as possibilidades do agronegócio em produzir mais comida, na mesma área, e com a mesma unidade de nutrientes; enquanto o senhor Joel Strobel, proprietário da Fazenda Guarita, explicou o funcionamento da parceria e os prognósticos de futura expansão do modelo de produção sustentável utilizado nas áreas destinadas à pesquisa, para as suas lavouras comerciais.

De acordo com os dados fornecidos pelo GPISI/UFR, a transmissão contou com a participação de aproximadamente 500 inscritos, sendo 51% estudantes, 20% produtores e os outros restantes divididos entre técnicos rurais. O GPISI destacou que ambos forneceram feedback positivo, aumentando as expectativas para futuras edições do evento.

O Dia de Campo online de Sistemas Sustentáveis de Produção executado e transmitido ao vivo pelo canal do Youtube Vida Rural MT no qual é possível assistir gratuitamente as discussões empreendidas ao longo do evento. Confira abaixo alguns registros do evento realizados por José Luiz de Souza Junior (GPISI/UFR).

 

Fórum da Graduação da UFR acontece entre 15 a 18 de junho de 2021

A Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) comunica que está acontecendo, no período de 15 a 18 de junho de 2021, o I Fórum da Graduação da UFR – Os desafios para a consolidação e a expansão da graduação na UFR: diagnósticos e proposições.

O Fórum tem por objetivo ser um espaço de reflexão, debate e proposição das políticas institucionais para os cursos de graduação da instituição. A reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, esteve presente à solenidade de abertura do evento juntamente com representantes docentes e discentes dos institutos e da universidade.

ALFALE 20 ANOS: live aborda diálogos e reflexões na perspectiva discursiva da alfabetização

Nesta quarta-feira (16/06), às 13h30 (horário de MT), o Grupo de Pesquisa ALFALE – Alfabetização e Letramento Escolar, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promove a live Alfabetização na perspectiva discursiva: diálogos e reflexões, com a participação de Ana Luiza Smolka (UNICAMP), Cecília Goulart (UFF) e mediação de Lázara Nanci de Barros (UFMT) e Bárbara Cortella (UFMT)

Esta é a sexta live do ciclo de palestras que compõe a programação do evento ALFALE 20 ANOS – um balanço sobre pesquisas, reflexões e fontes históricas em torno da alfabetização, leitura e escrita que possui como objetivo marcar academicamente a história do Grupo de Pesquisa (2001-2021) com a participação de importantes pesquisadores do campo da alfabetização, leitura e escrita, de renome nacional e internacional.

A ação acontecerá em ambiente virtual, de forma gratuita, e será aberta à toda a comunidade acadêmica e externa. As lives serão realizadas sempre às quartas-feiras, das 13h30 às 16h00 (horário de Mato Grosso) e transmitidas pelo canal do Youtube Grupo de Pesquisa ALFALE, no qual será possível assistir as palestras anteriores. A programação completa está disponível no website do evento

O ALFALE está vinculado à Linha de Pesquisa “Linguagens, Cultura e Construção do Conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea” do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEdu/UFR) e possui como objetivo desenvolver atividades de pesquisa e de formação de acervo histórico na área de alfabetização, leitura e escrita. O grupo conta com professores doutores e mestres, com experiência em pesquisa nas áreas de Alfabetização, Linguagem, Oralidade, Leitura e Escrita e História da Educação, e alunos de graduação e de pós-graduação que realizam pesquisas na área da alfabetização, leitura e escrita, priorizando o Ensino Fundamental e a Educação Infantil, com abordagem contemporânea e histórica.

 

Parceria com UFR promove Dia de Campo online de Sistemas Sustentáveis de Produção

Neste sábado (12), a Aliança SIPA (Sistemas Integrados de Produção Agropecuária), o Grupo de Pesquisa e Inovação em Sistema Puros e Integrados de Produção Agropecuária (GPISI) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), e o Instituto Matogrossense do Algodão (IMAmt) promovem o evento Dia de Campo online de Sistemas Sustentáveis de Produção.

As atividades terão início a partir das 8h e serão transmitidas pelo canal do Youtube Vida Rural MT. A participação é gratuita e certificada para aqueles que se inscreverem por meio do website do evento, no qual é possível acompanhar a programação completa.

Durante a transmissão, a Aliança SIPA apresentará pela primeira vez os resultados de seus protocolos experimentais e Unidades de Excelência que estão em condução no estado de Mato Grosso, sendo um deles no campus da UFR.

O Dia de Campo online de Sistemas Sustentáveis de Produção faz parte do projeto desenvolvido pela Aliança SIPA, por meio do Grupo de Pesquisas e Inovação em Sistemas Puros e Integrados de Produção (GPISI) em parceria com o REM Mato Grosso (Programa Global REDD Early Movers), gerido pelo FUNBIO (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade), e Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA)

 

UFMT convida comunidade UFR para debate sobre inclusão e acessibilidade

A Secretaria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Humano (CDH)/ Gerência de Capacitação e Qualificação (GCQ), convida a toda comunidade da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) para participar do evento Café e Gestão Pública, que abordará questões sobre inclusão e acessibilidade buscando fomentar uma cultura de debate que possibilite transformar os conhecimentos e experiências dos servidores em novas práticas.

O evento, com direito a certificação, será realizado no dia 10 de junho (quinta-feira), das 14h30 às 16h30 (horário de MT), com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Gerência de Capacitação e Qualificação – GCQ/CDH. A  inscrição pode ser feita por meio deste endereço eletrônico.

O Projeto teve início no ano de 2017 pela Coordenação de Desenvolvimento Humano, via Gerência de Capacitação e Qualificação e parceria com servidores colaboradores. O Projeto já foi PREMIADO no VI Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (Singep) e V Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia (Elbe), em 2017, recebendo a Menção Honrosa do Relato Técnico de Gestão de Projetos.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail  gcq_cursos@ufmt.br.

 

“Minha Biblioteca” oferece treinamento online e gratuito à estudantes da UFR

A equipe do provedor de conteúdo digital Minha Biblioteca realizará treinamentos online abertos a todos os estudantes da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) para apresentar e demonstrar a utilização dos recursos disponíveis no acervo da plataforma Minha Bilbioteca. Os treinamentos são gratuitos e ofertados na modalidade remota em duas datas disponíveis para escolha: dia 16 de junho, às 10h30 (horário de Brasília) ou 30 de junho, às 15h (horário de Brasília). Para inscrever-se no treinamento do dia 16, clique aqui ou para inscrever-se no treinamento do dia 30, clique aqui.

O treinamento online é aberto a todos os interessados em saber mais sobre a Minha Biblioteca, plataforma de e-books contratada pela UFR que oferece acesso à milhares de títulos das principais editoras do país, além de diversos recursos que facilitam a leitura e o aprendizado. O Acervo virtual da Minha Biblioteca conta com mais de 8 mil títulos em português de 12 grandes editoras acadêmicas nacionais e 15 selos editoriais nas áreas de Medicina, Saúde, Exatas, Sociais Aplicadas e Pedagógica. O serviço tem objetivo de facilitar o acesso de estudantes e professores a materiais de estudo em formato e-book, a qualquer hora e lugar, por meio de dispositivos conectados à internet.

A Minha Biblioteca possui funcionalidades como leitura em voz alta, anotações, realce de cor, marcação de página e pesquisa por palavras-chave que promovem a acessibilidade, estimulam a aprendizagem e favorecem a retenção de alunos.

Para acessar o serviço é necessário clicar na opção Serviços Digitais na barra de menus suspensa no cabeçalho do website da UFR. Depois selecione a opção Minha Biblioteca para ser direcionado aos sistemas da UFR. A equipe de suporte da Pró-reitoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (PROTIC) produziu um guia rápido de acesso à plataforma Minha Biblioteca que poderá auxiliar o usuário em seu primeiro contato.