XXIV Semana da Matemática (SEMAT) será realizada de forma online

O curso de Matemática da Universidade Federal de Rondonópolis promove a XXIV Semana da Matemática (SEMAT). O evento ocorre entre os dia 1 e 3 de dezembro e será ofertado no formato online devido à pandemia da Covid-19. O prazo para inscrições será até o dia 29 de novembro por meio do site eletrônico do evento.

A Semana da Matemática (SEMAT) é um evento anual de extensão universitária voltado para os estudantes e professores dos cursos de graduação e pós-graduação em Matemática e para os estudantes e professores do ensino fundamental e do ensino médio. A vigésima quarta edição terá como tema central a utilização de ferramentas tecnológicas para o ensino da Matemática.

Encontro Nacional de CEP – ENCEP

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) convida a todos para o Encontro Nacional de CEP – ENCEP, que ocorrerá no dia 17 de dezembro de 2020,com transmissão ao vivo, conforme programação do evento.

O Encontro tem como objetivo discutir temas relevantes à atuação dos Comitês de Ética em Pesquisa – CEP e apresentar os resultados das atividades do Sistema CEP/Conep realizadas em 2020, além de promover a maior aproximação da Conep com os CEP, representantes dos usuários/participantes de pesquisa, pesquisadores, instituições e demais interessados.

As inscrições podem ser realizadas por meio do site eletrônico do evento e serão recebidas até às 23h59min, horário de Brasília, do dia 16/12/2020.

Para acessar a programação, transmissão e demais informações sobre o evento é necessária a realização de cadastro prévio na plataforma Even3, por meio do endereço eletrônico.

Seminário Mudanças Climáticas: riscos e ações de mitigação para a República da Guatemala

No dia 18 de novembro, às 19h (horário local), o Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologia Ambiental (PPGTA) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promove o Seminário on line Mudanças Climáticas: riscos e ações de mitigação para a República da Guatemala.

O evento será ministrado pelo professor Ezequiel Abraham Lopes Bautistas, docente titular VII da Faculdade de Agronomia (FAUSAC) da Universidade de São Carlos da Guatemala (USAC), doutor em Ciências na área de concentração: Estatística Experimental Agronômica (ESALQ/USP), mestre em Agronomia na área de concentração: Estatística Experimental Agronômica (ESALQ/USP), Engenheiro Agrônomo em Sistemas de Produção Agrícola (FAUSAC, Guatemala).

O Seminário será transmitido de forma online por meio do canal do Youtube Gestão e Tecnologia Ambiental.

 

Live da PROPPIT apresenta diagnóstico da unidade

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)  promove mais uma edição da série de lives de divulgação de diagnósticos institucionais. Nesta quarta-feira (11), às 19h, a Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPPIT) apresenta as atividades desenvolvidas e os prognósticos de trabalho para a unidade.

A esquipe da PROPPIT estará representada pela pró-reitora de Ensino de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, professora Edna Maria Bonfim Silva; pela coordenadora de pesquisa, professora Magda de Mattos; pelo coordenador de Inovação Tecnológica, professor Normandes Matos da Silva; e pelo coordenador de pós-graduação, professor Salomão Guimarães. A apresentação será mediada pelo coordenador de Assuntos Estudantis, Rafael Cuissi.

A transmissão será realizada pelo canal do youtube da UFR

PPGTA promoveu seminário “Políticas e oportunidades de internacionalização na China”

No dia 8 de novembro, às 20h, o Programa de Pós-graduação em Gestão Ambiental e Tecnologia Ambiental (PPGTA), da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), promoveu o seminário online Políticas e oportunidades de internacionalização na China. A palestra foi proferida pelo professor Zhang Kun, do Departamento de História, e vice-diretor do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Shangai.

A gravação pode do evento pode ser assistida logo abaixo ou por meio deste endereço disponível no canal do youtube Gestão e Tecnologia Ambiental

 

 

VII Mostra Científica de Enfermagem e III Seminário da Pós-graduação em Saúde

O curso de Graduação de Enfermagem e as Residências Multiprofissionais em Saúde da Família (PREMSAF) e em Saúde do Adulto e Idoso (PREMSAI) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promovem a VII Mostra Científica de Enfermagem e III Seminário da Pós-graduação em Saúde. O evento ocorre nos dias 26 e 27 de novembro de forma totalmente online. Por meio da participação de docentes, pesquisadores, profissionais que compõe as equipes multiprofissionais em saúde, pós-graduandos e discentes de graduação, o evento proporcionará a apresentação e discussão de diferentes olhares, estratégias, abordagens teóricas e metodológicas para a promoção da saúde e do trabalho interprofissional.

A realização deste evento se propõe a discutir as práticas interprofissionais em saúde nesse novo contexto transformado pela pandemia da COVID-19, contribuindo para a produção e disseminação de novos conhecimentos e tecnologias que apresentem impacto positivo para a gestão, formação profissional e para a atenção à saúde vislumbrando a melhoria na qualidade da assistência aos usuários em todos os níveis de atenção em saúde.

As inscrições e a submissão de trabalhos são gratuitos e devem ser realizadas até o dia 7 de novembro por meio do site eletrônico do evento.

 

UFR participa do XI Seminário Regional de Extensão Universitária do Centro Oeste (SEREX)

O XI Seminário Regional de Extensão Universitária do Centro Oeste, SEREX, tradicionalmente organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso, de modo presencial, agigantou-se com a pandemia e a necessidade do isolamento social e manteve o evento de forma virtual, fortalecendo ainda mais os laços com inúmeras universidades e campus universitários do Centro-Oeste. O evento será totalmente on-line e conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis – PROECE/UFR, e outras instituições de ensino federais e estaduais da região Centro-Oeste, para a transmissão das comunicações.

O SEREX ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de novembro de 2020, e tem por objetivo maior apresentar trabalhos de Extensão Universitária desenvolvidos nas IES, bem como discutir as práticas extensionistas das instituições participantes. O tema deste ano é “Em Defesa da Ampliação dos Direitos Humanos da Rede da Extensão”.

Este ano, as salas foram nomeadas com nomes de animais característicos do Centro-Oeste como uma maneira de chamar a atenção para a questão das queimadas no Pantanal e no Cerrado, bem como para a importância de defendermos a preservação de tais biomas. O Canal do YouTube da UFR fará as transmissões da Sala Arara em todos os dias do evento, das 13h às 17h30m (horário de Mato Grosso).

Dentre as práticas de Extensão Universitária selecionadas, a PROECE/UFR participa do evento com dois trabalhos. Chamamos a atenção para o trabalho intitulado “O Centro de Línguas CELIG e o Ensino Remoto Emergencial: Uma experiência de Sucesso”, de autoria das professoras Maria Aparecida dos Santos e Ana Paola de Souza Lima, coordenadoras do Projeto de Extensão CELIG. O trabalho será apresentado no dia 4 de novembro, às 16:30, na Sala Capivara, transmitida pelo Canal do Youtube da UEMS

Ainda, como parte do evento, a professora Luciane Casarin, coordenadora do Projeto de Extensão NEATI, participará do programa CONEXÃO 50, descrevendo as ações que tem sido realizadas virtualmente com a comunidade da terceira idade, envolvida no projeto, no dia 04 de novembro, às 18 horas, no Canal Extensão UFMT em Rede.

 

Mais informações a respeito do XI SEREX podem ser encontradas no site do evento

As salas de transmissão das comunicações podem ser encontradas nos canais do YouTube das IES que apoiam o evento, conforme elencado a seguir:

 

Dias 04, 05 e 06 de novembro (13h às 17h30 – Horário de Mato Grosso)

Sala 1 – Sala Capivara – UEMS Canal Youtube – EaD UEMS

Sala 2 – Sala Onça Pintada – UEMS Canal Youtube – UEMS Oficial 

Sala 3 – Sala Cutia – CODEX/UFMT Canal Youtube Extensão UFMT em Rede

Sala 4 – Sala Tucano – UFMT SINOP CODEX_ON_UFMT_SINOP-UFMT

Sala 6 – Sala Arara – UFR – Canal Youtube 

Sala 7 – Sala Sucuri – UNEMAT – Canal Youtube

Sala 8 – Sala Siriema – IFMT – Canal Youtube

 

Dia 04 de novembro (13h às 17h30 – Horário de Mato Grosso)

Sala 5 – Sala Tuiuu – UFG Canal do Youtube UFG –  Link UFMT

 

Dia 05 e 06 de novembro (13h às 17h30 – Horário de Mato Grosso)

Sala 5 – Sala Tuiuiu – UFJ Canal do Youtube – UFJ

Live da PROEG e SINFRA apresenta diagnósticos da unidades

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)  promove mais uma edição da série de lives de divulgação de diagnósticos institucionais. Nesta quarta-feira (04), às 19h, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) e Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) apresentam as atividades desenvolvidas e os prognósticos de trabalho para as respectivas unidades.

A PROEG será representada pelo Pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Ronei Coelho de Lima, pela Coordenadora de Ensino de Graduação, professora Valéria Filgueiras Dapper, pela Coordenadadora de Programas Especiais, professora Ana Cristina Lobo Sousa, e pela Coordenadora da Biblioteca, Renata Bezerra Valeriano.

A Sinfra será representada pelo Secretário de Infraestrutura, professor Renato Bassini.

A transmissão acontecerá por meio do canal do youtube da UFR .

Transmissão no Youtube.

CEP promove debate Ética em pesquisa: desafios, perspectivas e implicações sociais

No dia 6 de novembro, às 14h (horário local), o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP), da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), promove a live “Ética em pesquisa: desafios, perspectivas e implicações sociais”.

O evento possui o propósito de debater, junto à comunidade, a importância dos procedimentos éticos e do reconhecimento dos direitos dos(as) participantes nos processos de elaboração e realização das pesquisas, abordando as diferenças, as aproximações e as intersecções entre as resoluções vigentes sobre a ética em pesquisa com seres humanos.

Participarão desse debate duas palestrantes que atuam na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), do Ministério da Saúde: Edinalda de Araújo Matias, Consultora da Conep, e Aline Oliveira Machado, Membro titular da Conep. A conversa será mediada pela professora Raquel Gonçalves Salgado, do curso de Psicologia da UFR.

 

PROPLAD apresenta prognóstico da unidade

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)  promove mais uma edição da série de lives de divulgação de diagnósticos institucionais. Nesta quarta-feira (28), às 19h (horário local), a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) apresenta as atividades desenvolvidas e os prognósticos de trabalho para a unidade.

A transmissão acontecerá por meio do canal do youtube da UFR.