ICEN divulga edital para cadastro de reserva de preceptores de Internato em Medicina

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), lançou Edital simplificado para formação de cadastro de reserva de preceptores de Internato em Medicina da UFR durante o semestre letivo 2021/1 (de julho/2021 até dezembro/2021).

A preceptoria do Internato Médico constitui uma modalidade de supervisão às atividades de ensino e aprendizagem dos quatro últimos semestres do curso de Medicina/UFR. O preceptor presta assistência direta aos internos de Medicina dando-lhes suporte didático nas atividades da prática médica. Serão considerados aptos a concorrerem profissionais médicos que atuem nas instituições conveniadas com a UFR, que apresentem diploma de médico e atendam os requisitos descritos no quadro 1 do edital simplificado, além de competência e ética profissional.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas por meio de Formulário Google disponível neste endereço eletrônico. O prazo para se inscrever é compreendido pelo período entre 1 e 6 de julho de 2021. No ato da inscrição o candidato deve optar por um único componente curricular do Internato Médico dentre aqueles dispostos no Quadro 1 do Edital nº 01/2021/MEDICINA/ICEN/UFR.

A seleção dos candidatos pela Comissão de Internato será realizada no dia 07/07/2021 às 8 horas (horário de MT). A publicação dos resultados será disponibilizada na página institucional da UFR na seção de processos seletivos, onde também poderão ser publicados outros documentos relacionados ao processo. Confira abaixo o Edital completo:

 


EDITAL nº 01/2021/MEDICINA/ICEN/UFR

 

Cadastro de reserva de preceptores bolsistas para o internato médico da UFR

Edital de Mobilidade Internacional Virtual SECRI 008/2021 – última oportunidade do ano!

A Secretaria de Relações Internacionais (SECRI) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) divulga Edital de Mobilidade Internacional Virtual nº008/2021 para cursos de graduação, em parceria com universidades da Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai, promovido pela SECRI da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Considerando o termo de tutoria celebrado entre a UFMT e a UFR, o programa aceitará inscrições de ambas as instituições.

Serão quase duas mil disciplinas ofertadas em mais de 90 cursos de graduação no segundo semestre de 2021, entre agosto e dezembro, destacando que a participação na mobilidade virtual será critério de pontuação para mobilidade presencial em 2022.

O prazo para inscrição se encerra às 23h59min do dia 28/06/2021, horário de Cuiabá, e deverá ser realizada exclusivamente através de processo via sistema SEI, intitulado “SECRI-Mobilidade Internacional”.

Estudante que possuam interesse poderão se candidatar em até duas (02) disciplinas em, no máximo, dois cursos disponíveis (idioma oficial espanhol), desde que na mesma faculdade e somente em uma das universidades (UECCI, UDES, USIMON, UDCA, UNAHUR, UDELAR ou UTALCA).

Esta parceria foi realizada no âmbito do termo de adesão e cooperação internacional multilateral firmado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) junto ao Programa Académico de Movilidad Educativa (PAME) da Unión de Universidades de América Latina y el Caribe (UDUAL), ou no âmbito do Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes (PIIE) e acordo de cooperação internacional bilateral firmado entre a UFMT e as IES anfitriãs.

No presente edital, a SECRI/UFMT torna pública a pré-seleção de estudantes para mobilidade internacional VIRTUAL em cursos de graduação ofertados pelas Universidad ECCI (UECCI), Universidad de Santander (UDES), Universidad Simóm Bolívar (USIMON), Universidad De Ciencias Aplicadas Y Ambientales (UDCA), localizadas na Colômbia; Universidad Nacional De Hurlingham (UNAHUR), localizada na Argentina, e Universidad de la República (UDELAR), localizada no Uruguai, no âmbito do termo de adesão e cooperação internacional multilateral firmado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) junto ao Programa Académico de Movilidad Educativa (PAME) da Unión de Universidades de América Latina y el Caribe (UDUAL), bem como a oferta da Universidad de Talca (UTALCA), localizada no Chile, no âmbito do Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes (PIIE) e acordo de cooperação internacional bilateral firmado com a UFMT.

Acesse o Edital completo SECRI/UFMT nº008/2021 por meio do website da Secretaria de Relações Internacionais da UFMT.

Para maiores informações ou esclarecimentos, favor entrar em contato com a SECRI pelo e-mail: internacional@ufr.edu.br

 

Homologação das inscrições para o processo de movimentação de força de trabalho (Edital nº1, de 30 de abril de 2021)

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) torna público o resultado da homologação das inscrições para o processo de seleção de servidores públicos federais, no cargo de Técnicos Administrativos em Educação, para composição da força de trabalho da instituição.

A movimentação para compor força de trabalho é um regramento específico, previsto no parágrafo 7º do art. 93, da Lei nº 8112/1990 e Portaria nº 282/2020 e suas alterações, processo por meio do qual pode ocorrer o deslocamento de servidor ou empregado público em órgão ou entidade distinta daquela à qual está vinculado, com o propósito de permitir mobilidade, desenvolvimento profissional e eficiência no planejamento da força de trabalho.

A próxima etapa é a avaliação dos currículos e cartas de interesse, que ocorre entre os dias 26/05/2021 a 02/06/2021. Para mais informações, consulte o cronograma disponível no edital nº1, de 30 de abril de 2021.

Toda documentação e resultado das etapas do processo de movimentação de força de trabalho (TAE) será publicada na seção de Processos Seletivos do website da Universidade Federal de Rondonópolis.

Segue abaixo, disponível para download, o resultado das inscrições homologadas:

 

Homologação das inscrições

Programa oferece bolsas de doutorado para docentes da UFMT

Estão abertas as inscrições para o Programa de Formação de Professores de Educação Superior para a América Latina e o Caribe – ProLAC, Convocatória GCUB-UDUAL nº 001/2021, promovido pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) em parceria com a Unión de Universidades de América Latina y el Caribe – UDUAL.

O objetivo do ProLAC é contribuir com o fortalecimento da Educação Superior e da produção científica e tecnológica, na América Latina e no Caribe, oferecendo oportunidades de Doutorado para Professores de universidades associadas ao GCUB e à UDUAL, incluindo a UFMT.

O prazo para submissão de candidatura se encerra às 18h (horário de Brasília) do dia 28 de maio de 2021 e deverá ser realizada através deste formulário eletrônico (disponível apenas em espanhol). Informações adicionais poderão ser encontradas no site do GCUB.

Cada candidato deve se inscrever em dois programas de doutorado, de diferentes Instituições de Ensino Superior, preferencialmente de diferentes países. Não há garantia de bolsa, porém, os benefícios oferecidos pelo ProLAC incluem:

  • Isenção do pagamento de taxas de matrícula, mensalidades ou anuidades acadêmicas relacionadas ao programa de estudos;
  • Bolsas mensais, integrais ou parciais;
  • Acesso a restaurantes universitários, se houver, nas mesmas condições que os outros alunos da instituição receptora;
  • Acesso às aulas, salas de estudo, bibliotecas, laboratórios e outros serviços universitários nas mesmas condições que os demais estudantes da instituição;
  • Acesso gratuito a cursos de estudos de idiomas (cursos presenciais, cursos online, tutoriais com alunos ou professores, ou outras modalidades), determinado pela instituição receptora.

 

Os cursos de doutorado disponíveis para inscrição de professores da UFMT nesta edição do ProLAC são:

Panamá

Doctorado en Biociencias y Biotecnología

México

Doctorado en Psicología con Orientación en Calidad de Vida y Salud
Doctorado en Ciencia del Comportamiento con Orientación en Alimentación y Nutrición (DCCAN)
Doctorado en Sistema y Ambientes educativos
Doctorado en Ciencias Agropecuarias Y Sustentabilidad
Doctorado en Estudios Regionales
Doctorado en Derecho

Colômbia

Doctorado en Ciencia y Tecnología de Alimentos
Doctorado en Ciencias Económicas
Doctorado en Administración
Doctorado en Ciencias para la Salud y Producción Animal
Doctorado en Educación y Estudios Sociales

Bolívia

Doctorado en Ciencias de la Educación Version X

 


Edital GCUB-UDUAL n° 001/2021.

 

Retificação do cronograma do edital do projeto Mães trabalhadoras e seus filhos: apoio pedagógico, psicossocial e tecnológico

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), por meio da Coordenadoria de Programas Especiais (CPE), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROECE), por meio da Coordenadoria de Extensão (CODEX), RETIFICAM cronograma de execução do EDITAL No 03 PROEG/CPE/UFR 2021, conforme datas informadas logo abaixo:

 


RETIFICAÇÃO EDITAL 03 PROEG CPE

RETIFICAÇÃO EDITAL 04 PROEG CPE

 

O projeto Mães trabalhadoras e seus filhos: apoio pedagógico, psicossocial e tecnológico é uma realização da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) e da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROECE) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) que tem como objetivo auxiliar estudantes da Educação Básica oferecendo apoio na realização das atividades do ensino remoto. O projeto conta com o apoio da Comissão de Estágio em Psicologia da UFR, de estudantes de Licenciatura para suporte pedagógico e tecnológico e estudantes de Psicologia para atendimento psicológico às mães em rodas de conversas.

Poderão participar do projeto mães trabalhadoras que tenham pelo menos um(a) filho(a) matriculado(a) na Educação Básica (Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e estudantes de Licenciatura da UFR e estudantes do curso de Psicologia cursando as disciplinas Estágio Específico I ou II.

As mães trabalhadoras que desejarem participar devem ler o edital nº03/PROEG/CPE (se atentando às retificações no cronograma dispostas no início dessa publicação) e inscrever-se no formulário disponível por meio deste endereço. Já os(as) estudantes que gostariam de oferecer o apoio pedagógico, tecnológico ou o psicossocial, devem consultar o edital nº04/PROEG/CPE (também se atentando às retificações no cronograma dispostas no início dessa publicação) e inscrever-se no seguinte formulário eletrônico disponível por meio deste link.

Ambos os editais podem ser consultados e baixados na íntegra abaixo:

 

EDITAL N° 03 PROEG/CPE/UFR 2021

EDITAL N° 04 PROEG/CPE/UFR 2021

 

 

 

 

 

UFR apresentação do Edital de acompanhamento de projetos acadêmicos, negócios nascentes e empresas inovadoras

Nesta quarta-feira (07), às 19h (MT), o projeto Escritório Híbrido da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) realiza a apresentação do Edital de acompanhamento de projetos acadêmicos, negócios nascentes e empresas inovadoras que serão atendidas pelo projeto.

O Escritório Híbrido de Apoio e Promoção do Empreendedorismo e Inovação Tecnológica de Rondonópolis ,sob coordenação do professor Roger Resmini (UFR), é fruto do Edital FAPEMAT Nº. 09/2020 – Rede de Empreendedorismo e Inovação de Mato Grosso, que visa a ampliação e maior profissionalização das ações de ambientes de Empreendedorismo e Inovação público ou privado sem fins lucrativos por meio da estruturação de uma rede de empreendedorismo e inovação em Mato Grosso.

São parceiros do projeto: a Colaborama, um laboratório de tecnologia e gestão, e a Incubadora de Empresas I-DEIA. O lançamento do edital de inscrição será transmitido de forma online pelo canal do YouTube da Colaborama.

O Edital completo do Escritório de Apoio e Promoção do Empreendedorismo e Inovação está disponível para download no link abaixo:

 


Edital Escritório Híbrido nº 001/2021 

 

Colegiado de História divulga edital de seleção para Residência Pedagógica da UFR

O Colegiado do Curso de História – Licenciatura da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) torna público o edital para a seleção de candidatos à residentes do programa de Residência Pedagógica.

O Programa Residência Pedagógica (RP) integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, que visa intensificar a formação prática nos cursos de licenciatura e promover a integração entre a educação básica e a educação superior. O Programa ainda tem por finalidade promover a experiência de regência em sala de aula aos discentes da segunda metade dos cursos de licenciatura, em escolas públicas de educação básica, acompanhados pelo professor da escola.

São objetivos do Programa de Residência Pedagógica: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente; promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores da educação básica; e fortalecer o papel das redes de ensino na formação de futuros professores.

Confira no edital disponível abaixo para download os requisitos para participar no programa e os procedimentos de inscrição:

 

Edital de Residência Pedagógica do curso de História (cadastro de reserva)

Anexos editáveis em documento word

Fapemat publica Edital Mulheres e Meninas na Computação, Engenharias e Ciências Exatas e da Terra

No mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a  Fundação de  Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso – FAPEMAT – torna público o lançamento do Edital FAPEMAT Nº. 005/2021- Mulheres e Meninas na Computação, Engenharia e Ciências Exatas e da Terra. O objetivo do presente edital é amparar projetos de pesquisa nas áreas de exatas, engenharia e computação coordenados e executados por mulheres.

Para mais informações, acesse a página institucional da Fapemat ou CLIQUE AQUI para ser redirecionado para a notícia do Edital. O download está disponível no final da página.

Eleição para cargo de coordenação de curso dos cursos de Medicina e Sistemas de Informação

 

O Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) convoca eleições para a função de Coordenador de Ensino de Graduação dos cursos de Medicina e Sistemas de Informação, disciplina o processo eleitoral e dá outras providências, de acordo com o processo SEI nº 23108.014060/2021-40 publicado no dia 26/02/2021.

Edital_Nº01/ICEN/UFR/2021

 

Retificação de edital: Mestrado em Biociências e Saúde publica edital para processo seletivo de candidatos, turma 2021/1

ATUALIZAÇÃO EM 15/12/2020

Solicitamos atenção para a alteração que houve no Anexo III – DECLARAÇÃO DE ANUÊNCIA DO EMPREGADOR

 

ONDE SE LÊ:
concorda em liberar
LEIA-SE
concorda em autorizar a participação de

O texto “de suas atividades profissionais nesta empresa/instituição” foi suprimido da declaração.


PUBLICAÇÃO ORIGINAL:

O Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), nível Mestrado Acadêmico, comunica a abertura de inscrição de candidatos e estabelece normas para o preenchimento, de até 13 vagas, para o primeiro semestre de 2021, nas linhas de pesquisa Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Doenças Emergentes, Infecciosas e Negligenciadas.

O Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde, nível de Mestrado Acadêmico, com área de concentração em Interdisciplinaridade no Processo Saúde-doença tem como objetivo principal produzir, aplicar e difundir conhecimentos científicos, tecnológicos e educacionais em uma perspectiva interdisciplinar, através da capacitação de docentes e pesquisadores com visão ampla, reflexiva e crítica sobre o processo saúde-doença.

As inscrições serão realizadas de 05 a 19 de janeiro de 2021 por meio de processo protocolado pelo Sistema Eletrônico de Informação (SEI) na página oficial da UFR.

 


Edital de processo seletivo Mestrado em Biociências e Saúde