XXIV Semana da Biologia

Por Thiago Cardassi Publicado em: 21/08/2023 17:08 | Última atualização: 21/08/2023 17:08

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio do curso de Ciências Biológicas, divulga a realização da XXIV Semana da Biologia. O evento é aberto para toda comunidade, estudantes, professores e interessados em temas relacionados à questões ambientais. Nesta edição, os temas discutidos abordam os campos de atuação e as oportunidades profissionais na área.

A Semana da Biologia será realizada entre os dias 11 e 15 de setembro no campus da UFR e contará com palestras, oficinas, minicursos e concurso de fotografia. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 11 de setembro de forma gratuita por meio deste endereço eletrônico. O inscrito receberá certificação correspondente à sua participação nas palestras que ocorrerão no auditório do bloco A. No momento de preenchimento do formulário também é possível submeter um resumo de pesquisa para apresentação e/ou participar do concurso de fotografias. As vagas para os 18 minicursos já estão esgotadas.

A coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFR, professora Simoni Loverde, explica que este é um evento aberto para toda população, profissionais e interessados em conhecer melhor os campos de estudo e atuação da biologia. “Esperamos proporcionar um ambiente de integração entre os Biólogos e os interessados pelas questões ambientais e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e suas possibilidades no mercado de trabalho”, afirmou a professora.

A cerimônia de abertura da Semana da Biologia acontece na noite de segunda-feira (11), às 19h, seguida da palestra “As atribuições e a importância do Conselho Regional de Biologia na formação do profissional Biólogo, com Maria Saleti Ferraz, do CRBio.

Na terça (12), haverá 2 palestras: “O papel do Biólogo na cadeia de Bioinsumos”, com Thamar Holanda da Silva, do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA); e “A atuação do Biólogo na consultoria ambiental”, com Ennio Painkow, da Bananal Consultoria Ambiental.

Na quarta (13), a noite iniciará com o tema “O Biólogo no turismo”, com Domingos Pires Neto, da Mttour, seguida da palestra “Professores iniciantes de Biologia: expectativas e desafios no início da profissão na rede estadual em Rondonópolis” com Andreia Cristiane de Oliveira, da Diretoria Regional de Educação/DRE.

A programação completa está disponível no sítio eletrônico do evento e no final desta publicação. Todas as últimas informações relacionadas a XXIV Semana da Biologia serão publicadas no Instagram @semabioufr. Os interessados podem seguir o perfil na rede social para receber avisos sobre prazos de inscrição, programação de palestras, minicursos e outras atividades. A participação será na modalidade presencial e haverá certificado com carga horária. Confira a seguir a programação:

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO: