Provimento de cargos efetivos para a UFR é sancionado

Por Thiago Cardassi Publicado em: 03/05/2023 15:05 | Última atualização: 03/05/2023 16:05

Na última sexta-feira (28), o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, sancionou o provimento de 70 cargos efetivos para a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). A Lei nº 14.563, de 28 de abril de 2023, autoriza a liberação das despesas de pessoal e encargos sociais para a UFR e demais universidades federais criadas nos últimos anos, incluindo os cargos dentro da estimativa de despesas da União para o exercício financeiro de 2023.

A liberação beneficia as seis universidades criadas entre os anos 2018-2019, conhecidas como “supernovas”: Universidade Federal de Catalão (UFCat), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Universidade Federal de Jataí (UFJ), Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), e Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

A reitora da instituição, professora Analy Castilho Polizel de Souza, explica que a liberação das vagas se deu graças à laboriosa e constante articulação dos reitores das seis supernovas juntamente ao Senado Federal. “Após um árduo trabalho de muitas idas e vindas, a Universidade Federal de Rondonópolis tem consolidado, a cada dia mais, seu processo de implantação. O provisionamento das vagas é uma conquista compartilhada pelos dirigentes destas universidades que, desde o início, foi intermediado pelo senador Wellington Fagundes junto ao relator do Orçamento de 2023, senador Marcelo Castro”, explicou a professora.

Com o sancionamento da lei, a UFR passa a contar com o provisionamento de 70 vagas daquelas previstas em sua lei de criação, o que possibilitará a abertura de concursos ainda no ano de 2023.