Encontro promove palestras e oficinas em criação de projetos tecnológicos

Por Thiago Cardassi Publicado em: 29/08/2023 18:08 | Última atualização: 31/08/2023 15:08
Carro que segue linhas e mão robótica são projetos desenvolvidos no projeto

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) divulga a realização do UFRinoTec: Encontro Regional de Arduino e Tecnologia. O evento é uma iniciativa do grupo de pesquisa e extensão UFRino, do curso de Sistemas de Informação e ocorrerá nesta sexta e sábado, dias 1 e 2 de setembro, no campus da universidade. Na programação estão incluídas palestras, mostra de trabalhos e oficinas práticas envolvendo o desenvolvimento de projetos tecnológicos em Arduino.

Arduino é uma plataforma que possibilita a criação de projetos eletrônicos de forma mais acessível. Ela facilita o processo de programação e fabricação de protótipos, permitindo o desenvolvimento de soluções diversas. A plataforma é um hardware livre e de código aberto com ampla aplicação nas áreas de automação, sensoriamento e controle de processos e atividades, o que torna mais simples o aprendizado de programação e facilita a execução de projetos de eletrônica e robótica.

A estudante Jeanne Moura, do curso de Sistemas de Informação e membro da organização, explica que “[…] o Arduino é como um computador barato e mais simples, é fácil de mexer e faz muitas coisas legais. Com ele, dá para controlar robôs, brinquedos, ajustar a intensidade ou cor de luzes, cuidar da água do jardim, e muito mais que podemos imaginar”. O evento faz parte de um projeto onde participam pessoas de diversas idades, de 14 a 70 anos. “Cada um aprende do seu jeito e, sempre que dá, a gente trabalha junto para aprender coisas novas, por isso chamamos o projeto de Arduino para todos“, conta a estudante.

A coordenadora do evento, professora Mara Dota, do curso de sistemas de informação, convida toda a população para conhecer o projeto. A professora esclarece que este é um evento aberto para todas as pessoas interessadas, sejam iniciantes, experientes ou curiosos por tecnologia. “Nosso objetivo é proporcionar um ambiente onde diferentes gerações podem aprender juntas, o que permite um aprendizado personalizado, aproveitando as experiências e estilos únicos de cada idade. A variedade de opiniões enriquece as discussões e colaborações, levando a soluções inovadoras e criativas nos projetos. Além de quebrar barreiras entre gerações, o curso promove a troca de conhecimento, fortalece a confiança dos participantes e melhora a compreensão mútua entre as diferentes faixas etárias”, afirmou a professora

O UFRinoTec: Encontro Regional de Arduino e Tecnologia, acontece neste final de semana e deve fortalecer a comunidade de usuários da plataforma, compartilhando conhecimentos e ampliando as conexões. A entrada no evento é gratuita e certificada. Para participar, basta inscrever-se pelo sítio eletrônico do evento. Atualizações e novidades sobre o encontro podem ser acompanhadas pela página do Instagram do grupo de pesquisa e extensão @UFR.INO.

Evento terá palestra, apresentação de projetos e oficinas práticas

A abertura do evento acontece na sexta-feira (1), às 18h30 no anfiteatro do bloco A, no campus da Universidade Federal de Rondonópolis. Às 19h tem início a palestra Explorando o mundo do Arduino: dos conceitos básicos à criação de projetos avançados, com o professor Carlos Beuter, do curso de Engenharia Mecânica da UFR. Em seguida, será realizada a mostra de projetos com pôsteres e interação com os trabalhos. Durante a apresentação o público poderá conhecer projetos em andamento ou finalizados que envolvam o uso de Arduino e tecnologias similares.

No segundo dia de evento, serão oferecidas seis oficinas ao longo do período matutino e vespertino. É possível escolher quais participar no ato de inscrição. As oficinas disponíveis são:

1. Desenvolvendo Interface de Comunicação Serial para projetos em Arduino usando Lazarus
  2. Introdução à Robótica com Arduino: Construindo um Robô Seguidor de Linha
  3. Introdução ao Tinkercad: Simulação de Projetos em Arduino
  4. Introdução Prática ao Arduino: Aprendendo a Prototipar com Algoritmos e Circuito
  5. Monitoramento de Umidade do Solo de Plantas em Vaso com Arduino
  6. Introdução à Robótica com Microbit e Impressora 3D

O UFRinoTec: Encontro Regional de Arduino e Tecnologia busca consolidar a comunidade Arduino no estado de Mato Grosso, impulsionando o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o empreendedorismo na região. A coordenadora do evento, Mara Dota, reitera que a intenção é, por meio das atividades programadas, criar um ambiente propício para a disseminação de conhecimento, troca de experiências e networking, estimulando a criatividade e a aplicação prática do Arduino. “Acreditamos que ao reunir entusiastas, estudantes, profissionais e apaixonados por tecnologia, podemos fortalecer habilidades e competências, fomentando o desenvolvimento de soluções tecnológicas e contribuindo para o crescimento do Mato Grosso como um polo de referência na área de Arduino”, concluiu a professora.

Confira abaixo as imagens de divulgação: