UFR promove evento de competição de robôs

Por Thiago Cardassi Publicado em: 06/12/2023 18:12 | Última atualização: 06/12/2023 18:12

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promove, no dia 14 de dezembro, uma Competição de Robôs Seguidores de Linha. Durante o evento, estudantes irão demonstrar na prática o funcionamento de inteligências artificiais em robôs. A participação é gratuita e aberta a toda comunidade. O evento ocorre no piso térreo do bloco E do campus da UFR, a partir das 18h.

A iniciativa é do grupo de pesquisa e extensão UFRino, do curso de Sistemas de Informação. A coordenadora do evento, professora Mara Dota, explica que a ideia surgiu como uma ação para atrair estudantes e pessoas da comunidade interessadas em robótica a participarem do projeto Arduino para Todos. De acordo com a professora: “nós queremos fazer a inclusão digital por meio da robótica para todas as idades. Com o lançamento da competição, vários alunos se dedicaram a participar do projeto e construir seus robôs. Nesta competição teremos três competindo”, afirmou Mara.

O estudante Firmiano Neto, do curso de Sistemas de Informação, participa do projeto e conta que a pesquisa em robótica contribui na empregabilidade de quem trabalha na área de inovação, uma vez que essa tecnologia é muito utilizada na indústria. Firmiano explica que um robô pode auxiliar um ser humano a carregar peças pesadas em uma linha de montagem automotiva, liberando o trabalhador para desempenhar outras tarefas. A utilização estratégica de robôs pode evitar lesões por esforço, economiza tempo de serviço e pode incentivar a qualificação profissional, deixando o trabalho braçal por conta das máquinas, pontuou o estudante.

As inscrições estão disponíveis até o dia 14 e podem ser realizadas por meio do sítio eletrônico do evento. Os inscritos receberão certificado de participação. Para promover maior acessibilidade, haverá um intérprete de língua de sinais presente no local. Além da competição de robôs, haverá performances culturais realizadas pelos estudantes da UFR, com apresentação de violino, viola, violoncelo e canto.

Projeto incentiva popularização de tecnologias

Competição de Robôs Seguidores de Linha está ligada ao projeto Arduino para todos, coordenado pela professora Mara Dota. O objetivo é popularizar o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos  robóticos e sistemas de informação com Arduino, uma plataforma que possibilita a criação de projetos eletrônicos de forma mais acessível.

O arduíno facilita o processo de programação e fabricação de protótipos, permitindo o desenvolvimento de soluções diversas. A plataforma é um hardware livre e de código aberto com ampla aplicação nas áreas de automação, sensoriamento e controle de processos e atividades, o que torna mais simples o aprendizado de programação e facilita a execução de trabalhos de eletrônica e robótica.

Por ser um projeto de extensão, uma das metas é a integração e copartipação entre a universidade e a comunidade rondonopolitana. Neste sentido, oficinas são realizadas para aproximar estudantes de escolas públicas do município das tecnologias de programação robótica.

O estudante Firmiano Neto explica que os robôs que serão apresentados durante a competição utilizam a tecnologia Arduíno. “Ele é muito democrático. São muitas possibilidades. O céu é o limite para ele, então muita coisa pode ser feita que contribui com o conhecimento agregado, com o aprendizado de robótica”, comenta. O estudante ainda pontua que há muito campo para aplicação no Mato Grosso, pois é uma área em expansão.Para conhecer mais ações do UFRino é possível acompanhar por meio da rede social do projeto @ufr.ino