UFR tem 1.050 vagas aprovadas para cursos a distância na modalidade EaD pela UAB

Por Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber Publicado em: 21/06/2024 14:06 | Última atualização: 21/06/2024 14:06

Foi publicado hoje o resultado final do processo de seleção de cursos do Edital UAB nº 25/2023. Os cursos fazem parte do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), criado pelo Governo Federal, por meio do Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006, com o objetivo de expandir e interiorizar a oferta de cursos de ensino superior no Brasil. O sistema possui sua gestão atribuída à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

A UAB promove a formação superior por meio do uso da modalidade de educação a distância (EaD), com foco principalmente nas áreas de educação, administração pública, ciência e tecnologia. Neste edital, foram deferidas o total de 276.384 vagas em cursos superiores das instituições públicas integrantes do Sistema UAB.

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) participou desse processo seletivo com as seguintes propostas, listadas por unidade de oferta:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN)

– licenciatura em Computação, com início previsto para 01/01/2026 (150 vagas) e 01/07/2026(150 vagas);

– curso superior de tecnologia em Agrocomputação (reoferta), com início previsto para 01/01/2026 e 150 vagas;

– especialização Ciência é 10, com início previsto para 01/01/2025 e 150 vagas.

Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)

– especialização em Práticas Críticas no Ensino de/em Língua Inglesa, com início previsto para 01/01/2025 e 150 vagas.

Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas (ICAT)

– curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental, com início previsto para 01/01/2026 e 150 vagas.

Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas

– especialização em Gestão no Agronegócio (reoferta), com início previsto para01/07/2026e 150 vagas.

Os cursos e vagas deferidas possuem alinhamento estratégico às metas 12, 15 e 16 do Plano Nacional de Educação 2014 – 2024.

As ofertas dos cursos de especialização indicadas como vagas remanescentes serão deferidas por meio do 1º aditamento do edital, previsto para 27/06. A UFR submeteu duas propostas de especialização para o caso de vagas remanescentes, ambas pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais:

Design educacional: produção de material didático em mídia digital e Comunicação, marketing e mídia digital

Por fim, a Coordenação Geral da UAB na UFR agradece a todas as direções de unidadee às coordenações de curso envolvidas bem como ao pró-reitor da Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC) e, especialmente, à Reitoria, pelo apoio e pela parceria na implementação de ofertas de cursos no âmbito do Programa UAB.

Nosso ingresso no Edital UAB 9/2022 está em curso, e a “todo vapor”, mas vislumbrar este futuro para a UFR nos enche de satisfação por acreditarmos, com a Diretoria de Educação a Distância da Capes, “estarmos abrindo as portas da educação superior pública para muitos brasileiros que dependem da UAB para continuarem sua trajetória educacional. É disso que se trata a modalidade EaD, da democratização do acesso à Educação Superior, seja nas graduações, seja nos cursos lato sensu”, reportou a Profa. Dra. Ana Cristina Lobo Sousa, coordenadora Geral da UAB/UFR. Ainda, a Profa. Ana Lobo agradece o empenho de todos os envolvidos e reforça que o sucesso reflexe a participação efetiva de toda a equipe e polos de atuação