UFR renova acesso à bibliotecas digitais e expande acervo

Por Thiago Cardassi Publicado em: 10/01/2023 17:01 | Última atualização: 10/01/2023 18:01

A Universidade Federal de Rondonópolis renovou a contratação dos serviços de biblioteca digital disponíveis à comunidade acadêmica. Atualmente, a UFR conta com duas plataformas de livros e documentos online: a Minha Biblioteca e Target GEDWeb. Os serviços tem objetivo de facilitar o acesso de estudantes e professores a materiais de estudo em formato e-book, a qualquer hora e lugar, por meio de dispositivos conectados à internet.

A Minha Biblioteca oferece um acervo de títulos técnicos e científicos que atendem os requisitos do MEC para a composição da bibliografia de mais de 400 cursos de graduação presenciais e a distância em todo Brasil. O serviço conta com mais de 8 mil títulos em português de 12 grandes editoras acadêmicas nacionais e 15 selos editoriais nas áreas de Medicina, Saúde, Exatas, Sociais Aplicadas e Pedagógica.

A partir deste 2023, o catálogo da Minha Biblioteca foi expandido e conta com duas novidades: mais de 2000 obras na área de Ciências Jurídicas e mais de 800 na área de Letras e Artes. Esta última concentra obras transversais nos estudos das Humanidades e mantém diálogo com os saberes da educação, psicologia, filosofia, design e metodologia científica.

A Minha Biblioteca possui funcionalidades como leitura em voz alta, anotações, realce de cor, marcação de página e pesquisa por palavras-chave que promovem a acessibilidade, estimulam a aprendizagem e favorecem a retenção de alunos.

Já os serviços do provedor de conteúdo digital Target GEDWeb – Sistema de Gestão de Normas e Documentos Regulatórios é especializado no gerenciamento de grandes acervos de informações técnicas e regulamentações atualizadas de diferentes sistemas. Por meio da biblioteca Target é possível consultar a base de dados de normas brasileiras e do Mercosul, informações de outras normas internacionais, Diários Oficiais da União, Estado e Municípios, portarias e regulamentos de agências federais.

Para acessar as bibliotecas digitais da Universidade Federal de Rondonópolis é necessário clicar na opção Serviços Digitais na barra de menus suspensa no cabeçalho do website da UFR. Depois selecionar a opção Biblioteca Digital para ser direcionado aos sistemas da UFR.

Entre com o e-mail e senha institucional e clique em Acessar, conforme a imagem abaixo.  Caso ainda não possua seu e-mail institucional, é possível solicitá-lo também por meio da aba “Serviços Digitais” na barra de atalhos do website da UFR, ou clique neste endereço para ser redirecionado para a página de criação.

Neste ambiente é possível acessar todas as bibliotecas digitais oferecidas pela Universidade Federal de Rondonópolis.