UFR recebe liberação de recursos Pnaes

Recurso está destinado para pagamento exclusivo das despesas do Plano Nacional de Assistência Estudantil
Por Thiago Cardassi Publicado em: 08/12/2022 18:12 | Última atualização: 13/12/2022 18:12

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) informa que a Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO) do Ministério da Educação (MEC) liberou, nesta quinta-feira (8), a quantia de R$ 281 mil reais para pagamento de demandas referentes ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) na UFR. A liberação parcial de recursos ocorreu após sucessivos encontros com os reitores das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). A reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, está em Brasília na busca de reversão integral do quadro.

O recurso recebido está destinado para pagamento exclusivo das despesas do Plano Nacional de Assistência Estudantil. O programa incentiva a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial com o objetivo de viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico. Entre os recursos liberados para pagamento do Pnaes estão: bolsas de monitoria inclusiva, bolsas PBEXT-AF, bolsa monitoria, bolsas PIBIC-AF, auxílio cultura, auxílio esporte, auxílio permanência, auxílio-moradia, adicional de alimentação e complementar de alimentação.

O Pró-reitor de Planejamento e Administração, professor Josemar de Oliveira, explicou que a Universidade Federal de Rondonópolis priorizou com esse recurso as despesas mais urgentes e que amparam diretamente os estudantes mais necessitados. Entretanto, explica que a universidade possui programas de auxílio que não dependem dos recursos do Pnaes e que estão condicionadas ao repasse financeiro.