UFR realiza obras para ampliar condições de acessibilidade no campus

Por Thiago Cardassi Publicado em: 17/10/2022 17:10 | Última atualização: 17/10/2022 17:10

A Pró-reitoria de Infraestrutura (PROINFRA) iniciou a primeira fase do projeto de implantação e reestruturação do campus para promover maiores condições de acessibilidade na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). A iniciativa tem como objetivo a colocação de piso tátil nas calçadas das principais vias de acesso e a construção de faixas elevadas para ligar a passagem entre os blocos.

As obras realizadas pela PROINFRA visam atender as propostas do Plano de acessibilidade e inclusão a pessoas com deficiência contido no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFR. A Universidade Federal de Rondonópolis vem, portanto, trabalhando na alteração e aperfeiçoamento da infraestrutura já existente, de forma a cumprir as normas vigentes e garantir maior acessibilidade no campus.

Nesta etapa do projeto de reestruturação das obras será realizada a colocação de piso tátil nas calçadas e a construção de faixas elevadas. Nas etapas subsequentes, a previsão é de que seja feita a adequação dos passeios que dão acesso aos principais blocos de ensino e equipamentos de uso coletivo, a normatização dos sanitários adaptados para que ofereçam aberturas mínimas e barras de apoio e, por fim, a adequação dos passeios que levam aos blocos mais periféricos da instituição, como laboratórios mais afastados e galpões.

A reitora da Universidade Federal de Rondonópolis, professora Analy Castilho Polizel de Souza, explicou que as obras em execução reafirmam o papel social da UFR ao promover ações de acessibilidade para incluir as pessoas com deficiência. “Nosso objetivo enquanto instituição pública de ensino é dar condições de acesso e permanência aos estudantes, em especial aos que mais precisam. Ações de inclusão e acessibilidade podem transformar a sociedade, tornando-a mais justa e igualitária”, concluiu a reitora.

Piso tátil foi aplicado nas principais áreas de acesso do campus universitário

Faixas elevadas facilitarão a passagem de um bloco ao outro e aumentam a segurança para pedestres

Obras acontecem ao longo de todo o campus para garantir acessibilidade de pessoas com deficiência