UFR realiza a doação de ventiladores pulmonares produzidos pelo curso de Engenharia Mecânica

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) realizou a entrega de cinco ventiladores pulmonares desenvolvidos pelo curso de Engenharia Mecânica. Os aparelhos foram projetados e ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 10/11/2020 10:11 | Última atualização: 11/11/2020 10:11

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) realizou a entrega de cinco ventiladores pulmonares desenvolvidos pelo curso de Engenharia Mecânica. Os aparelhos foram projetados e construídos por alunos e professores e doados à Santa Casa de Misericórdia para que sejam utilizados nas Unidades de Tratamento Intensivo do município para tratamento da Covid-19. De acordo com a reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, a perspectiva é a produção de 20 exemplares.

O diretor do Instituto de Ciência Agrárias e Tecnológicas (ICAT), professor Heinstein Frederich Leal dos Santos, explicou que todo o processo de fabricação dos ventiladores ocorreu dentro das oficinas da UFR com o acompanhamento dos professores e técnicos do curso. “Os alunos passaram por todas as etapas de desenvolvimento de um projeto, desde o seu desenho, elaboração, construção e, agora, a entrega desses ventiladores”, informou o professor ao jornal Cidade Alerta, da TV Record, que esteve cobrindo o momento da entrega.

A produção dos ventiladores foi possível graças ao apoio e investimento realizado pelo Ministério Público. O promotor Ari Madeira reafirmou a parceria entre o MP e a UFR e disse que o projeto constitui uma alternativa para a deficiência de respiradores que costuma acontecer em virtude das grandes demandas. Segundo o promotor, a tendência é que se fomente ainda mais esse trabalho para que sejam produzidas mais unidades que possam atender as necessidades não apenas de Rondonópolis, mas de outros municípios da região.