Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Institucional

UFR realiza a doação de ventiladores pulmonares produzidos pelo curso de Engenharia Mecânica

Publicado: 10/11/2020 10:59 | Última atualização: 11/11/2020 10:53
blue bird

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) realizou a entrega de cinco ventiladores pulmonares desenvolvidos pelo curso de Engenharia Mecânica. Os aparelhos foram projetados e construídos por alunos e professores e doados à Santa Casa de Misericórdia para que sejam utilizados nas Unidades de Tratamento Intensivo do município para tratamento da Covid-19. De acordo com a reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, a perspectiva é a produção de 20 exemplares.

O diretor do Instituto de Ciência Agrárias e Tecnológicas (ICAT), professor Heinstein Frederich Leal dos Santos, explicou que todo o processo de fabricação dos ventiladores ocorreu dentro das oficinas da UFR com o acompanhamento dos professores e técnicos do curso. “Os alunos passaram por todas as etapas de desenvolvimento de um projeto, desde o seu desenho, elaboração, construção e, agora, a entrega desses ventiladores”, informou o professor ao jornal Cidade Alerta, da TV Record, que esteve cobrindo o momento da entrega.

A produção dos ventiladores foi possível graças ao apoio e investimento realizado pelo Ministério Público. O promotor Ari Madeira reafirmou a parceria entre o MP e a UFR e disse que o projeto constitui uma alternativa para a deficiência de respiradores que costuma acontecer em virtude das grandes demandas. Segundo o promotor, a tendência é que se fomente ainda mais esse trabalho para que sejam produzidas mais unidades que possam atender as necessidades não apenas de Rondonópolis, mas de outros municípios da região.

Fim do conteúdo da página