UFR publica novas orientações no enfrentamento à COVID-19

Por Thiago Cardassi Publicado em: 11/06/2022 01:06 | Última atualização: 11/06/2022 01:06

O Comitê de Enfrentamento à COVID-19 da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) emitiu, nesta sexta-feira (10), uma nota publica dirigida à toda comunidade acadêmica, informando novas orientações e protocolos de biossegurança frente o aumento na incidência de casos de COVID-19 no município de Rondonópolis.

Considerando a resolução CNE/CP nº 2, de 5 de agosto de 2021, que institui Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação de medidas no retorno à presencialidade das atividades de ensino e aprendizagem e para a regularização do calendário escolar, e o painel informativo n° 820, publicado pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso; o Comitê de Enfrentamento à COVID-19 – UFR (portaria nº 87/2020/REITORIA/UFR) sugere que sejam adotadas as seguintes ações a partir da próxima segunda-feira (13):

a) O uso de máscaras nas dependências da Universidade Federal de Rondonópolis volta a ser obrigatório em todos os ambientes.
b) Eventos com mais de 60 pessoas nas dependências das Universidade devem ser restringidos.
c) A priorização pela realização de reuniões de forma remota.
d) O compartilhamento de materiais de escritório e escolares são desencorajados.
e) Servidores e discentes que apresentarem sintomas de COVID-19, ainda que imunizados, não deverão participar das atividades presenciais.

Ainda, a UFR em parceria com a Secretaria de Saúde de Rondonópolis vem rotineiramente oferecendo a aplicação de vacina contra COVID-19 para a comunidade acadêmica. Desta forma, reforçamos a recomendação de que todos os indivíduos devem realizar o esquema vacinal completo (3° dose para público em geral e 4° dose para servidores e discentes que atuam na área da saúde).

Caso ocorram mudanças no cenário epidemiológico do município, este Comitê reavaliará este plano para orientação de novas medidas de contingenciamento.