Evento

UFR promove workshop de Prática de Orquestra com maestro da Sinfônica de São José do Rio Preto

Por Thiago Cardassi Publicado em: 08/11/2022 18:11 |

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio da Secretaria de Assuntos Comunitários (SAC), promove o 1º Workshop de Prática de Orquestra. A iniciativa é da Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (DACEL), em parceria com o Maestro Gilmar de Assis da Orquestra Sinfônica de São José do Rio Preto (SP). O evento será realizado no próximo sábado (12), das 8h às11 e das 14h às 17h no Núcleo de Estudos e Atividades da Terceira Idade (NEATI).

O Workshop de Prática de Orquestra tem como objetivo promover a prática da execução musical conjunta e é orientado para músicos ou estudantes de música dos seguintes instrumentos: violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, oboé, clarinete, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba e percussão. Poderão participar estudantes em todos os níveis de aprendizado, desde que possuam os instrumentos.

A inscrição é gratuita e certificada. Para participar é necessário preencher este formulário eletrônico ou por meio do sítio eletrônico da Secretaria de Assuntos Comunitários (SAC). O interessado deverá informar dados básicos, o instrumento que possui, o tempo de prática e os métodos já estudados. Por meio do cadastro, o maestro Gilmar de Assis irá realizar a escolha do repertório a ser trabalhado.

Gilmar é técnico em música, graduado em pedagogia e pós-graduado em regência orquestral. Desde 2012 ocupa o cargo de maestro titular da Orquestra Sinfônica de São José do Rio Preto. Em 2015 fundou o projeto Juventude Sinfônica com a missão de levar aulas gratuitas de musicalização para crianças e adolescentes. No mesmo ano, fundou a Orquestra Sinfônica de Monte Aprazível (SP). Em 2016, foi responsável pela criação do Festival de Música do Noroeste Paulista (evento beneficente para arrecadar recursos financeiros para o projeto Juventude Sinfônica). Já se apresentou três vezes na Itália por meio de convite oficial.

Para dúvidas e mais informações é possível entrar em contato com a Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (DACEL) por meio do contato dacel.sac@ufr.edu.br ou telefone (66) 99686-8437.