UFR promove palestra sobre prevenção e diagnóstico do câncer de pele

A Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQV) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promove nesta quinta-feira (9), às 8h, a palestra Dezembro Laranja: previna-se ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 07/12/2021 16:12 | Última atualização: 08/12/2021 09:12

A Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQV) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promove nesta quinta-feira (9), às 8h, a palestra Dezembro Laranja: previna-se contra o câncer de pele. O evento será realizado no Auditório do Bloco D e conduzido pela dermatologista Camila Rotta e tem como objetivo trazer informações a respeito da prevenção e diagnóstico do câncer de pele.

A palestra é uma atividade em consonância com a campanha Dezembro Laranja, inciativa promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desde 2014 para conscientização dos perigos e cuidados do câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), este é o tipo mais frequente no Brasil e no mundo, pois a exposição excessiva ao sol sem o uso de filtro solar são fatores de risco para desenvolver a doença. Em um estado ensolarado como o Mato Grosso é preciso ficar atento aos primeiros sinais, uma vez que o diagnóstico precoce pode fazer a diferença.

Ao longo do mês, Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQV) irá publicar conteúdo para promoção da saúde por meio do Instagram da CSQV. Este conteúdo é fruto de parceria com os estudantes das ligas acadêmicas médicas de Dermatologia e de Infectologia.

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Além disso, são fatores de risco:

• história familiar de câncer de pele;
  • pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros;
  • pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol sem proteção adequada;
  • exposição prolongada e repetida ao sol na infância e adolescência.

Sintomas:

O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Assim, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas, faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sintomas:

• uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
  • uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
  • uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Prevenção:

• evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;
  • use sempre proteção adequada, como bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros, barraca e filtro solar com fator mínimo de proteção 15. Usar o filtro solar apenas uma vez durante todo o dia não protege por longos períodos. É necessário reaplicá-lo a cada duas horas, durante a exposição solar. Mesmo filtros solares “a prova d’água” devem ser reaplicados.
  • para trabalho em áreas livres não deixe de usar chapéus de abas largas, camisas de manga longa e calça comprida;
  • se puder, use óculos escuros e protetor solar;
  • procure lugares com sombra;
  • sempre que possível evite trabalhar ao ar livre nas horas mais quentes do dia.

As informações acima provém do website da Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Veja a seguir o vídeo oficial e release da campanha elaborados pela SBD:

Release1-DL2021