Evento

UFR promove minicurso sobre James Joyce, com participação de Embaixada da Irlanda

( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 07/03/2022 14:03 | Última atualização: 07/03/2022 15:03

A Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), promove nos dias 9 e 10 de março, às 17h (horário de MT), o minicurso Introdução a Ulysses, de James Joyce. O objetivo do curso é apresentar a obra Ulysses (1922), do escritor irlandês James Joyce, a partir de uma perspectiva brasileira, discutindo principalmente o seu primeiro episódio Telêmaco.

Na quarta-feira (9) acontece a abertura do evento com a participação do embaixador da Irlanda, Seán Hoy; da assessora diplomática, Nathalia Araújo; e de professores e gestores da UFR (confira todos os nomes na publicação abaixo). Na sequência, o professor Vitor Alevato do Amaral, da Universidade Federal Fluminense (UFF), dá sequência à programação com a fala “Lugares e olhares em Ulysses, de James Joyce”. Na quinta-feira (10), o professor Fabiano Barboza Viana, da Universidade de São Paulo (USP), realizará um debate junto a professora Mariana Bolfarine (UFR) a respeito da “Presença e ausência na Telemaquia de Ulysses”.

O minicurso será realizado e transmitido por meio do canal do Youtube da UFR, disponível por meio deste endereço eletrônico. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do sítio eletrônico do evento.

Proposta de pintura em muro será premiada

O minicurso Introdução a Ulysses, de James Joyce é uma iniciativa pensada pela Secretaria de Assuntos Comunitários da UFR para promover o debate acerca da obra de Joyce, considerando que o escritor irlandês é um dos maiores expoentes do modernismo do século XX, conhecido pelo seu uso experimental da linguagem e criação de palavras.  Sua obra Ulysses completa centenário em 2022, ocasião pela qual a Embaixada da Irlanda no Brasil promove ação junto a 18 universidades por todo Brasil com a finalidade de selecionar estudantes para produzirem murais sobre o livro.

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) foi uma destas universidades brasileiras selecionadas para o projeto Ulysses@100 pelos olhos brasileiros e, por meio da Chamada Interna nº 01/COACEL/PROECE/UFR/ EMBAIXADA DA IRLANDA NOBRASIL /2022 irá eleger uma pintura artística em muro, baseada no capítulo 1 – Telêmaco, do livro Ulysses. Poderão participar estudantes de graduação e pós-graduação vinculados à UFR. O projeto selecionado receberá um prêmio de R$ 2.000,00 (dois mil reais), acrescido do valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) destinados à execução do mural submetido pelo vencedor do concurso.

Consulte o edital na íntegra, logo abaixo. Para mais informações é possível entrar em contato com por meio dos contatos coacel.proece@ufr.edu.br ou (66) 3410-4060.