UFR promove II Fórum de Extensão "Universidade Sem Muros"

Por Thiago Cardassi Publicado em: 22/05/2024 12:05 | Última atualização: 22/05/2024 12:05

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promove o II Fórum de Extensão PROEX/UFR. Com o tema “Universidade Sem Muros”, o fórum pretende ser um espaço para diálogo aberto a respeito do panorama da extensão no Brasil e sua relação com o ensino, pesquisa e pós-graduação. O evento acontece durante os dias 21 e 22 de maio, pela manhã e tarde, no auditório do Bloco D e terá em sua programação palestras, mesas de discussão e a reformulação da política e o novo fluxo das ações de extensão da UFR.

O fórum teve início na manhã de terça-feira (21) com a palestra “O panorama atual da extensão no brasil”, com a apresentação do professor Flavi Lisboa Filho, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na parte da tarde, ocorreram as mesas “Interfaces da extensão com o ensino, a pesquisa e pós-graduação, a inovação e a internacionalização” e “Reformulação da política de extensão da UFR”. Nesta quarta (22), acontece a mesa “Técnico-administrativos em educação na extensão: o que há de novo?”, seguida do debate “O que a sociedade espera de nós?”. À tarde haverá a mesa “Extensão e a mediação tecnológica: estamos no caminho certo?”, a apresentação do “Novo fluxo de cadastramento de ações” e a “Carta do Fórum e encerramento”.

O Fórum de extensão é uma decisão institucional que consta na política de extensão da Universidade Federal de Rondonópolis e acontece a cada dois anos. A pró-reitora de extensão, professora Cláudio Araújo, explica que “o objetivo do fórum é acompanhar e avaliar os nossos atos normativos, ou seja, a nossa política, as nossas instruções normativas acerca de tudo que ocorre e também discutir outras questões atuais com relação aos programas, projetos e a todas as modalidades de ações extensionistas. […] Nós estamos com a programação extremamente rica e vinculada a essas discussões nacionais, para que a gente possa agora reformular a nossa política e bem como todos os demais atos normativos, no sentido de avançar com essas ações de extensão e deixar a universidade cada vez mais próxima e interligada com a sociedade, de modo que a gente de fato tenha condições de aprender, transformar junto com a sociedade.”

O Fórum de extensão acontece até o final desta quarta-feira. Ainda é possível participar gratuitamente por meio de inscrições via SUAP, disponível neste endereço eletrônico.