UFR promove dia de doação de sangue

Ação visa à recomposição dos estoques de todos os tipos sanguíneos do Hemocentro MT
Por Thiago Cardassi Publicado em: 28/04/2022 09:04 | Última atualização: 28/04/2022 09:04

Nesta sexta-feira (29), a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) receberá a equipe de profissionais da unidade de coleta e transfusão – Hemocentro MT – para a realização de um dia especial de coleta sanguínea na universidade. A campanha Dia D Doação de Sangue é promovida pela Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida com o apoio do Centro Acadêmico de Enfermagem Mary Seacole e da Liga Acadêmica de Medicina de Urgências e Emergências (LAMUEM). A ação visa à recomposição dos estoques de todos os tipos sanguíneos do Hemocentro MT.A farmacêutica-bioquímica, Ludiele Castro, diretora de saúde e qualidade de vida da UFR, explica a importância da campanha uma vez que, desde o início da pandemia de COVID-19, o número de doações de sangue decaiu a níveis preocupantes. Com a retomada do ritmo normal das atividades hospitalares eletivas e a demanda de urgências cirúrgicas, os estoques de bolsas de sangue tendem a não serem suficientes. A informação é da coordenação da Unidade de Coleta e Transmissão (UCT) de Rondonópolis, Eslany de Morais.

Com o objetivo de alcançar um maior número de doadores, a unidade escolheu a Universidade Federal de Rondonópolis para realizar a ação. Todos os estudantes, servidores e mesmo o público morador dos bairros adjacentes estão convidados para participar. A coleta será realizada somente nesta sexta-feira (29), das 7h às 12h e das 13h às 17h, no Laboratório de Enfermagem do Bloco D, conforme localizado na imagem abaixo:

Orientações para acesso ao Laboratório de Enfermagem
Prédio do Bloco D – Acesso pelo estacionamento
Entrada do Bloco
Corredor principal

As doações são essenciais para que haja sangue no estoque da UCT, que ficará disponível para suprir a necessidade de possíveis emergências. A chefe de captação da UCT, Elita Vieira, explicou que várias são as situações em que uma pessoa necessita de uma doação de sangue. Entre as mais conhecidas estão as cirurgias de grande porte e os acidentes graves. “O Banco de Sangue Rondonópolis MT serve à 119 municípios vizinhos, às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e outras unidades de sangue com referência ao Sistema Único de Saúde (SUS). […] O sangue é essencial para a vida. Quando doamos 450 ml de sangue fornecemos um produto essencial para a sobrevivência de um indivíduo que podemos nem sequer conhecer, mas podemos salvar sua vida.

O que é a doação de sangue:

A doação de sangue é o processo por meio do qual um doador voluntário tem seu sangue coletado e armazenado em um banco de sangue ou hemocentro, para uso subsequente em transfusões de sangue. Os volumes coletados são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência em pacientes internados.

A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados, no máximo, 450ml de sangue. Esse sangue pode ser separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) servindo à vida de mais de um paciente.

Antes de doar é preciso passar por uma entrevista que tem o objetivo de transmitir maior segurança e tranquilidade ao doador e garantir a segurança para os pacientes que receberão o sangue. Por isso é de extrema importância responder as perguntas com sinceridade, pois existem casos específicos em que não é possível realizar a doação.

Podem doar sangue as pessoas que possuem entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos só poderão doar com a autorização dos responsáveis legais. No ato da coleta será necessário apresentar um documento original com foto. Existe a necessidade de um intervalo entre as doações, que deve ser de dois em dois meses para homens (que poderão doar no máximo quatro vezes por ano) e de três em três meses para mulheres (que podem doar no máximo três vezes por ano).

Condições básicas para doar sangue:

• Ter entre 16 e 69 anos de idade (Menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião;
  • Idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos);
  • Pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5 (descontar o vestuário);
  • Apresentar documento de identificação oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira de doador. Não são aceitos crachás funcionais, carteiras estudantis nem certidão de nascimento;
  • Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;
  • Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
  • Estar hidratado é fundamental, capriche na ingestão de água e suco de frutas, especialmente nas 24 horas anteriores à doação;
  • Estar alimentado, caso seja após o almoço aguardar 2 horas;
  • Não fumar duas horas antes da doação.

Quando e onde:

Data: Sexta-feira, 29 de abril

Horário: Das 7h às 12h e das 13h às 17h

Local: Laboratório de Enfermagem do Bloco D | Universidade Federal de Rondonópolis | Av. dos Estudantes 5055 – Rondonópolis – MT

Em caso de dúvidas ou outras informações é possível falar com a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida pelo e-mail csqv.progep@ufr.edu.br ou pelo telefone (66) 3410-4083.