Extensão

UFR promove caminhada para combater violência contra a pessoa idosa

Por Thiago Cardassi Publicado em: 13/06/2022 17:06 |

Nesta quarta-feira, 15 de junho, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, data estabelecida em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em tentativa de alertar as responsabilidades que todo cidadão possui na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos das pessoas idosas. Por esta razão, durante o mês também é realizada a campanha Junho Violeta, com o objetivo de promover ações que chamem atenção sobre o assunto na tentativa de promover maior qualidade de vida, reprimir a violência e defender os direitos desta população, observados os preceitos contidos no Estatuto do Idoso.

Em consonância à essas atividades, na próxima quarta-feira (15), a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e a Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis (SMS) realiza a Caminhada Solidária, ação com o objetivo de conscientizar a sociedade rondonopolitana a respeito deste tema. A iniciativa foi idealizada a partir das atividades propostas no Curso CAPACITA MT – Curso de Fortalecimento e Criação dos Conselhos e Fundos Municipais de Direitos das Pessoas Idosas no Estado de Mato Grosso, coordenado pela professora da UFR, Luciane Almeida Casarin. O curso é uma ação de execução do Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), que busca estabelecer compromissos formais entre as diferentes esferas de governo para implementar políticas públicas de promoção e defesa dos direitos das pessoas idosas. A capacitação teve início no mês de março do ano de 2022 e possui término programado para o mês de julho.

Para a execução da capacitação, a UFR foi a instituição indicada no estado de Mato Grosso, em reconhecimento do trabalho e comprometimento assumido pela instituição com as questões relacionadas ao envelhecimento populacional a partir das ações extensionistas desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos e Atividades Aberto à Terceira Idade (NEATI).

Para dar visibilidade ao assunto, foi produzido um material educativo digital para divulgação do tema nas redes sociais e grupos de mensagens, evidenciando os diferentes tipos de violência contra a pessoa idosa, destacando a configuração de crime e divulgando o canal Disque Direitos Humanos – Disque 100, serviço de disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis, dentre eles, da pessoa idosa. O canal é mantido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e recebe, analisa e encaminha aos órgãos de proteção e responsabilização as denúncias de violação de direitos. O serviço pode ser considerado como um “pronto socorro” dos direitos humanos e atende graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes e possibilitando o flagrante. É importante destacar que qualquer pessoa pode reportar alguma notícia de fato relacionada a violações de direitos humanos, dentre elas, da violência contra a pessoa idosa, da qual seja vítima ou tenha conhecimento.

A programação da caminhada solidária prevê um pit stop na Praça dos Carreiros a partir das 7h30, concentrando-se na esquina da Av. Marechal Rondon com a Av. Barão do Rio Branco. A caminhada terá início às 8h, seguindo um roteiro pelas ruas e avenidas do centro da cidade e retornando à praça (quadrilátero do centro), ocasião na qual serão fixadas bandeiras na cor violeta/roxo nos veículos e comércios da cidade, em comemoração ao Junho Violeta. Os organizadores da ação pede para que os participantes utilizem as cores roxo/violeta ou branco durante o evento.

A Caminhada Solidária é uma ação que integra a campanha organizada pelo Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde com o tema Basta de Violência Contra a Pessoa Idosa, com contribuição efetiva do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa de Rondonópolis-MT. Ainda no dia 15, das 13h às 17h, no auditório da Prefeitura Municipal, acontecerá o III Seminário da Pessoa Idosa, com a participação da juíza da Promotoria de Justiça de Rondonópolis, Joana Maria Bortoni Ninis; do delegado titular da Delegacia da Mulher, da criança, do adolescente e da pessoa idosa, Fernando Fleury da Mota; da presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa de Rondonópolis-MT, Marildes Ferreira; da Secretária de Promoção e Assistência Social, Fabiana Rizati Perez; e com a responsável pelo Pacto de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa no âmbito da UFR, professora Luciane Almeida Casarin. Ao longo do evento será discutido a “Função dos Órgãos Públicos diante da Violência Contra a Pessoa Idosa”, mesa coordenada por Noélia Gomes dos Santos e Silva.