UFR participa do Seminário Nacional Ciência é Dez em Brasília

Por Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber Publicado em: 21/06/2024 08:06 |

Entre os dias 11 e 13 de junho, a Universidade Federal de Rondonópolis – UFR participou do Seminário Nacional Ciência é Dez em Brasília, a convite da Diretoria de Educação a Distância da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Participaram do evento a coordenação geral da Universidade Aberta do Brasil – UAB na UFR, a professora Dra Ana Cristina Lobo Sousa, e o diretor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais – ICEN, o professor Dr. Róger Resmini. O seminário reuniu as Instituições Públicas de Ensino Superior – IPES ofertantes da especialização Ciência é 10 e as que irão realizar essa oferta em 2025, a partir de proposta submetida ao Edital CAPES/UAB nº 25/2023. Além de representantes da Capes, o evento contou com representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCTI, que apresentaram o Programa “Mais Ciência na Escola” (CHAMADA PÚBLICA CNPq/MCTI/FNDCT CONECTA E CAPACITA n° 13/2024). O Ciência é 10 é um curso de especialização para professores graduados que estejam ministrando aulas no ensino de Ciências no Ensino Fundamental II e, desta vez, também no Ensino Médio.

Na oportunidade, pôde-se conhecer sobre a experiência já alcançada na terceira edição da oferta do Ciência é 10, tirar dúvidas sobre a execução desta oferta em 2025 e apresentar propostas para unir essa especialização a distância e em rede com o Programa do MCTI, recém-lançado. Os próximos passos na UFR serão a seleção do coordenador do curso de especialização no ICEN, uma reunião para socializar os informes do seminário com os docentes interessados e a tutoria da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB, que se dispôs assessorar a UFR nessa oferta inicial via UAB. O Ciência é 10 será ofertado pelo ProgramaUABcom previsão deinício para março de 2025. A UFR manifestou adesão nesta oferta por meio do ICEN e aguarda o resultado final do Edital CAPES/UAB nº 25/2023 a ser publicado em 21 de junho próximo.