UFR participa do evento Transforme sua fazenda em uma máquina de produzir carne

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) participou como apoiadora da segunda edição do evento Transforme sua fazenda em uma máquina de produzir carne, iniciativa promovida ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 08/12/2021 17:12 | Última atualização: 08/12/2021 18:12

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) participou como apoiadora da segunda edição do evento Transforme sua fazenda em uma máquina de produzir carne, iniciativa promovida pela Aliança SIPA. O objetivo do evento foi reunir a universidade com técnicos, agricultores, pecuaristas e especialistas em produção animal e gestão a fim de discutir o futuro da produção de carne, bem como novas tecnologias de produção.

A cerimônia de abertura abordou a importância da difusão do conhecimento gerado nas universidades para a sociedade e a participação da iniciativa privada neste processo. A coordenadora de extensão da UFR, professora Ana Paola de Souza Lima, abriu o evento e salientou a importância do intercâmbio de conhecimentos entre os meios rural e urbano e a universidade. A professora ainda lembrou que é por meio de ações deste tipo que a UFR pode estabelecer um contato mais próximo com a sociedade, trazendo os conhecimentos aprendidos dentro das salas de aula para o mundo real e, em contrapartida, criando oportunidades para que os professores e discentes experimentem o conhecimento técnico produzido fora do âmbito acadêmico.

Além da professora Ana Paola, também participaram da abertura o vice-diretor da Aliança SIPA, professor Edicarlos Damacena de Souza (do curso de zootecnia da UFR); o diretor da Aliança SIPA, professor Paulo César de Faccio Carvalho (do curso de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS), o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR MT), Francisco Olavo Publiesi de Castro; e o presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT), Gutemberg Silveira.

A Aliança SIPA é uma iniciativa formada pela cooperação entre o Grupo de Pesquisa e Inovação em Sistemas Puros e Integrados de Produção Agropecuária (GPISI) da UFR, o Grupo de Pesquisa em Sistema Integrado de Produção Agropecuária (GPSIPA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e pelo Núcleo de Inovação em Tecnologia Agropecuária (NITA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Confira abaixo alguns registros fotográficos realizados por  Letícia Rosa Gasques: