UFR participa do 2º Encontro Técnico do Projeto PISA (Produção Integrada de Pastagens e Culturas Agrícolas)

Nesta quinta-feira (29) aconteceu o 2º Encontro Técnico do projeto PISA (Produção Integrada de Pastagens e Culturas Agrícolas), desenvolvido pela Aliança SIPA, por meio do ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 30/07/2021 19:07 | Última atualização: 30/07/2021 20:07

Nesta quinta-feira (29) aconteceu o 2º Encontro Técnico do projeto PISA (Produção Integrada de Pastagens e Culturas Agrícolas), desenvolvido pela Aliança SIPA, por meio do Grupo de Pesquisas e Inovação em Sistemas Puros e Integrados de Produção Agropecuária (GPISI) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) em parceria com o REM Mato Grosso (Programa Global REDD Early Movers), gerido pelo FUNBIO, e Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt).

O objetivo do encontro foi promover a capacitação de produtores rurais da região Centro-Oeste de forma a incentivar a aplicação das tecnologias desenvolvidas na pesquisa pelo projeto PISA. De acordo com os dados fornecidos pela empresa SomaField, estiveram presentes cerca de 30 agricultores/pecuaristas.

Esta segunda edição ocorreu na Fazenda Guarita que há 3 anos vem fornecendo áreas experimentais em apoio a pesquisa da UFR. Dessa vez, o foco do evento foi em Manejo de Excelência em Pastagens. As discussões iniciaram na sede da fazenda com as boas-vindas do professor Edicarlos Damacena de Souza e proprietário Joel Strobel, seguidas da caminhada ao experimento “Adubação de sistemas como alternativa para intensificação sustentável em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária no Cerrado”. Em campo, o professor Leandro Pereira Pacheco também pôde contribuir com a sua experiência e sanar dúvidas entre produtores.

A lição deixada nos encontros do projeto PISA, é que a partir de um SIPA bem planejado, além de ser possível produzir em solos frágeis (como visto no primeiro encontro), é econômico e ambientalmente viável remanejar a adubação da cultura da soja, beneficiando a sua produtividade, desempenho animal e custos de produção. Isso gerou um bom feedback entre os produtores rurais, o que faz o conhecimento sair da comunidade acadêmica e atingir a sua missão na prática, nas fazendas, onde a produção de alimentos acontece.

Confira abaixo alguns registros do evento realizados por José Luiz de Souza Junior (GPISI/UFR).