UFR participa de projeto de reconquista das altas coberturas vacinais

Por Thiago Cardassi Publicado em: 01/03/2023 10:03 | Última atualização: 01/03/2023 10:03

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) apoia e participa do projeto Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais (PRCV), que tem o objetivo de estabelecer uma rede de atuação e solidariedade de forma a ampliar as taxas de imunização no país. O projeto é uma iniciativa do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz), da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e do Programa Nacional de Imunizações (PNI), ligado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS).

Considerando que muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população, o PRCV promove a campanha nacional #VacinarParaNãoVoltar (VPNV) junto à entidades sociais e governamentais que desempenham papel decisivo no enfrentamento das baixas taxas de cobertura vacinal.

A Universidade Federal de Rondonópolis abraça essa causa e, por meio dos cursos da área de saúde, medicina e enfermagem, trabalhará projetos de pesquisa e extensão para levar informações pautadas em evidências para combater a hesitação vacinal, que vem crescendo nos últimos anos em todo mundo.

Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são alguns exemplos de doenças comuns no passado e que as novas gerações só ouvem falar em histórias. A vacinação protege a população, pois evita que doenças imunopreviníveis se espalhem. Entretanto, esta situação tem se modificado com a desinformação espalhada sem fundamentos científicos.

Com o intuito de sensibilizar a população e fortalecer as ações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da Atenção Primária de Saúde, foi criado o perfil @vacinarparanaovoltarufr no instagram para compartilhar dados e explicações a respeito das políticas de vacinação e esclarecer as principais dúvidas da população por meio de publicações informativas e referendadas por pesquisas de qualidade.

Para acessar o folder do projeto Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais, clique neste endereço. Para mais informações sobre o calendário nacional de vacinação e a disponibilidade de cobertura vacinal na rede pública, acesse o sítio eletrônico do Ministério da Saúde.