Inovação

UFR participa de pesquisa de Ranking de Universidades Empreendedoras

Por Thiago Cardassi Publicado em: 20/07/2023 17:07 |
Turmas da Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas (FACAP) lotaram o auditório do bloco A para participar da pesquisa nesta quarta-feira (19)

Estudantes da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) estão participando de uma pesquisa nacional para identificar as instituições de ensino superior que mais empreendem. O Ranking de Universidades Empreendedoras 2023 é organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). O objetivo da classificação é analisar o ecossistema das universidades a partir de suas práticas empreendedoras.

Esta é a primeira vez que a UFR participa desta seleção. O professor Fábio Nobuo Nishimura, diretor de empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico, explica que o bom posicionamento da universidade é importante porque promove a visibilidade da UFR, fortalece o eixo da política institucional de inovação e empreendedorismo e, com isso, o processo de implantação da cultura empreendedora na universidade.

O Ranking é estabelecido a cada dois anos, a partir da coleta e análise de dados provenientes de três fontes: pesquisa de percepção com discentes; informações autodeclaradas pelas universidades; e base de dados complementares. Neste processo são consideradas seis dimensões: cultura empreendedora, inovação, extensão, internacionalização, infraestrutura e capital financeiro.

Nesta etapa, a Secretaria de Inovação e Empreendedorismo (SIE) está reunindo os acadêmicos para aplicação da pesquisa de coleta de dados que avalia a percepção dos discentes. Docentes, coordenadores e diretores de institutos estão sendo mobilizados para incentivar os estudantes a participar.

Alunos do curso de Medicina respondem o questionário em uma sala de aula do bloco F
Mobilização também aconteceu no auditório do bloco D