Comunicado

UFR participa de pesquisa de avaliação de competências digitais de docentes

Por Thiago Cardassi Publicado em: 08/07/2022 15:07 | Última atualização: 08/07/2022 15:07

ATUALIZAÇÃO

A Gerência de Desenvolvimento de Carreira informa que o prazo para preenchimento da autoavaliação na Pesquisa de Avaliação de Competências Digitais dos Docentes do Ensino Superior Brasileiro foi ampliado até 1º de agosto de 2022.

O preenchimento do formulário, disponível por meio deste endereço eletrônico, possibilita que cada docente tenha a oportunidade de autoavaliar suas competências de forma pessoal, gratuita e totalmente anônima, e que cada instituição possa fazer um diagnóstico das competências dos seus docentes e, a partir dele, identificar estratégias de construção ou fortalecimento de determinadas competências.


A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, por meio da Diretoria de Programas Especiais, e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio da Gerência de Desenvolvimento de Carreira e da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas, firmaram parceria com a MetaRed para que os(as) docentes participem da Pesquisa de Avaliação de Competências Digitais dos Docentes do Ensino Superior Brasileiro, que tem como objetivo realizar um diagnóstico das competências digitais alcançadas pelos(as) docentes que atuam no nível superior.

O DigCompEdu é um instrumento para autoavaliação dessas competências e integra um projeto de Avaliação das Competências Digitais dos Professores do Ensino Superior inicialmente planejado pelo Joint Research Center (JRC) da Comissão Europeia, em colaboração com a MetaRed. O instrumento foi adaptado semântico-culturalmente pelo GT de Tecnologias Educacionais da MetaRed Brasil e parceiros para o ensino superior brasileiro.

O preenchimento do formulário possibilita que cada docente tenha a oportunidade de autoavaliar suas competências de forma pessoal, gratuita e totalmente anônima, e que cada instituição participante possa fazer um diagnóstico das competências dos seus docentes e, a partir dele, identificar estratégias de construção ou fortalecimento de determinadas competências.

O formulário ficará disponível para preenchimento pelos docentes até 1º de julho. Para saber mais sobre o questionário, os docentes podem acessar webinários passados da SEMESP ou mesmo inscrever-se para o próximo webinário.