Evento

UFR participa de ação de desenvolvimento sustentável neste sábado, na Praça Brasil

Por Thiago Cardassi Publicado em: 03/02/2023 20:02 | Última atualização: 03/02/2023 20:02

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio da Secretaria de Assuntos Comunitários (SAC), e em parceria com diversas entidades do município, participa do projeto Caminhão: Conhecendo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A programação é gratuita e a expectativa é de um público de cerca de oito mil pessoas.

A ação acontece neste sábado (4) e envolverá estudantes, professores, pesquisadores e personalidades locais na promoção de iniciativas de desenvolvimento sustentável em suas comunidades e regiões, além de criar debates e dinâmicas colaborativas para que pessoas e empresas adotem objetivos de desenvolvimento sustentável prioritários e boas práticas para suas rotinas.

Rondonópolis é uma das 13 cidades brasileiras que receberão o Caminhão, que divulgará os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A visita do veículo com mensagens ecológicas acontece na Praça Brasil das 10h até às 17h.

No local serão montadas 13 tendas, onde serão difundidos os desafios e as propostas dos 17 ODSs por meio de diversas práticas, oficinas de robótica, exposições, rodas de conversa, músicas, dicas de negócios, além da veiculação de vídeos, entre outras atividades voltadas à questão da sustentabilidade ambiental. A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) participará com a presença de estudantes e professores de diversos cursos, tais como as graduações em Ciências Biológicas, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola e Matemática.

A UFR será responsável pelas tendas dos objetivos 9 – Industria, inovação e infraestrutura, com o projeto de ensino de robótica para crianças na escola pública de Rondonópolis; tenda do objetivo 13 – Ação contra a mudança global do clima, com a apresentação do desenvolvimento de pesquisas que visam o combate à todas as formas de poluição e desenvolve ações para a redução dos riscos ecológicos; tenda do objetivo 14 – Vida na água, com a observação de microscópios e material didático para ilustrar os microrganismos patogênicos ou não na água de consumo humano e abordagem sobre doenças de veiculação hídrica. Finalmente, a professora Simoni Maria Loverde Oliveira, coordenadora do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFR irá apresentar às 11h, no palco principal, uma Palestra sobre conservação de nascentes. Confira a programação completa no sítio eletrônico do projeto.

Diversos entidades contribuíram para a realização da estrutura a ser exposta para visitação. “Integram o projeto as Secretarias Municipais de Educação, de Meio Ambiente, de Agricultura, de Trânsito, além de várias empresas, a exemplo da Rumo, do Sebrae, do Sesc, de cooperativas de reciclagem da cidade e da Universidade Federal de Rondonópolis, entre outros partícipes”, explica João Fernando Copetti Bohrer, assessor de análise ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em entrevista ao sítio eletrônico de notícias Agora MT.

Para mais informações, é possível entrar em contato com a Secretaria de Assuntos Comunitários (SAC) da UFR pelo contato sac@ufr.edu.br.