UFR participa de 1º Encontro Técnico do Projeto PISA (Produção Integrada de Pastagens e Culturas Agrícolas)

Na última segunda-feira (28) aconteceu o 1º Encontro Técnico do Projeto PISA (Produção Integrada de Pastagens e Culturas Agrícolas), organizado pela Aliança SIPA, por meio ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 02/07/2021 18:07 | Última atualização: 02/07/2021 18:07

Na última segunda-feira (28) aconteceu o 1º Encontro Técnico do Projeto PISA (Produção Integrada de Pastagens e Culturas Agrícolas), organizado pela Aliança SIPA, por meio do Grupo de Pesquisas e Inovação em Sistemas Puros e Integrados de Produção Agropecuária (GPISI) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) em parceria com o REM Mato Grosso (Programa Global REDD Early Movers), gerido pelo FUNBIO, e Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt). Ainda houve o apoio da empresa de consultoria Soma Field.

O objetivo do evento foi promover a interação entre agricultores/pecuaristas e a universidade, incentivando a aplicação das tecnologias de baixo carbono desenvolvidas pelo grupo GPISI. Nesse primeiro encontro estiveram presentes cerca de 20 agricultores/pecuaristas.

O foco das discussões deste primeiro encontro foi em Sistemas de Produção em Solos Frágeis, que teve início no Campus da UFR com as boas-vindas da Reitora, professora Analy Castilho Polizel de Souza, a qual representou o apoio institucional da universidade ao projeto.

Em seguida, os produtores conheceram o experimento instalado na área de pesquisa da UFR com culturas de cobertura consorciadas em diferentes níveis de diversidade, onde puderam sanar suas dúvidas e trocar experiências com os professores Edicarlos Damacena de Souza e Leandro Pereira Pacheco.

A última parada foi na Unidade de Excelência do IMAmt, onde do mesmo modo, conheceram o experimento PISA, que envolve rotação de culturas, cultivo do algodão e consórcio em diversidade em solos arenosos com entrada de animais. Além disso, o diretor do IMAmt, Álvaro Salles, os cedeu as boas-vindas na sede tecnológica do instituto e apresentou as principais pesquisas em desenvolvimento dentro dos laboratórios e suas inovações na agricultura de precisão.

No mês seguinte, haverá a segunda edição do Encontro Técnico, sendo esta, com foco em Manejo de Excelência em Pastagens. A ponte entre a pesquisa de sistemas de produção e a real aplicação desse conhecimento pelos produtores é muito importante para a intensificação sustentável da produção de alimentos, o que torna o papel da difusão técnica cada dia mais necessária. Confira abaixo alguns registros do evento realizados por José Luiz de Souza Junior (GPISI/UFR).