UFR oferta segunda licenciatura em História para professores da rede pública

Por Thiago Cardassi Publicado em: 25/01/2023 09:01 | Última atualização: 25/01/2023 09:01

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) torna pública a oferta de até 40 vagas para a turma de Segunda Licenciatura em História, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Professores(as) da rede pública interessados(as) na oferta devem se cadastrar, ou atualizar seus currículos já cadastrados, na Plataforma Capes de Educação Básica e se inscrever nos cursos ofertados até o dia 7 de fevereiro de 2023.

O curso de Segunda Licenciatura em História será ofertado no polo da cidade de Vila Rica – MT em formato híbrido (com atividades presenciais e a distância) e terá duração de 2 anos divididos em 4 semestres para o cumprimento de 1.200 horas. Para inscrever-se o candidato deve acessar a Plataforma Capes de Educação Básica, por meio deste endereço eletrônico, e seguir as instruções contidas no sítio eletrônico.

Após a fase de pré-inscrição, as Secretarias de Educação realizam a validação entre os dias 13 de fevereiro e 28 de março de 2023. O resultado preliminar dos aprovados está previsto para ser divulgado até o dia 14 de abril de 2023 com prazo recursal até 27 de abril de 2022 e resultado final até 12 de maio de 2023.

O PARFOR é uma ação da CAPES que visa contribuir para a adequação da formação inicial dos professores em serviço na rede pública de educação básica por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam e tem como objetivos: fomentar a oferta de cursos de licenciatura cujas propostas pedagógicas atendam às especificidades da formação inicial de professores em serviço; oferecer aos professores da rede pública de educação básica oportunidade de acesso à formação específica de nível superior em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam; estimular a aproximação entre a educação superior e a educação básica, tendo a escola onde o professor trabalha como espaço privilegiado de formação e de pesquisa.

Dúvidas em relação a quaisquer etapas poderão ser esclarecidas pela professora Ana Cristina Lobo Sousa por meio dos contatos ana.lobo@ufr.edu.br ou (66) 3410-4189. Segue abaixo para consulta e download o Manual do usuário para registro de interesse em formação para profissionais da educação: